null Simpósio Internacional de Psicanálise da Unifor celebra os 100 anos do texto “O Eu e o Isso” de Freud

A programação abordará questionamentos acerca da atualidade da obra, transitando por temas que fazem conexões com a invenção freudiana

“O Eu e o Isso” é considerado um dos principais trabalhos teóricos de Freud (Foto: Pixabay)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza, nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Simpósio Internacional de Psicanálise. O evento acontecerá no Auditório da Biblioteca e tem como tema o centenário do texto “O Eu e o Isso”, de autoria de Sigmund Freud. Para participar, é necessário realizar inscrição online.

Segundo as professoras do curso de Psicologia da Unifor, Sabrina Matos e Juçara Mapurunga, a programação do Simpósio foi pensada no sentido de abrigar questionamentos acerca da atualidade da obra centenária, mas também possibilitando transitar por temas relevantes e suas conexões com a invenção freudiana.

“O repertório das mesas-redondas, dos palestrantes, da edição especial do projeto ‘A psicanálise vai ao cinema’ assim como as apresentações artísticas foi tecido elencando as mais diversas narrativas e suas ancoragens conceituais do dispositivo inaugurado por Sigmund Freud”, acrescentam as docentes.

“O Eu e o Isso” é considerado um dos principais trabalhos teóricos de Freud, obra na qual o mestre vienense faz a mais detalhada exposição da estrutura e do funcionamento da psique, lançando a hipótese da divisão em três partes: ID, EGO e SUPEREGO.

A primeira edição do Simpósio de Psicanálise da Unifor aconteceu em 2019, homenageando o texto centenário de Freud intitulado "Deve-se ensinar psicanálise nas universidades?" e recebeu mais de 1.200 inscritos.

Simpósio Internacional de Psicanálise
Data: 11 a 13 de abril de 2023
Horário: confira na programação
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)
Inscrições aqui

Confira abaixo a programação completa.

*Programação sujeita a alterações.

PROGRAMAÇÃO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE

- 18h: Credenciamento, entrega de materiais e brindes.
- 18h30: Apresentação do Coral da Unifor.
- 18h40: Exibição do vídeo de abertura.
- 18h50: Fala da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da coordenadora do curso de Psicologia.
- 19h às 20h30: Mesa de Abertura – “A História da Psicanálise na Unifor: O Pioneirismo da Universidade de Fortaleza”
Palestrantes: Prof. Henrique Figueiredo (Universidade de Pernambuco-UFP/ psicólogo/ psicanalista), Prof. Leonardo Danziato (PPGP/ LAEpCUS-Unifor/ psicólogo/ psicanalista) e Prof. Márcia Alves (Psicologia-Unifor/ psicóloga)
Mediadoras: Prof. Sabrina Matos (Psicologia-Unifor/ LAEpCUS-Unifor/ psicóloga/ psicanalista) e Prof. Juçara Mapurunga (Psicologia-Unifor/ LAEpCUS-Unifor/ psicóloga/ psicanalista)

- 07h30 às 09h: “A Psicanálise e as massas: a transmissão pode ser pop?”
Palestrante: Lia Silveira (Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/ psicanalista) e Suyanne Alencar (LAEpCUS-Unifor /Núcleo Intrusos/ psicóloga/ psicanalista)
Mediadores: Pedro Eça (psicólogo) e Silvia Helena Martins (mestranda em Psicologia-Unifor/ psicóloga)
- 09h30 às 11h: “Psicanálise e Diversidade”
Palestrante: Alice Carneiro (LAEpCUS-Unifor/ psicóloga/ psicanalista)