null Confira a programação do VII Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito

Confira a programação do VII Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito

A programação envolve conferências e palestras com professores, especialistas, mestres e doutores  


A professora do programa de pós-graduação da Universidade de Fortaleza Lilia Sales participará da palestra “Comunicação não violenta e as técnicas de gestão consensual de conflitos” (Foto: Ares Soares)
A professora do programa de pós-graduação da Universidade de Fortaleza Lilia Sales participará da palestra “Comunicação não violenta e as técnicas de gestão consensual de conflitos” (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá, nos dias 17 e 18 de outubro de 2022, o VII Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas realizada por meio dos Grupos de Pesquisa que dão nome ao evento. Nesta edição a programação será gratuita e aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa interessada na temática poderá participar. Ao fim de cada atividade será enviado um link de frequência para posterior certificação. 

A programação será virtual, de 8h às 20h30, na plataforma Google Meet, e contará como atividade complementar. Estão responsáveis pela organização do evento os docentes Aline Passos, Daniel Camurça, Lara Fernandes, Ana Cecília de Aguiar e Ikaro Ferreira com o auxílio do monitor Ikaro Grangeiro Ferreira

“O objetivo do evento é divulgar pesquisas e trabalhos realizados dentro e fora da Universidade com a temática dos Direitos Humanos, Justiça, Cidadania e da Ética. Com enfoque especial no Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito e do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos, que visa divulgar trabalhos voltados para compreensão da cidade e da ética por meio da análise de animações, filmes e seriados”, explica o professor Daniel Camurça. 

Segundo o professor, por meio da apresentação de trabalhos, estudantes e professores podem juntos construírem novos saberes e compreensões da realidade politica e jurídica, tanto brasileira quanto internacional, ao compreenderem as muitas faces dos direitos humanos em suas múltiplas vertentes e singularidades.

Conheça os palestrantes

  • Lilia Sales

Pós-doutora pela Universidade de Columbia no Programa de Visiting Scholar, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA) e pela Universidade de Columbia, pela Law School. Foi Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza de 2012 a 2021. Atualmente é professora titular da Unifor do Programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito Constitucional, professora do Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos, idealizadora e coordenadora, desde 2010, do Projeto "Jovens Líderes". 

  • Caio Andrade

Atualmente é conciliador judicial no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Fortaleza (CEJUSC/Fortaleza) e mestrando em Direito Constitucional Público e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É graduado em Direito pela Unifor e possui formação como Conciliador Judicial, certificado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (NUPEMEC/TJCE). Foi estagiário do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (NUPEMEC/TJCE), atuando como conciliador judicial. Foi monitor acadêmico durante a graduação, ministrando, sob orientação, a disciplina de Soluções Extrajudiciais de Conflitos.

  • Ikaro Ferreira

Graduando em Direito na Universidade de Fortaleza, monitor bolsista, membro do Grupo de Pesquisa Filosofia do Direito, mediador e conciliador em formação pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Segurança Digital pelo STF. 

  • Daniel Camurça Correia

Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Especialização em MBA - Gestão de Pessoas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (2018). Professor do Mestrado Profissional de Ensino de História. Professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (2013-CNPq/UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (2014-CNPq/UNIFOR). Avaliador Nacional e Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). 

  • Raquel Coelho de Freitas

Professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), em Portugal. Doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Brasil. Mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Harvard Law School (HLS), nos Estados Unidos. É especialista em Violência Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil. Graduada em Direito pela UFC. Atualmente, leciona Direito Constitucional e Direito da Criança e do Adolescente e Teoria da Cidadania e Seminários sobre Epistemologia sociojurídica, respectivamente, na graduação e pós-graduação da UFC. 

  • Amanda Muniz Oliveira

Advogada e professora Adjunta de Prática Penal e Processo Penal na Universidade Federal de Juiz Fora. Doutora em Direito Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Teoria e História do Direito pela mesma universidade. Membro da Italian Society for Law and Literature, da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL) e da Graphic Justice Research Alliance. Possui como temas de interesse: epistemologia jurídica; estudos jurídicos culturais; direito e literatura; crítica feminista do direito (justiça reprodutiva e feminismo marxista); teoria crítica da raça; história do direito; abolicionismo penal e criminologia crítica e cultural.

  • Fernanda Eduardo Olea do Rio Muniz

Doutoranda (USP/PROLAM-2019-2022). Mestra em Direito Constitucional (UNIFOR-2017). Especialista em Direito Internacional (UNIFOR-2014). Graduada em Direito (UNIFOR-2012). Advogada. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Internacionais - NEI/UNIFOR/FUNAG e do grupo de pesquisa sobre Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas na América Latina - REPJAL.

  • Anarda Pinheiro Araújo

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professora de graduação e pós-graduação em Direito. Delegada de Polícia Civil do Estado do Ceará. Instrutora da Academia de Segurança Pública do estado do Ceará. 

  • Edimilson Queiroz Pessoa Carvalho

Atualmente é Estagiário Cível no escritório Valença e Associados; monitor de Processo Civil da Universidade de Fortaleza; e coordenador geral do Grupo de Estudos Processuais (GEP) na temática do Processo Civil.

  • Elizabeth Alecrim Soares Coelho

Professora do curso de Direito da graduação e da pós-graduação da Universidade de Fortaleza; professora da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Ceará e de diversas instituições de ensino superior. Procuradora Jurídica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC/CE); doutoranda em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa; pesquisadora do Núcleo de Estudo internacionais (NEI), da Unifor; coordenadora do Grupo de Estudos Processuais - GEP, da Unifor; mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior do Ministério Público do Ceará; especialista em Direito Penal pela Unifor; palestrante e advogada militante; 1ª vice-presidente da Comissão de Estudos Políticos da OAB/CE; e sócia do Instituto Éxito de Empreendedorismo.

  • David Montezuma Mota Ribeiro

Estagiário na 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; e coordenador adjunto do Grupo de Estudos Processuais (GEP).

VII Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito

  • Conferência de abertura - A pesquisa científica como meio de garantia ao acesso à Justiça: uma experiência no Grupo de Estudos Processuais (GEP)

Ministrantes: Profa. Ms.  Elizabeth Alecrim Soares Coelho, Edimilson Queiroz Pessoa Carvalho e David Montezuma Mota Ribeiro
Horário: 8h às 9h30
Clique aqui para participar

  • Palestra: Colonialismo e os cursos de Direito no Brasil

Ministrante: Profa. Ms. Fernanda Eduardo Olea do Rio Muniz
Horário: 9h30 às 11h
Clique aqui para participar

  • Palestra: Indignação epistêmica

Ministrante: Profa. Dra. Raquel Coelho de Freitas com mediação de Ikaro Grangeiro Ferreira
Horário: 17h30 às 19h 
Clique aqui para participar 

  • Palestra: Delegado de Polícia: primeiro garantidor da legalidade e da justiça

Ministrante: Profa. Ms. Anarda Pinheiro Araújo
Horário: 19h às 20h30
Clique aqui para participar 

  • Palestra: Comunicação não violenta e as técnicas de gestão consensual de conflitos

Ministrantes: Caio Viana de Andrade e Profa. Dra. Lilia Maia de Morais Sales
Horário: 9h30 às 11h
Clique aqui para participa

  • Conferência de encerramento: Rupturas e permanências: O que o direito pode aprender com o rock?

Ministrante: Profa. Dra. Amanda Muniz Oliveira
Horário: 19h às 20h30
Clique aqui para participar