Intercâmbio Acadêmico Internacional Exchange Program

Estudantes seguram um globo terrestre.

 

Que tal viver uma experiência acadêmica em outro país? No programa de Intercâmbio Acadêmico, você pode cursar disciplinas de seu curso em uma universidade do exterior sem pagar as mensalidades do semestre estudado fora na Unifor ou na instituição estrangeira!

São mais de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 26 países. Confira a lista de universidades conveniadas na aba "instituições parceiras".

O intercâmbio vai lhe permitir conviver com pessoas de outras culturas e ampliar seus conhecimentos. E isso tudo fará um diferencial na sua formação profissional. Ficou interessado? Veja como é simples! Nesta página você encontra todas as informações e caso precise, venha conversar conosco.

A Assessoria para Assuntos Internacionais é um setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e é responsável pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico e também pela inscrição, seleção e acolhida de estudantes internacionais na Unifor. Suas funções também incluem o desenvolvimento e a coordenação das políticas de intercâmbio acadêmico internacional, assim como promover a cooperação científica, técnica e cultural com instituições estrangeiras.

 

Todos os alunos de graduação regularmente matriculados na Unifor podem fazer intercâmbio acadêmico. Para a participação, são observados os seguintes requisitos:

- Estar regularmente matriculado na Unifor

- Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*

- Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade

- Comprovar rendimento acadêmico (Performance Média Global) com média global igual ou superior a 7,0

- Não possuir disciplinas reprovadas no histórico

*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.

A inscrição deve ser realizada com seis meses de antecedência ao período previsto do início do intercâmbio. Os períodos de inscrição são:

  • De 1º de Fevereiro a 31 de Março para cursar o segundo semestre letivo (agosto-dezembro)
  • De 1º de Agosto a 15 de Setembro para cursar o primeiro semestre letivo (janeiro-junho)

Sim. Alunos que tenham FIES podem participar do programa de intercâmbio acadêmico da Unifor. O financiamento pode ser suspenso por até um ano. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

No semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, o aluno intercambista paga somente a 1ª parcela do semestre na Unifor (faz o trancamento do curso) e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmico-administrativas relativas à mesma.

O aluno intercambista assume despesas relativas a:

- Passagens aéreas;
- Hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais;
- Visto e seguro de saúde.

O pagamento da taxa de intercâmbio é feito pelo Unifor Online. Para isso, basta você abrir um requerimento no sistema através de Serviços > Meus Pedidos > Secretaria Acadêmica > Nº do Processo (Conferir abaixo qual o processo específico para seu caso) > Incluir

Processos: 

153: Alunos que irão se inscrever para o intercâmbio pelo período de 1 SEMESTRE.
154: Alunos que irão se inscrever para o intercâmbio pelo período de 2 SEMESTRES.
175: Alunos que irão se inscrever para o programa de dupla titulação.

A Unifor possui convênio com cerca de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 26 países. Você pode procurar a lista completa no site da Unifor e também vir à Assessoria Internacional para receber a lista específica de universidades conveniadas PARA o seu curso.

Uma das melhores formas de decidir o destino é avaliar quais são os seus principais interesses e objetivos na realização do intercâmbio: ganhar fluência em um idioma específico, ter acesso à cultura e modos de vida de um determinado país e garantir o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, entre outros.

É também importante explorar os sites de algumas universidades de interesse, bem como obter informações acerca da localização escolhida.

Ao retornar do programa, os alunos poderão solicitar, junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o aproveitamento dos estudos desenvolvidos no período de intercâmbio, conforme normas da Unifor. O aluno deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, bem como a tradução juramentada desses documentos.

A taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico custa R$ 494,00* (o valor sofre reajuste anual e não é reembolsável). O pagamento da taxa é feito via boleto bancário gerado pelo Unifor Online.

* Valor referente ao ano de 2022

  • Formulário de inscrição da Unifor
  • Formulário da universidade estrangeira
  • Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso*
  • Carta de motivação*
  • Três fotos 3x4 atuais
  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
  • Curriculum Vitae*
  • Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino)
  • Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável
  • Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade**
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico (favor verificar valor na DAE: a taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual)

* No idioma oficial do país de destino.
** Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitada pela instituição estrangeira de seu interesse.

Toda a documentação deverá ser enviada para o e-mail da Assessoria Internacional (international@unifor.br), conforme orientações recebidas.

Vale ressaltar que os alunos interessados devem possuir um passaporte válido no momento da inscrição. Se o candidato não possuir o documento ou o mesmo estiver vencido, deve fazer uma requisição na sede da Polícia Federal em Fortaleza, Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85). O agendamento deve ser feito com antecedência. Mais informações podem ser encontradas no site https://www.gov.br/pf/pt-br.

Ao preencher o formulário de inscrição da universidade estrangeira, o aluno deverá indicar as disciplinas que cursará durante o período em que estiver no intercâmbio. É aconselhável que o aluno, depois de ter escolhido a instituição de destino, vá até o seu coordenador mostrar as disciplinas que pretende cursar e pedir parecer do mesmo no que diz respeito ao aproveitamento.

Sim. Caso deseje, ao retornar do intercâmbio, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos estudos cursados no exterior. Ele deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, trazer a documentação à Assessoria Internacional para ser chancelada e posteriormente mandar fazer a tradução juramentada desses documentos e levá-los à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) para solicitar o aproveitamento.

Não. O aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior é opcional por parte da Unifor, estando geralmente condicionado à frequência e nota do aluno na universidade estrangeira, e, sobretudo, à equivalência da matriz curricular de seu curso.

Depois que toda a sua documentação for entregue à Assessoria Internacional, a mesma será enviada para a universidade de destino. A instituição estrangeira enviará uma carta de aceitação e com ela o aluno solicitará o seu visto estudantil. A maioria das universidades estrangeiras envia a carta de aceitação via e-mail para o aluno, mas todas elas chegam impressas à Assessoria Internacional.

Sim. Mas a probabilidade é muito pequena e está geralmente relacionada a condições pontuais das universidades estrangeiras.

Uma vez com a carta de aceitação da universidade estrangeira, o aluno deve entrar em contato com o consulado do país de destino para saber sobre os documentos e trâmites para solicitar o seu visto estudantil.

Sim. Todo aluno deve possuir um seguro de saúde internacional. É preciso verificar junto à universidade de destino, bem como ao consulado, as exigências específicas.

 

Quer ajudar na transição de adaptação de alunos de outros países que vêm fazer intercâmbio na Unifor? Se a resposta for sim, você pode se inscrever no Buddy Program, o programa de integração de alunos estrangeiros da Unifor.

O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da Unifor em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. Para participar do Buddy Program, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado e cursando a Unifor;

  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;

  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferência, certificado de proficiência na língua;

  • Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.

A seleção é composta por uma entrevista em língua estrangeira.

Atenção! É importante conhecer as exigências contidas em Edital e no Regulamento do Programa.

 

Informações para contato

Assessoria Para Assuntos Internacionais

  • E-mail de contato: international@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3127
  • Endereço de contato: Vice-Reitoria de Extensão. 1º andar do prédio da Reitoria