null Dia T: cursos de tecnologia apresentam projetos desenvolvidos no semestre

Dia T: cursos de tecnologia apresentam projetos desenvolvidos no semestre

Aberto ao público, o evento acontece no dia 3 de junho, no hall do Bloco D, das 8h às 12h 


Entre os projetos expostos serão contempladas as áreas de robótica, construção civil, fontes alternativas de energia, sistemas inteligentes e mais (Foto: Ares Soares)
Entre os projetos expostos serão contempladas as áreas de robótica, construção civil, fontes alternativas de energia, sistemas inteligentes e mais (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências da Tecnologia (CCT) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza no dia 3 de junho, de 8h às 12h, no hall do Bloco D, a 12º edição do “Dia T”. O evento visa apresentar, para a comunidade acadêmica e o público em geral, trabalhos inovadores desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre. Além disso, visa divulgar os cursos, bem como os laboratórios e ações de extensão que fazem parte do CCT. 

A mostra tecnológica reúne diversos projetos que englobam inovação tecnológica, sustentabilidade e transdisciplinaridade, a fim de alinhar teoria e prática e promover a integração entre os cursos. A integração também se dá entre a comunidade acadêmica e os estudantes do Ensino Médio, ajudando, inclusive, a definir futuras carreiras. 

Dessa forma, serão apresentadas a prática e as tecnologias dos cursos do CCT, que incluem as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Computação, Produção,  Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo e as graduações tecnológicas Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Energias Renováveis

“É um momento muito rico de troca de saberes entre os alunos e professores com os alunos do Ensino Médio. Aqui, eles irão tirar todas as dúvidas sobre essas profissões possibilitando que façam escolhas mais sábias”, defende o diretor do CCT, professor Jackson Sávio. 


O “Dia T” promove semestralmente integração entre os professores e alunos dos cursos de tecnologia (Foto: Ares Soares) 

Além disso, dentre os projetos expostos, serão contempladas as áreas de robótica, materiais alternativos para construção civil, fontes alternativas de energia, sistemas inteligentes, projetos de edificações sustentáveis e outros trabalhos que conectam o ensino desenvolvido na Universidade com a tecnologia utilizada no mercado de trabalho.

Cientistas do Futuro 

Sobre as novidades desta edição, o professor Jackson destaca os trabalhos extensionistas desenvolvidos pelo Centro e a Universidade que visam aproximar os cursos da comunidade: “Estamos desenvolvendo um projeto que vai ajudar grupos de rendeiras a melhorar a qualidade do seu trabalho no âmbito de novas estratégias empresariais”. Outro destaque, pontua, é o projeto “Cientistas do Futuro”, parte da disciplina Metodologia Científica, em que os alunos da Unifor visitam escolas de Ensino Fundamental e Médio, dando noções de como a ciência pode fazer parte do dia a dia. 

“Os alunos da manhã abordam temas cotidianos, como uso do plástico, até como referenciar trabalhos científicos mais elaborados. Essas orientações se dão a partir de jogos de tabuleiros que os alunos desenvolvem. Já os alunos da noite desenvolvem podcasts, que depois são disponibilizados, e que abordam essas problemáticas”, detalha. A atividade busca compartilhar os saberes construídos dentro da Universidade com a comunidade, assim como atender um problema social, prática extracurricular desenvolvida em todos os cursos da Unifor.

Processo seletivo 2022.2

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o processo seletivo 2022.2. Disponível nas seguintes modalidades: vestibular presencial, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de processos seletivos anteriores da Unifor, transferência e segunda graduação. Estarão em oferta cursos de bacharelado e graduação tecnológica. Inscreva-se aqui em nosso processo seletivo. 

SERVIÇO 
Dia T 
Data: 3 de junho de 2022, sexta-feira
Horário: 8h às 12h
Local: Hall do Bloco D
Aberto ao público
Mais informações: (85) 3477.3261