Três dicas importantes para quem vai abrir um negócio

Empreender no atual cenário, complexo, volátil e ambíguo, exige criatividade, dedicação e, sobretudo, adaptação. O mundo pós-Covid-19 apresenta regras claras de sobrevivência para quem quer abrir ou manter um negócio. As rápidas transformações na forma de consumir produtos e serviços durante a pandemia apresentou um cenário extremamente desafiador para os empreendedores, exigindo criatividade, eficiência na tomada de decisão e liderança ao conduzir os negócios. Para muitos, esse cenário desafiador se apresentou como ameaça e para outros como oportunidade.

Diante disso, resolvemos listar três dicas importantes, ligadas à gestão e mercado, para quem deseja abrir um negócio.

1. O empreendedor precisa conhecer os seus clientes. Aqui falamos de conhecer profundamente os atributos que ele valoriza na hora da decisão da compra. São aspectos funcionais do seu produto ou serviço? Ou são aspectos emocionais ou sociais que fazem a diferença? Muitas empresas durante a pandemia, por exemplo, atrelaram sua marca a causas sociais e isso foi percebido, valorizado pelo mercado.

2. Após entender o que o seu cliente valoriza, é hora de personalizar a oferta. Mesmo que você já tenha um mercado consolidado, vale a pena monitorar as mudanças nos hábitos de consumo e personalizar a oferta. O que chamamos de proposta de valor decorre exatamente de entregarmos aos nossos clientes aquilo o que para eles é importante, relevante e o que atende seus anseios e necessidades.

3. O empreendedor precisa olhar para a operação do seu negócio. A ideia aqui é conciliar os anseios do cliente com uma estrutura de custos que permita a empresa operar com saúde financeira. Além disso, antes de iniciar um negócio, o empreendedor precisa conhecer tudo o que está envolvido em colocar seu produto no mercado: fornecedores, canais de comercialização e distribuição, as atividades-chave, os recursos principais, estrutura de custos e as parcerias que precisam ser estabelecidas para aumentar sua competitividade.

Acima de tudo, em tempos de complexidade, liderar pelo exemplo, abrindo espaço para cooperação dos funcionários é importante para a criação de uma cultura de participação e aprendizagem. A inovação vem da interação, da colaboração e de se ousar, testar, prototipar, criar soluções criativas que diferenciem a empresa no mercado.


*Artigo escrito pelos professores Rogério Nicolau e Renata Torquato.