null Estudantes de Moda da Unifor são aprovados no Concurso dos Novos do DFB Festival

Ter, 11 Abril 2023 10:58

Estudantes de Moda da Unifor são aprovados no Concurso dos Novos do DFB Festival

Estudantes se destacam com a coleção “Oceano de Plástico”. Instituições de ensino de todo o Brasil participaram do concurso


Croqui da coleção “Oceano de Plástico”, apresentado na seletivo do Concurso dos Novos do DFB Festival (Foto: Divulgação)
Croqui da coleção “Oceano de Plástico”, apresentado na seletivo do Concurso dos Novos do DFB Festival (Foto: Divulgação)

Os cursos de Moda (tecnólogo e bacharelado) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, irão participar da edição 2023 do “Concurso dos Novos”, voltado para jovens profissionais e estudantes do universo fashion, realizado pelo DFB Festival, maior encontro de moda autoral da América Latina. 

Os estudantes Bianca Félix, Júlia Auto, Lohana Neves, Thayná Fernandes, Rene Carvalho e Rian Gabriel irão representar a Unifor com coleção “Oceano de Plástico”, composta por oito looks. Eles estão entre as oito instituições finalistas que irão enfrentar a próxima etapa: apresentar a coleção na passarela do DFB para uma banca de juradores. 

O tema geral deste ano do Concurso gira em torno dos problemas ambientes enfrentados em todo o mundo.  A coleção fala sobre como a poluição dos mares e como o aquecimento global está interferindo e impactando a relação entre a gente, seres humanos, e o mar, algo super relevante para a sobrevivência humana”, adianta Lohana Neves.

Conforme explica a estudante, o tingimento em azul das peças foi feito manualmente e representa o mar limpo que existia muito antes dos humanos. “A gente mostra, no look enviado para o DFB que nos selecionou para a competição, os impactos do homem na natureza e como isso causa o embranquecimento dos mares. A partir daí a coleção segue mostrando como era o mar; como o mar está; e uma esperança desesperançosa do oceano, a ideia de que se a gente mudar agora dá tempo reverter alguma coisa”, conta. 

Além do azul, característico do mar, as peças também trazem o branco que, regra geral, representa pureza, mas, no mar, representa, segundo a estudante, algo fraco e a morte. “A gente começa com um azul mais forte, vai embranquecendo a partir de degradê e tudo isso é amarrado no fim”, explica. Um dos maiores poluidores dos mares, o plástico também está presente nas peças que serão apresentadas no concurso, por meio de trançados no algodão. Outro poluidor, as linhas de pescas também estão presentes e ganham novo significado, mais artístico, mais belo

Agora, os estudantes seguem em produção dos outros sete looks que serão apresentados na passarela do DFB Festival. O evento ainda não tem data para acontecer.