ter, 19 dezembro 2023 18:18
Inspirada por Muhammad Yunus, Unifor lança disciplina sobre empreendedorismo social
Premiado com o Nobel da Paz, o economista bengali é defensor de uma economia mais justa e sustentável
A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - vai ofertar para todos os alunos de cursos de graduação, uma nova disciplina institucional. Além de Libras, Responsabilidade Social e Ambiental e Voz e Oratória, a Unifor passa a ofertar, já no semestre 2024.1, a disciplina optativa Empreendedorismo Social. A idealização da disciplina é consequência da parceria firmada entre a Universidade e a Yunus Social Business Brazil, presidida pelo economista Muhammad Yunus, que ministrou palestra no encerramento do Mundo Unifor, realizado no último dia 20 de outubro.
“No atual panorama da educação superior, especialmente no curso de Administração, torna-se imperativo incorporar disciplinas que não apenas ampliem a compreensão teórica dos estudantes, mas também os preparem para enfrentar e solucionar desafios reais da sociedade contemporânea. Neste contexto, a inserção da disciplina de Empreendedorismo Social no currículo do curso de Administração da Universidade de Fortaleza emerge como uma iniciativa estratégica e inovadora, alinhando-se às necessidades de um mercado cada vez mais voltado para a responsabilidade social e a sustentabilidade”, ressalta o professor Josimar Costa, coordenador das graduações em Administração e Negócios da Unifor e um dos docentes que colaborou com a elaboração do programa da disciplina.
Segundo Josimar, essa iniciativa não é um movimento isolado. A nova matéria complementa a já existente disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental, refletindo um esforço consciente da Instituição para fornecer uma educação holística, em que os alunos possam não apenas aprender sobre os aspectos teóricos da responsabilidade empresarial, mas também aplicar esses conhecimentos em situações práticas, beneficiando comunidades locais e fomentando um ecossistema de negócios socialmente responsáveis.
Por meio de uma abordagem teórico-prática, o programa vai discutir o universo do empreendedorismo social, ferramentas para impacto social, avaliação de impacto social e criação de negócio social. A abordagem prática está centrada na realização de um hackathon de negócios sociais. Mais do que uma oportunidade de aplicação dos conceitos aprendidos, o evento possibilita que os alunos vivenciem a realidade do empreendedorismo social, desenvolvendo soluções inovadoras que poderão, posteriormente, ser implementadas em parceria com os microempreendedores assistidos pela disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental.
A ementa da disciplina foi elaborada em colaboração com o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) e com o Hub de Inovação da Unifor, assegurando uma fusão de expertises diversas, além de uma rica experiência em organização de eventos voltados para o empreendedorismo social. Adicionalmente, realizou-se um benchmarking de iniciativas globais renomadas, como ASHOKA, Yunus Negócios Sociais e a Universidade de Quebec, além das práticas de inovação social do MIT, adaptando as melhores práticas dessas instituições ao contexto regional de Fortaleza e do Nordeste do Brasil.
Nas aulas serão debatidos conceitos propostos por Yunus, reconhecido internacionalmente por seu sistema revolucionário de microcrédito que auxiliou milhões a saírem da pobreza. O economista bengali desafiou o sistema bancário tradicional, provando que os pobres são dignos de confiança e capazes de gerar desenvolvimento sustentável, comprovando que o microcrédito é mais do que apenas um empréstimo: é uma forma de confiar nos mais vulneráveis e dar-lhes a oportunidade de se empoderar e transformar suas vidas, como ele mesmo defende.
Objetivos
Inicialmente a disciplina de Empreendedorismo Social será ofertada na grade curricular dos cursos de graduação presencial, mas, em breve, estará disponível também para os alunos das graduações a distância (EAD). Com carga horária total de 72 horas, sendo 36 horas de extensão, a disciplina tem como objetivos capacitar o aluno para:
- Explicar o desenvolvimento do empreendedorismo social por meio da identificação dos principais conceitos, dos atores e das estruturas no ecossistema de negócios sociais;
- Mapear estratégias eficazes e desafios comuns enfrentados por negócios sociais no contexto local;
- Apresentar postura crítica e reflexiva sobre oportunidades e desafios do empreendedorismo social com ênfase no pensamento inovador e na empatia social;
- Identificar ferramentas e técnicas adequadas ao desenvolvimento de negócios sociais;
- Aplicar técnicas de planejamento e design para o desenvolvimento de soluções de problemas sociais identificados no contexto local;
- Respeitar a diversidade de pensamento e de perspectivas, com vistas à inovação em soluções para negócios sociais;
- Descrever os elementos de um relatório de impacto, com ênfase na tese de impacto e nos indicadores sociais e ambientais para mensuração de alcance e resultados;
- Selecionar métodos adequados para avaliação de impacto em projetos ou negócios sociais de acordo com a natureza do projeto ou negócios;
- Ser criterioso na escolha do método e no manejo de dados para comunicação de impacto social de acordo com os preceitos do compliance social;
- Explicar os elementos, as etapas e os processos para a criação de negócios sociais sustentáveis;
- Desenvolver protótipos de negócio social, desde a concepção da ideia até a estratégia de captação de investimentos;
- Ser agente promotor da inovação, da criatividade e da resiliência nos processos de desenvolvimento de negócios sociais.
Por um mundo mais justo e sustentável
Na visita do economista bengali em outubro, Muhammad Yunus e Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, assinaram um protocolo de intenções e uniram-se em compromisso para fortalecer a educação, cultura e empreendedorismo social no Ceará. Com a assinatura, a instituição e a entidade dão um passo significativo em direção à realização de uma visão compartilhada de um mundo mais inclusivo e sustentável.
O documento prevê que ambas as partes estejam empenhadas em desenvolver políticas de boas práticas para atingir causas defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): zero pobreza, zero desemprego e zero emissão de carbono.
O protocolo engloba estratégias direcionadas para o apoio a empreendedores sociais e microempresários, buscando ativamente a redução da pobreza. Há ainda compromisso em fomentar a educação de alta qualidade e garantir o acesso equitativo à cultura, como mecanismos para empoderar comunidades e diminuir desigualdades. A parceria também prioriza a luta contra o desemprego, investindo no desenvolvimento de habilidades e na criação de oportunidades de trabalho digno, sem esquecer a crucial missão de mitigar as emissões de carbono e promover uma economia mais verde.