null Curso de Cinema e Audiovisual realiza II Encontro CineExperiência

Curso de Cinema e Audiovisual realiza II Encontro CineExperiência

Evento exibe produções dos alunos da Unifor e integra as comemorações de dez anos da graduação


Alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realizaram experiências práticas nas disciplinas CineExperiência (Foto: Thomaz Cavalcante)
Alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realizaram experiências práticas nas disciplinas CineExperiência (Foto: Thomaz Cavalcante)

Diálogos entre a arte e a cidade, a narração do mundo e a invenção do real. Estas provocações temáticas orientaram os processos criativos dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, que, durante o semestre 2018.1, desenvolveram conteúdos audiovisuais, nas disciplinas CineExperiência.

No próximo dia 17 de setembro, as produções serão exibidas no II Encontro CineExperiência, a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca da Unifor. O objetivo do evento é estimular o debate e a partilha de experiências entre alunos, professores e artistas, com o propósito de potencializar e expandir os processos de criação vivenciados no semestre passado.

Os estudantes experimentaram, por meio da arte do cinema, a sua relação individual com a cidade (Cine Experiência I); a Modernidade Líquida, conceito do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman, nas narrativas ficcionais (Cine Experiência II); e os elementos da natureza nas narrativas documentais (Cine Experiência III), sob a tutoria dos professores Marcelo Muller, Glauber Paiva Filho e Tiago Therrien, respectivamente.

As produções passaram por critério de seleção para comporem a programação do II Encontro Cine Experiência. “Os filmes foram escolhidos por apresentarem um experimento íntimo de linguagem, buscando estéticas autorais, onde trata sobre uma jornada de amadurecimento, no caso da CineExperiência III”, observa o professor Tiago Therrien. Segundo ele, os curtas demonstram a imersão e o comprometimento com a produção intelectual, acadêmica e cinematográfica dos alunos de Cinema e Audiovisual.

A professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso da Unifor, observa que o II Encontro CineExperiência constitui-se num espaço privilegiado de debates. “É o momento em que os alunos se expõem, apresentando suas criações, trocando ideias, partilhando experiências. A partir desse diálogo, novos processos são desencadeados, com outros parceiros. É um encontro estratégico para os nossos processos de formação” diz a professora.

As disciplinas CineExperiências integram a nova matriz do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, que desde agosto de 2017 reposicionou o curso, aproximando-o do campo das artes. As disciplinas são espaços privilegiados de produção, orientadas semestralmente por um dispositivo temático definido em debates com os alunos. “A formação para o campo audiovisual demanda espaços que favoreçam o ato criativo e a convivência democrática, considerando que é uma arte coletiva. As CineExperiências constituem esse espaço, que possibilita o exercício da capacidade criativa de nossos alunos”, acentua a coordenadora.

Realização pela experiência

Um dos curtas selecionados para a exibição no encontro é o “075”, produzido durante a disciplina de Cine Experiência I pela estudante Greta Moreira. A obra relata os processos de amadurecimento da autora na linha de ônibus “075 - Campus do Pici / Unifor”. Para ela, a experiência proporcionou, além da descoberta da paixão pela criação cinematográfica, uma espécie de “catarse emocional”. “Os curtas de ‘Cine I’ são bem pessoais, emocionais, onde a gente conta coisas relacionadas a nós, em uma perspectiva sentimental. Poder falar sobre essa história, contar o quão especial é a 075, é incrível. Eu tô muito feliz que outras pessoas vão poder compartilhar esse amor comigo”, ressalta a estudante.

“Laço Pixelado” foi a primeira experiência, como diretor, do estudante de Cinema Thomaz Cavalcante. O curta, realizado durante a disciplina de Cine Experiência II, conta a história de um relacionamento que, apesar de ter sido prazeroso por algum tempo, passa por um momento desgastante. “Nunca tinha dirigido nenhum curta antes. O principal desafio, além de terminar o filme, foi escutar a opinião de todos e tentar fazer o grupo trabalhar junto. Foi bacana e difícil ao mesmo tempo, tem coisas que eu não teria aprendido de outro jeito”, revela.

Já para Vitor Rennan, diretor, junto à Vitória Régia, de “Icarus”, curta realizado em Cine Experiência III, o processo foi compreendido, por meio de uma experiência profunda d’alma, como uma “cura”: “um reencontro comigo mesmo, minhas memórias, com o lugar que me criou, que me fez o que sou hoje. Revisitar esse passado me fez perceber, entender e amar. Esse filme me veio como um sonho, uma tradução das minhas fantasias, uma representação de minhas dores e alegrias e da minha necessidade de falar sobre o que há muito tempo estava guardado. E falei” - frisa.

Serviço

II Encontro Cine Experiência
Data: 17 de setembro de 2018
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor

Programação

“Além da Salina” (7’17'')
Sinopse: O autor, Pedro Ulee, lida com os conflitos e as contradições do Parque Ecológico  do Cocó, o seu lugar especial, em meio a uma jornada de autoconhecimento.
Direção: Pedro Ulee

“A(mar)” (3’32'')
Sinopse: Amor ao mar.
Direção: Karina Vitória

“Cidade de Histórias” (3’01”)
Sinopse: A cidade vive em nós, que vivemos na cidade. Mas, no fim, a cidade somos nós ou nós somos a cidade? O que resta da cidade se lhe tiramos as histórias?
Direção: Sarah Portela

“Dispersão” (2’52")
Sinopse: Com filmagem feita no Aeroporto Internacional de Fortaleza, é proposto uma narrativa de cronologia que se alterna em dois ambientes, interior e exterior, onde há um ritmo na montagem na tentativa de ordenar o caos do aeroporto em reforma.
Direção: Guilherme de Castro Peixoto

“075” (4’05'')
Sinopse: Um filme ensaio sobre os processos de crescimento e de amadurecimento da autora com a linha de ônibus 075 - Campus do Pici / Unifor.
Direção: Greta Moreira

“Saudade” (5’41'')
Sinopse: Relato que reflete, por meio da poesia, como lidar com a saudade e a dor da perda.
Direção: Ariel Nedehf

“Laço Pixelado” (10’10’)
Sinopse: Esther não aguenta mais como está seu relacionamento com Carol. Uma discussão acontece sobre os sentimentos de cada uma.
Direção e Roteiro: Thomaz Cavalcante
Produção: Matheus Costa
Assistente de produção: Isabelle Seabra
Fotografia: Alan Sousa e Eduardo Brasil
Edição: Thomaz Cavalcante
Direção de Arte: Isabelle Seabra
Captação de Som: Gustavo Bocuto e Raphael Marques
Maquiagem: Isabel Mapurunga
Efeitos Visuais: Bruno Richardson
Elenco: Bianca Dantas e Andressa Medina

“Messias” (17’48’’)
Sinopse: Malaquias é um padre de uma pequena congregação de conceitos conservadores. Ele passa a fazer sucesso nas mídias, graças aos seus jovens seguidores, entre eles, o seu seguidor mais fiel e radical, Gabriel. Com a crescente fama e a cega radicalização de seus fiéis, Malaquias acaba seguindo por um caminho mais obscuro.
Direção: Rodrigo Facundo
Roteiro: José Osmar
Produção: Rodrigo de Oliveira
Direção de Fotografia: Bruno Brasileiro
Edição: Rafael Luz, Rodrigo Facundo e Bruno Brasileiro
Direção de Arte: Rachel Bittencourt e Rodrigo de Oliveira
Captação de Som: Rachel Bittencourt
Elenco: Nonato Carvalho, Rodrigo de Oliveira, João Pedro, Chelsea Barreto e Lucas Martins
 

“Desaguar” (11’25’’)
Sinopse: Uma conversa entre duas mulheres, onde elas dividem memórias e discutem a relação entre fragilidade e sensibilidade.
Direção e Roteiro: Lara Frota
Produção: Larissa Perdigão
Fotografia: Alian Minerva e Clara Gomes
Montagem: Lara Frota
Assistente de Montagem: Rodger Lucas e Bruno Boanerges
Direção de Arte: Mairla Delfino
Captação de Som: Matheus Pinheiro
Microfonista: Bruno Boanerges
Edição de Som: Rodger Lucas
Trilha Musical: Alexandro Freitas e Alian Minerva
Elenco: Lara Frota e Clara Gomes

“Icarus” (12’59’’)
Sinopse: O retorno à cidade natal de um estudante de cinema gera conflitos íntimos. Seu passado afeta o presente. As reflexões o guiam para um caminho de redenção.
Direção: Vitor Rennan e Vitória Régia
Produção: Vitor Rennan e Ivna Montenegro
Fotografia: Vitória Régia
Montagem: Vitória Régia
Edição e Finalização: Breno Gomes
Assistentes de Produção: Isanelle Nascimento e Isaura Camelo
Direção de Arte: Vitor Rennan
Assistente de Arte: Gabriel Viggo
Som: Vitor Rennan e Vitória Régia
Trilha Musical: Alian Minerva, Joel Rocha, Pedro Dias e Felipe Saraiva
Elenco: Vitor Rennan, Rosana de Fátima, Maria das Graças, Rosimeire Figueiredo, Rosângela Figueiredo, Tamires Figueiredo, Erwesonn Etelvino, Ailce Etelvino, Nayanna Etelvino e Raimundo Etelvino