null Instrumentais Cirúrgicos são tema de curso de férias gratuito da graduação em Enfermagem

As professoras Débora Guerra (esq) e Adna Braquehais foram agraciadas, em 2016, com o 1º lugar na 14ª edição da Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Esterilização (Foto: Ares Soares/Arquivo)

No período de 25 a 29 de janeiro, a graduação em Enfermagem da Unifor oferecerá um curso gratuito no período de férias que irá abordar o tema "Instrumentais cirúrgicos: cuidados de enfermagem do preparo ao uso", com carga horária de 20 h/a.

As facilitadoras serão as professoras Adna Braquehais e Débora Guerra.

As aulas serão ministradas de 7h30 às 11h10 virtualmente pelo Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link abaixo. Alunos de qualquer instituição de ensino podem participar.

Sobre as facilitadoras

A professora Adna Ribeiro Braquehais possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é docente do curso de Enfermagem Unifor e enfermeira do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), atuando em um dos locais utilizados como UTI para pacientes com Covid-19.

A professora Débora Rodrigues Guerra Probo possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Cuidados Clínicos Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Professora do curso de Enfermagem da Unifor, é enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), lotada no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

Docentes premiadas

Em 2016, o artigo “Metodologias ativas no ensino sobre técnicas assépticas: influência na segurança cirúrgica”, desenvolvido por professores do curso de Enfermagem da Unifor foi contemplado com o 1º lugar na 14ª edição da Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Esterilização, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem.

Elaborado pelos docentes Jailson de Castro Almeida, Adna Ribeiro Braquehais, Débora Rodrigues Guerra, Diva Teixeira e Patrice Vale Falcão, o estudo teve como principal intuito contribuir no uso de Metodologias Ativas para a disciplina de Biossegurança e Controle de Infecções, uma das áreas que mais contribui para a formação diferenciada dos estudantes, pela alta qualidade exigida no mercado.

Estude Enfermagem na Unifor

Criado junto com a Unifor, o curso de Enfermagem conta com estrutura curricular pautada na inclusão de metodologias educacionais inovadoras a privilegiar a reflexão crítica, o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao exercício da profissão. Para isso, você é estimulado desde os primeiros semestres nos campos de prática.

Como aluno de Enfermagem, você estará inserido em um ensino em consonância com as tendências que envolvem a profissão. O curso conta com professores qualificados, mestres e doutores de vasta experiência na docência e assistência à saúde, diversificados campos de estágio disponíveis para a prática do aluno em ambientes de trabalhos reais e estrutura dotada de modernos e equipados laboratórios, com destaque para simulação de ações de enfermagem através de manequins de última geração.

Estude na melhor instituição particular do Norte e Nordeste: estude na Unifor. Inscreva-se para o semestre 2021.1 em https://www.unifor.br/estudenaunifor

Curso Instrumentais cirúrgicos: cuidados de enfermagem do preparo ao uso
Período: 25 a 29 de janeiro de 2021
Horário: 7h30 às 11h10