Tendências de mercado: a importância de se adaptar às mudanças e necessidades dos consumidores

Uma atividade constante para qualquer empresa que deseja estar bem posicionada no mercado é buscar e acompanhar as tendências.

Tendências relacionadas às dinâmicas do mercado devem ser monitoradas pelos empreendedores e adaptadas aos seus respectivos negócios a fim de criar estratégias vencedoras. É necessário entender o comportamento do público-alvo de seu segmento, identificar suas necessidades, frustrações e desejos, para que se consiga atender a estes clientes de forma efetiva e encantá-los em uma relação mais profunda de pós-venda.

Com o surgimento da pandemia, o comportamento do consumidor mudou, indicando novas tendências para os empreendedores como, por exemplo, o home office, fazendo com que houvesse uma readequação de ambientes nas casas das pessoas. Restaurantes que incorporaram o delivery para se adaptar às novas formas de consumo. A importância da limpeza fez surgir novos produtos cada vez mais práticos pela necessidade de ambientes cada vez mais limpos. A preocupação com o bem-estar aponta para um complexo de oportunidades relacionadas à saúde e prevenção de doenças. Educação virtual é uma realidade e plataformas streaming são o caminho.

Diante desse cenário, os empreendedores devem definir os nichos do mercado que irão explorar, pensando sempre em personalizar suas ofertas de produtos / serviços, atendendo seus clientes em âmbito pessoal, funcional e emocional de modo a identificar e sanar suas dores.

Mais do que apenas vender, entender as mudanças no comportamento dos consumidores e se adaptar às suas necessidades são atitudes fundamentais para se manter relevante diante de seus clientes.

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).