Shopstreaming: conheça a tendência que vem ajudando pequenos negócios a aumentar as vendas

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas tiveram dificuldades de manter o seu negócio. Com isso, a primeira coisa que pensamos é: “o que posso fazer para manter o meu negócio aberto?”.

Algo que vem ganhando bastante espaço, durante os períodos de isolamento social, são as lives de diversos tipos, desde cantores fazendo shows de entretenimento a lives de missas. Além disso, existem ferramentas tecnológicas que facilitam que empreendedores obtenham alternativas para ampliar seus negócios e que estão ligadas às tendências dentro da pandemia.

Forte tendência

O shopstreaming surgiu na China e obteve um grande crescimento durante a pandemia. É um novo método de vendas on-line, em tempo real, interativas e envolventes, se baseando em vender através das lives.

Algumas das vantagens desse novo método: o cliente consegue interagir com a loja, ver o produto (com detalhes), tirar suas dúvidas, comprar e pagar, tudo na mesma tela, tornando a compra uma experiência única e que, como consequência, aumenta a quantidade de vendas, melhora o engajamento do público e se torna um grande diferencial para as lojas.

Entenda como esse método funciona na prática

De forma simples, o shopstreaming é um vídeo realizado em tempo real que mostra os produtos de uma determinada loja e incentiva os telespectadores a interagirem e comprarem o que está sendo mostrado.

No Brasil, por exemplo, marcas como Americanas, Riachuelo, ChilliBeans e Magazine Luiza já aderiram a esse novo formato de vendas. Como são empresas grandes, elas possuem mais recursos e realizam, em sua maioria, lives através de seus próprios aplicativos e canais do YouTube.

Porém, com a ajuda da tecnologia e da internet, micro e pequenos empreendedores podem realizar suas lives através de um smartphone, utilizando o Instagram, por exemplo, e assim realizar um shopstreaming.

Lives com atendimento ao cliente

Todos sabemos que as compras online cresceram muito ao longo desse último ano e que a maioria delas são realizadas sem contato nenhum com o vendedor/loja. Com o shopstreaming, ter a opção de realizar uma compra online e ainda poder contar com um atendimento imediato é um dos grandes diferenciais que o novo método possui.

Vendas online com sensação de vendas físicas

As vendas através de lives se tornam mais interessantes e atrativas quando possuem algo que vá além da exposição de produtos, como por exemplo, uma música de fundo. Enquanto se apresenta o produto, descreva sobre como foi produzido, quem o criou, dê dicas de como cuidar / usa. Tente sempre despertar no seu público a sensação que ele sentiria em uma compra física, resgatando uma emoção na hora da compra e, consequentemente, ajudando a vender mais.

Dicas de como iniciar com sucesso o shopstreaming no seu negócio

Utilize equipamentos com boa qualidade de imagem e de som - Para realizar uma live e obter um bom engajamento, um dos fatores relevantes é possuir equipamentos que tenham uma boa qualidade, tanto de imagem quanto de som, resultando no aumento do interesse pelo produto.

Procure pelo melhor ângulo - Outro fator que contribui para o interesse do telespectador para as lives é a questão dos ângulos que estão sendo utilizados. Pense que, para você mostrar detalhadamente um produto, é necessário que os clientes vejam todos os detalhes da melhor forma possível.

Tenha um roteiro - Ter um roteiro para garantir certa credibilidade no que se está falando e ajudar a conduzir uma live é fundamental.

Dê atenção à parte técnica - Um cenário que complementa as cores do produto, com objetos que fazem o público se sentir representado e uma iluminação adequada ao ambiente são fatores relevantes que ajudam a produzir uma live mais gostosa de assistir.

Busque o equilíbrio - Mesmo que o foco das lives seja a venda de produtos, lembre-se que o excesso de propagandas leva aos clientes um sentimento de desconforto. Dessa forma, balancear o entretenimento da live com a venda, de forma estratégica, se torna fundamental.

Clara Zanella Lima, graduanda em Administração, produto criado junto à disciplina de "Mercado e Consumidor", ministrada pela professora Renata Regueira.