Vale a pena investir em e-commerce para alavancar as suas vendas?

Geralmente quando me perguntavam se valia a pena investir em um canal de vendas na internet, a minha resposta muitas vezes era “depende”, sim depende dos objetivos do seu negócio, da sua capacidade de logística e principalmente do seu esforço em conquistar a confiança do cliente com políticas claras de entrega e um bom trabalho de pós-venda.

No mundo digital o ato da venda vai muito além do momento de compra, é preciso criar uma relação de confiança, pois o comprador muitas vezes compartilha a sua experiência com outros usuários, que levam em conta cada comentário, gerando assim uma influencia direta na tomada de decisão de compra.

Depois da pandemia, certamente a minha resposta mudou, sim, vale a pena investir no e-commerce, na verdade para quem tem um produto para vender, eu diria que é fundamental investir nos canais de vendas no mundo digital. Apenas em 2020 as vendas online aumentaram mais de 47% e essa tendência segue em alta em 2021.

O usuário que antes tinha uma certa desconfiança em comprar via internet, agora foi “obrigado” por conta da pandemia a realizar suas compras por meio do digital e pelo que os números estão mostrando, este novo usuário do comércio eletrônico, gostou da experiência e agora pretende continuar.

Uma outra tendência que ganhou espaço no mundo do comercio digital, foi o Market place, uma espécie de shopping center digital, onde portais destinados ao e-commerce, geralmente de grandes marcas do varejo, abrem espaços para que outras lojas realizem a venda de seus produtos no seu site.

Essa modalidade foi consolidada com o início da pandemia e trás muitas vantagens para os pequenos empreendedores. Com a parceria com grandes marcas do varejo e a utilização do Market place, o investimento do pequeno empreendedor em divulgar o seu produto é praticamente zero, neste caso os esforços estão concentrados em definir o produto e a entrega, tendo em vista que o canal de venda já tem grandes números de visitantes e uma marca conhecida do usuário.

Fica então a reflexão para você que está pensando em empreender e navegar na onda do digital e a sua variedade de opções de negócios. Antes de tudo, faça um estudo de mercado, entenda o que seus concorrentes estão fazendo, mas não esqueça de fazer a lição de casa e definir alguns pontos básicos como: qual o produto que será lançado?; existe demanda para esse produto?; e qual é o seu público alvo?

Definindo essas etapas, escolha a melhor opção de canal com o usuário, seja pelas redes sociais, página própria de e-commerce ou utilizando os canais de venda de grandes marcas. Depois disso, boa sorte e boas vendas.

Prof. Jeimes Alencar, coordenador do curso de Marketing da Universidade de Fortaleza e autor do livro "Marketing Digital: O efeito do conteúdo de mídia social e a popularidade das marcas no Facebook."