null Curso de Medicina promove Cerimônia do Interno 2022.1 no dia 13 de junho

Curso de Medicina promove Cerimônia do Interno 2022.1 no dia 13 de junho

Evento marca o início de uma nova etapa na vida acadêmica dos graduandos em Medicina da Universidade de Fortaleza


A ocasião simboliza o fim do ciclo de atividades dentro do campus e o início das atuações fora da Universidade (Foto: Ares Soares)
A ocasião simboliza o fim do ciclo de atividades dentro do campus e o início das atuações fora da Universidade (Foto: Ares Soares)

Realizada pelo curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a Cerimônia do Interno 2022.1 acontecerá no próximo dia 13 de junho, às 19h30. Marcando a entrada dos alunos no internato, o evento ocorrerá no Teatro Celina de Queiroz e contará com a presença de familiares e amigos dos estudantes para celebrar esta nova etapa em suas carreiras.

Tida como um dos principais “divisores de águas” na vida acadêmica e profissional dos discentes de medicina, a Cerimônia do Interno indica o início dos dois últimos anos da graduação. Da mesma forma, aponta ainda à linha de largada para oportunidades de estágio curricular em instituições de saúde fora da Universidade.

“O internato é o momento de maior prática em serviço que os estudantes têm. Estagiam nas mais diferentes unidades de saúde, pondo em prática o que aprenderam até então, acompanhando os pacientes junto às equipes multiprofissionais. Antes desse período, eles estão dentro do campus, inseridos nos módulos junto aos professores e preparando a base de aprendizado básico e clínico para o início desse momento”, explica Diego Maia, professor do curso de Medicina da Unifor e organizador do evento.

A conquista de vivenciar experiências com equipes de trabalho profissional chega aos alunos após quatro anos de conhecimentos adquiridos em salas de aula, laboratórios e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Depois de ingressarem no internato, os estudantes terão maior autonomia, porém, seguirão exercendo suas práticas de forma supervisionada e avaliativa.

No semestre de 2022.1, cerca de 100 discentes decidiram participar da Cerimônia do Interno. Entre eles está Beatriz Andrade, estudante do oitavo semestre do curso. “A cerimônia significa o momento mais aguardado do curso. O início de um novo ciclo, repleto de novos aprendizados, de crescimento exponencial e consolidação da teoria na prática. Espero conseguir aplicar os aprendizados adquiridos, ampliar minha rede de contatos, conhecer novos serviços e desenvolver novas habilidades de trabalho em grupo”, comenta Beatriz sobre as expectativas para a vida acadêmica a partir de agora e o significado da cerimônia para ela.

Serviço

Cerimônia do Interno 2022.1
Data: 13 de junho
Local: Teatro Celina de Queiroz
Hora: 19h30