null Embarque no Expresso 22 e conheça tudo que a Unifor tem a oferecer

Embarque no Expresso 22 e conheça tudo que a Unifor tem a oferecer

Projeto é voltado para estudantes do Ensino Médio e ajuda a fortalecer o papel da Unifor como fomentadora de conhecimento.


Segunda edição do evento acontece presencialmente e mostrará aos futuros alunos as vivências e oportunidades acadêmicas da Unifor (Foto: Divulgação)
Segunda edição do evento acontece presencialmente e mostrará aos futuros alunos as vivências e oportunidades acadêmicas da Unifor (Foto: Divulgação)

Para muitos, o início da trajetória acadêmica é uma viagem, por vezes, turbulenta. Escolher o curso e a instituição de Ensino Superior é algo que pode gerar muitas dúvidas. Assim, com o objetivo de auxiliar os alunos nessa decisão, e aproximá-los do ambiente universitário, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, anuncia o Expresso 22, projeto de integração que acontece todos os sábados do mês de setembro deste ano. 

Idealizada pela Vice-Reitoria de Ensino da Unifor, a iniciativa visa facilitar o ingresso do estudante no espaço universitário, para que ele descubra, antes mesmo de entrar na graduação, as diversas possibilidades que o ambiente acadêmico oferece. O projeto teve a sua primeira edição em 2021, de forma remota, e trouxe rodas de conversas sobre escolha profissional, palestras sobre grandes desafios globais e oficinas voltadas para as mais diversas áreas de atuação.

Inscreva-se

Nesta edição, que acontece presencialmente, cada Centro de Ciências (Comunicação e Gestão, Saúde, Jurídicas, Tecnológicas) da instituição ficará responsável por um dia de evento. Para a Unifor, o sucesso profissional é resultado de muito engajamento e afinidade com a área de estudo escolhida pelo aluno, e isso deve ser construído desde o início da vida acadêmica. 

Dessa forma, quem embarca no Expresso 22 pode conhecer as maravilhas do campus mais lindo e desfrutar de uma viagem repleta de conhecimento científico, socioeconômico e cultural. 

Uma edição de sucesso

Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito da Unifor, relembra que a primeira edição do projeto foi um sucesso. “Tivemos uma ampla adesão e, a partir dos depoimentos dos participantes, verificamos um perfeito alinhamento entre as atividades propostas e a expectativa do público”, pontua a docente. 

A professora conta que, após as visitas ao campus, os alunos se mostraram surpresos com a estrutura que a Universidade dispõe, e demonstraram encantamento não apenas com a ciência jurídica, mas também com a instituição em si, a excelência acadêmica e a empatia do corpo discente e docente. 
Para este ano, Juliana pontua que o Centro de Ciências Jurídicas está com uma grande expectativa de ampliação do público interessado no universo jurídico, e que os professores e coordenadores estão preparando atividades que permitam aos interessados se perceberem enquanto um profissional do Direito, e vislumbre as múltiplas possibilidades de atuação que a área possui.


Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito da Unifor (Foto: Ares Soares)

“[O Expresso 22] revela a preocupação institucional com aqueles que pretendem ingressar no ensino superior, uma vez que primamos pela excelência do profissional graduado na Universidade de Fortaleza. Assim, partindo do pressuposto de que a escolha consciente de uma dada profissão é de fundamental importância para o seu exercício qualificado, procuramos viabilizar pequenas experiências, para que os interessados possam se perceber no exercício da profissão”, finaliza Mamede.

O estudante como protagonista de sua própria história

Um dos maquinistas da segunda edição do projeto são os cursos de gestão e comunicação, que também estão planejando uma edição repleta de novidades. De acordo com Gleiva Rios, docente das graduações em gestão, no Expresso 22 os estudantes poderão trabalhar, por meio de oficinas, as competências de cada curso, potencializando, assim, seu desenvolvimento criativo.

Para a professora, a iniciativa ajuda a fortalecer o papel da Unifor como fomentadora de conhecimento, e reforça que, no campus, o estudante pode ser o protagonista da sua própria história. “A experiência será por meio de oficinas práticas, aplicadas e curtas, para que seja possível uma visão do curso além dos estereótipos que são criados na sociedade”, pontua Rios.


Gleiva Rios, docente das graduações em gestão (Foto: Ares Soares)

Os interessados nas áreas de comunicação e gestão poderão participar de oficinas de Inovação e Negócios Criativos, Direção de Arte e “ser” repórter por uma manhã. Eles também poderão experienciar uma produção cinematográfica, se inscrever em oficinas de figurino e ciclo produtivo de moda, marketing digital e novas tecnologias, além de analisar cenários econômicos e perspectivas.

“Projetos como esse são fundamentais para que a sociedade e os estudantes de ensino médio, interessados em ingressar na universidade, entendam que a educação é para sempre. Além disso, essa iniciativa possibilita que esses alunos experienciem o “ser universitário”, e, a partir daí, possam fazer a escolha que mais lhe agrada e tem relação com sua competência, com sua vocação e com o seu desejo de carreira”, enfatiza a docente.

Mostrar o que a Unifor tem de melhor

Em 2021, os cursos de saúde tiveram uma alta adesão de alunos em diversas atividades do projeto. Hermes Fernandes, assessor da direção do Centro de Ciências da Saúde, afirma que a expectativa para a segunda edição é que o aluno encontre, nas atividades propostas, a confirmação do desejo em ser um profissional da área e que estude conosco, na melhor.

Segundo o assessor, no Expresso 22 os alunos interessados nas áreas de saúde poderão conhecer os laboratórios e clínicas modernas da instituição, e terão contato com professores e alunos, que os ajudarão a melhor compreender os espaços e cursos do campo da saúde. Essas trocas, como pontua Fernandes, são capazes de despertar nos estudantes interesses por áreas de conhecimento antes não pensadas.

Para estimular ainda mais os visitantes, Hermes revela que serão abordados temas relevantes e de interesse para todo futuro profissional que deseja trabalhar na saúde, como neurociências, suporte básico de vida e cuidados com a pele. Ademais, avaliação física, alimentação saudável, desenvolvimento de produtos inovadores para saúde e cuidados com os pets também serão apresentados aos participantes.

Fernandes ressalta que iniciativas como essa são oportunidades únicas para os alunos de ensino médio que estão a ponto de prestar vestibular, ou participar de um processo seletivo para a escolha de sua profissão. “Os estudantes terão a oportunidade de questionar, esclarecer e vivenciar experiências voltadas para as profissões da saúde, ou seja, eles podem ampliar seus conhecimentos sobre a atuação profissional do curso desejado, ou se encantar por outras áreas”, assegura.

Aos viajantes que desejam se aventurar pelo campo das exatas, o professor Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor, explica que, na segunda edição do projeto, os alunos também poderão participar de imersões práticas em laboratórios. Além disso, experiências e explanações dos professores sobre o mercado de trabalho na área tecnológica também estão no roteiro do Expresso 22.

Estude na Universidade de Fortaleza em 2022.2

Que tal ter aproveitar oportunidades incríveis como o Expresso 22? A Unifor tem o curso certo para você! Confira aqui todas as informações e garanta sua vaga.