null Curso de Cinema e Audiovisual realiza 9º Encontrão de Cinema

Curso de Cinema e Audiovisual realiza 9º Encontrão de Cinema

Graduação da Universidade de Fortaleza recebe o diretor Diogo Leite para debate sobre o mercado audiovisual nesta sexta-feira, 18 de março

O cineasta paulista Diogo Leite venceu o Kikito de melhor direção no 47º Festival de Cinema de Gramado pelo filme Menino Pássaro (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 18 de março, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, recebe o premiado diretor Diogo Leite no 9º Encontrão de Cinema. O programa de debates, que reúne profissionais do mercado audiovisual para partilhar suas experiências profissionais com os alunos, acontece no auditório da Biblioteca Central, às 19h.

A programação conta com a exibição dos curtas-metragens "Menino Pássaro" (2018) e "Você Tem Olhos Tristes" (2020), seguida de bate-papo com Diogo, realizador dos curtas. Os filmes tratam do racismo e o papel da branquitude no contexto contemporâneo. A mediação do debate será feita por Max Eluard, professor do curso de Cinema e Audiovisual e coordenador da TV Unifor.

Sobre o convidado

Formado em jornalismo, o paulistano Diogo Leite é diretor, roteirista, produtor e realiza filmes desde 2011. Estudou cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ECLV), dramaturgia na SP Escola de Teatro e roteiro na Roteiraria. Em 2018 fundou a produtora de cinema Filmes de Mentira. Trabalhou como assistente de produção executiva nas produtoras Avoa Filmes e Tangerina Entretenimento.

Dirigiu o curta-metragem "Esse é o carnaval da superação" (2011), premiado no 11⁰ Festival Brasileiro Universitário (FBCU). Com "Menino Pássaro"(2018), foi premiado em diversos festivais: 47⁰ Festival de Gramado, na categoria de melhor direção; Festival de Guarnicê, melhor filme e direção; Curta Cinema, melhor filme júri jovem.

O curta "Você tem olhos tristes" (2020) também fez uma longa carreira vitoriosa no circuito de festivais: 48⁰ Festival de Gramado, vencedor dos prêmios de melhor ator e melhor montagem; 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Mostra de Cinema Negro de Belo Horizonte;  8º Festival de Cinema de Caruaru; entre outros.

Exibição de curtas-metragens

• Você Tem Olhos Tristes

Sinopse
Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.

Ficha Técnica
Elenco: Daniel Veiga, Carol Oliveira, Jean-Claude Bernardet, Giovanni Gallo, Gilda Nomacce, Larissa Ballarotti
Roteiro e Direção: Diogo Leite
Empresa Produtora: Filmes de Mentira
Produção Executiva: Andrea Lanzoni e Giselle Bossi
Direção de Produção: Thais Morresi
Diretor de Fotografia: Jéssika Montanha, DAFB
Direção de Arte: Henrique Pinto
Montagem: Ana Júlia Travia
Desenho de Som: Olívia Fiusa
Finalização de Imagem: Quanta Post

• Menino Pássaro

Sinopse
Gabriel se instala embaixo de uma árvore, em frente a um condomínio de um bairro nobre de São Paulo. Clarisse acompanha, com indignação, o tratamento dado a Gabriel pelos outros moradores. Clarisse sabe que estão errados, mas isso não é suficiente para movê-la de sua inércia.

Ficha Técnica
Elenco: Larissa Ballarotti, Magali Biff, Fabiano Araújo, Gustavo Vinagre, Jean-Claude Bernardet, Gilda Nomacce,
Roteiro e Direção: Diogo Leite
Empresa Produtora: Avoa Filmes