null Centro de Eventos do Ceará recebe 21ª Jornada Acadêmica de Odontologia

Centro de Eventos do Ceará recebe 21ª Jornada Acadêmica de Odontologia

Promovida pelo curso de Odontologia da Unifor, a tradicional JAO tem como objetivo apresentar trabalhos científicos.


Promovida pelo curso de Odontologia da Unifor, a tradicional JAO tem como objetivo apresentar trabalhos científicos.  Foto: Ares Soares/Unifor.
Promovida pelo curso de Odontologia da Unifor, a tradicional JAO tem como objetivo apresentar trabalhos científicos. Foto: Ares Soares/Unifor.

O curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza promove, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, a 21º edição da Jornada Acadêmica de Odontologia (JAO). Realizado desde 1998, pelos acadêmicos do curso com apoio da Coordenação do curso, o evento científico é tradicional no estado do Ceará. 

A abertura oficial acontecerá no dia 17 de outubro, às 19h, no auditório do Bloco H da Unifor. Na ocasião será entregue o Prêmio Chanceler Airton Queiroz, criado em 2016. A premiação agracia o melhor trabalhos da categoria Fórum Científico Acadêmico com passagens de ida e volta para participar da 36º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO), em São Paulo. 

Nos dias 18 e 19 de outubro o evento terá início às 8h, no Centro de Eventos do Ceará, com apresentação de trabalhos acadêmicos e profissionais. Neste ano foram registradas submissões de mais de 200 trabalhos, evidenciando o destaque da jornada no meio científico. 

O objetivo da Jornada é a apresentação de trabalhos feitos pelos acadêmicos, proporcionando um ganho de experiência e conhecimento, tanto para quem os apresenta, como para aqueles que assistem, bem como exposição de assuntos atuais de interesse dos alunos e profissionais da área, com palestras ministradas por diversos profissionais renomados e de diferentes especialidades odontológicas.

A programação inclui hands-on (cursos práticos) e aulas com palestrantes de todo o Brasil, como o Dr. Laureano Filho, que apresentará o tema “Alterações funcionais e estéticas em cirurgia ortognática” e Dr. Amilcar Freitas, especialista em prótese dentária com aperfeiçoamento em prótese fixa estética e prótese sobre implantes, que traz a temática “Odontologia estética adesiva: do clareamento aos laminados cerâmicos”, entre outros. 

A Jornada conta com uma presidente docente, professora Júlia Rosas, e um presidente discente, o aluno do 9º semestre, Lucas Nóbrega, além do vice-presidente discente, o aluno do 10º semestre, Antônio Silva Neto

A professora explica que nesta edição a JAO está mais inovadora. “Teremos uma palestra sobre investimento na profissão e gestão da profissão com Haroldo Guimarães, o que confirma a abrangência da jornada este ano. Além de oferecer cursos teóricos e práticos para enriquecer a vivência dos alunos e profissionais presentes”, ressalta. 

Segundo Lucas Nóbrega, presidente discente, o interesse da comunidade acadêmica em participar da jornada é notável. “A JAO é uma das maiores jornadas de odontologia do nordeste, esse ano além de trazermos palestrante de renomes de fora, temos a oportunidade de acolher os mais de 200 inscritos para a apresentação de trabalhos, acredito que vai ser uma jornada muito interessante”, afirma. 

Para o vice-presidente discente, Antônio Silva Neto, é essencial destacar as novidades da edição. “Teremos um espaço lounge para o relaxamento dos participantes, além de palestrantes que irão falar sobre como se apresentar em evento desse tipo, levando em conta a apresentação oral. Teremos também alguns patrocinadores novos, que irão levar novidades na área de odontologia”, conclui.