null Alunos do curso de Direito da Unifor participam de projeto que auxilia jovens e adultos na inserção ao mercado de trabalho

Sex, 19 Maio 2023 09:43

Alunos do curso de Direito da Unifor participam de projeto que auxilia jovens e adultos na inserção ao mercado de trabalho

Por meio do projeto, os alunos colaboraram na produção de uma cartilha com dicas para elaboração de currículo, entrevistas de emprego, uso de redes sociais e orientações sobre direito do trabalho


Os voluntários do projeto estiveram na Escola Municipal Prof. Francisco Mauricio de Mattos Dourado para levar aos alunos orientações sobre ingresso no mercado de trabalho (Foto: Ares Soares)
Os voluntários do projeto estiveram na Escola Municipal Prof. Francisco Mauricio de Mattos Dourado para levar aos alunos orientações sobre ingresso no mercado de trabalho (Foto: Ares Soares)

A crise financeira que assolou a economia brasileira nos anos de 2015 e 2016 e a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 foram responsáveis por um crescimento alarmante dos índices de desemprego no Brasil. No Ceará, no segundo trimestre de 2021, a taxa de desemprego alcançou a máxima da série histórica de 15,1% de cearenses sem ocupação. Desde então, o Estado vem apresentando uma diminuição no número de desempregados, consequência da retomada da economia. 

Entretanto, de acordo com a nova edição do Termômetro do Mercado de Trabalho (4º Trimestre/2022) publicada pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará, o desemprego ainda atinge 7,8% da população cearense. Além disso, segundo a pesquisa, no quarto trimestre do ano passado, o percentual de informais voltou a subir, alcançando a taxa de 53,3%.

Preocupado com esse cenário e motivado a contribuir com a reinserção profissional dos cearenses, em especial, os mais vulneráveis, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, por meio do Programa Cidadania Ativa (PCA), coordenado pelo professor Erick Cisne, idealizou o projeto “Direito do Trabalho para Todos”. A iniciativa, conduzida pela professora da graduação em Direito da Unifor Patrícia Moura e por alunos voluntários do curso, consiste em levar para os alunos da rede de educação pública orientações sobre ingresso no mercado de trabalho.


"Além do auxílio com elaboração de currículo e dicas de entrevista, nosso projeto vai além da conquista do trabalho, pois também confere ensinamentos de como permanecer no serviço, a partir de dicas sobre dúvidas rotineiras do ambiente do trabalho, como a questão do uso de celular no local de trabalho" - Patrícia Moura, docente do curso de Direito da Unifor.

Por meio do projeto, foi criada ainda a cartilha “Dicas para conquistar o mercado de trabalho” com dicas sobre a metodologia de elaboração de currículo, comportamento em entrevistas de emprego, uso de celular e redes sociais no ambiente laboral, além de orientações básicas de direito do trabalho, como os diversos tipos de contratos de trabalho e relações de emprego. A cartilha foi distribuída a jovens e adultos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em ações realizadas, nos dias 9 e 16 de maio,  na Escola Municipal Professor Francisco Mauricio de Mattos Dourado, localizada no bairro Edson Queiroz. Nas ocasiões, a professora e os discentes do curso de Direito apresentaram as dicas e orientações constantes na cartilha, e os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre formas de inserção no mercado de trabalho e questões jurídicas trabalhistas.

+ Confira aqui a cartilha “Dicas para conquistar o mercado de trabalho” 

Maria Delcilene Santos, 57 anos, está desempregada e, por isso, decidiu concluir os estudos com o objetivo de conseguir melhores oportunidades de trabalho. “Para melhorar de vida, tem que estudar mais e aprender mais coisas, né? Queria trabalhar como atendente, telefonista, secretária em uma empresa boa. Gostei das dicas para fazer currículo. Pode ajudar a gente a conseguir um emprego bom”, relata.


Clayver Carneiro deseja ser esportista, mas também gosta das áreas de Administração e Medicina (Foto: Ares Soares)

Para Clayver Carneiro, o que mais chamou a sua atenção foram os termos e condições do contrato de trabalho do jovem aprendiz e dos estagiários. “Esses conhecimentos me fizeram ficar mais interessado no mercado de trabalho e mais alerta sobre o contrato, que é preciso ler antes de assinar”, ressalta o jovem de 15 anos que sonha em seguir carreira nos esportes, mas também se interessa por Administração e Medicina.

Compartilhando conhecimentos

O projeto “Direito do Trabalho para Todos” é mais uma iniciativa da área de extensão da Unifor que propicia uma vivência extramuros da Universidade aos seus alunos. Além de contribuir para a formação acadêmica, a experiência é uma oportunidade para os jovens terem contato com outras realidades sociais e darem sua contribuição para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Esse projeto social auxilia alunos de escolas públicas a darem o primeiro passo para ingresso no mercado de trabalho. É muito gratificante ver que, voluntariamente, os alunos se prontificaram a doar seu tempo e conhecimento para ajudar aqueles que não possuem tantas oportunidades no meio profissional”, celebra a coordenadora do projeto, Patrícia Moura.


Ermesson de Freitas é um dos voluntários do projeto “Direito do Trabalho para Todos” do CCJ (Foto: Ares Soares)

Ermesson de Freitas, aluno do sétimo semestre do curso de Direito, conta que soube da iniciativa pelas rede sociais da Unifor, e, ao ver que era um projeto da área de direito do trabalho, se interessou em participar. “Achei muito interessante porque é um projeto que é muito do cotidiano da pessoa, do trabalhador, do estagiário, do jovem que está buscando emprego. Eu vi no projeto uma forma de eu ajudar repassando meus conhecimentos, para acrescentar alguma coisa na vida das pessoas”, destaca.

No primeiro encontro na Escola Municipal Professor Francisco Mauricio de Mattos Dourado, os discentes da Unifor apresentaram dicas para elaboração de currículo, sobre como se portar em entrevistas de emprego e contratos de trabalho e relações de emprego. Esse último tema foi abordado pelo aluno do 7º semestre da graduação em Direito, Ítalo Costa, que explicou as diferenças entre contrato de aprendizagem e contrato do estágio.


“É muito gratificante que a gente possa trazer essas informações e orientar como eles devem se comportar, o que são esses tipos de contrato, como funciona, o momento que começa, o momento que termina, de uma forma mais didática, de uma forma mais simples, para dar mais vontade de eles se inserirem no mercado de trabalho” - Ítalo Costa, discente do curso de Direito da Unifor

No segundo encontro, foi abordada a importância e os cuidados com as mídias sociais no ambiente de trabalho. Ao final, foi disponibilizado para os alunos um endereço de e-mail para o qual eles poderiam enviar dúvidas e solicitar ajuda na elaboração de currículo. Os voluntários do projeto poderão utilizar o laboratório de informática para elaborar os currículos, contribuindo, assim, em favor daqueles que necessitam de auxílio nessa fase preparatória em busca de um trabalho.

Além de Ermesson e Ítalo, participaram do projeto “Direito do Trabalho para Todos”, Ana Carolina Monteiro, Arthur Gama, Cineide Lima, Giovanna Benevides, Gustavo Albuquerque, Larissa Marques, Letícia Portugal, Renan Damasceno, todos estudantes da graduação em Direito da Unifor.