null Unifor lança nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas

Seg, 8 Maio 2023 14:22

Unifor lança nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas

A principal novidade é a inclusão de graduados entre os beneficiados com as bolsas de 50% e 100%; inscrições têm início dia 22 de maio

Estudantes já matriculados em cursos de graduação presencial ou EAD da Unifor ou de outras instituições de ensino superior do Ceará também podem concorrer às bolsas (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz lançou nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas de 50% e 100% para cursos de graduação presencial e a distância (EAD) na Universidade de Fortaleza (Unifor), a melhor instituição de ensino superior particular do País. O candidato interessado em participar do processo seletivo das bolsas deverá realizar o preenchimento eletrônico da Ficha Socioeconômica, disponível a partir de 22 de maio no link www.unifor.br/cebas. A principal novidade é a inclusão de graduados entre os beneficiados do programa das bolsas filantrópicas. As aulas terão início em agosto de 2023.

Resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), do Ministério da Educação, o programa é destinado a candidatos de baixo poder aquisitivo, a partir de critérios de renda familiar, e, por isso, exige documentação comprobatória. As bolsas integrais serão concedidas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio. Já as bolsas de 50% serão destinadas a pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos. O edital com todas as informações do programa já está disponível aqui.

Quem pode concorrer

O processo seletivo das bolsas filantrópicas é aberto a pessoas dentro do perfil socioeconômico, que tenham concluído o ensino médio, incluindo estudantes já matriculados em cursos de graduação presencial ou EAD da própria Unifor ou de outras instituições de ensino superior do Ceará. Uma novidade desta edição do programa é que candidatos já graduados também podem concorrer às bolsas. Não há limitação de idade para participar da seleção.

Não podem pleitear o benefício: pessoas que não tenham concluído o ensino médio, estrangeiros não naturalizados brasileiros e quem já estude com bolsa do programa Cebas, na Unifor ou em outra instituição universitária.

Fases

É preciso estar atento aos prazos da seleção, conforme o cronograma detalhado no edital. Na 1ª fase, que compreende o período de 22 de maio a 9 de junho, o candidato deverá fazer sua inscrição, preenchendo, no site do programa, a Ficha Socioeconômica. Após o resultado da primeira fase, previsto para 19 de junho e que compreenderá a análise do questionário socioeconômico, os classificados e classificáveis terão o período de 20 de junho a 5 de julho para fazer o upload da documentação comprobatória exigida pelo programa.

Após a análise dos documentos e a realização das entrevistas, a organização do programa deverá divulgar o resultado final dos contemplados com as bolsas dia 19 de julho. Lembrando que os candidatos aprovados que ainda não forem alunos da Unifor precisarão participar de um dos processos seletivos de ingresso da instituição, utilizando-se, para tanto, de notas de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores da Unifor.

Atenção redobrada

Informações erradas ou documentações incompletas podem levar à eliminação do candidato do processo seletivo. Por isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:

• Não é possível fazer qualquer tipo de alteração na Ficha Socioeconômica após ela ser preenchida e salva. Eventuais erros podem fazer a inscrição ser indeferida. O candidato terá que informar um endereço de e-mail válido para que possa acompanhar comunicados e atualizações sobre o andamento do processo seletivo;

• A documentação precisa ser enviada por meio eletrônico em uma única remessa. Não é possível enviá-la por partes. Documentação incompleta ou errada poderá fazer com que a inscrição do candidato seja indeferida.

Na dúvida, pergunte

Atenção no ato da inscrição e observação rigorosa dos prazos são essenciais para quem deseja ser um dos milhares de contemplados no Programa Super Bolsas Filantrópicas. Para isso, os interessados têm à disposição o edital, com todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo. Se ainda assim o candidato não estiver seguro em relação a algum ponto, ele pode tirar suas dúvidas com a Central de Bolsas de Estudo da Unifor. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477.3000 – opção 1 e  (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis, no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).