Programa de Monitoria

Alunos com a camisa do Programa de Monitoria reunidos no Teatro Celina Queiroz para palestra

 

Se você sonha um dia ser professor universitário e/ou pretende iniciar uma experiência na pesquisa científica, a monitoria acadêmica é para você. Ela é um dos primeiros passos a serem seguidos ainda durante a Graduação na universidade.

No Programa de Monitoria Acadêmica da Unifor, você enriquece a sua experiência na universidade, tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e ainda facilitar a aprendizagem de colegas em sala de aula.

O programa também vai lhe ajudar a desenvolver competências relacionais com seus pares e professores, incentivando o processo ensino/aprendizagem. Além disso, favorece a sua participação como estudante na execução de projetos de ensino e na vida acadêmica universitária.

Seleção 2024

Publicado edital para os programas de Monitoria Institucional e Voluntária para o ano de 2024. As inscrições acontecem até o dia 23 de novembro de 2023.

RESULTADO:

Clique e confira o edital:

Podcasts da Monitoria

Acompanhe também o Programa Monitorando, desenvolvido pelos monitores da disciplina de Radiojornalismo I, sob orientação da profa. Kátia Patrocínio:

 

 

 

 

O papel transformador da monitoria acadêmica na experiência de aprendizado

O papel transformador da monitoria acadêmica na experiência de aprendizado

Alunos-monitores, novatos e veteranos, relatam suas experiências e expectativas para o semestre 2024.1

SAIBA MAIS

Como aluno monitor, você dará suporte ao processo de aprendizagem dos alunos da disciplina a qual monitora. As atividades devem ser planejadas em parceria com o professor e podem adquirir diferentes formatos.

Durante a monitoria, você pode atuar no suporte presencial em atividades de ensino e aprendizagem (salas de aula, laboratórios, vivências práticas), na seleção de vídeos, em pesquisa e atualização de bibliografia e na elaboração e resolução de questionários. Da mesma forma, você fornece orientação quanto às dúvidas dos assuntos ministradas em aula e atua na formação e condução de Grupos de Estudos Dirigido (GED).

Entre as atribuições da função, o monitor deve apresentar mensalmente ao supervisor de monitoria do centro o relatório das atividades realizadas na monitoria, a frequência dos alunos participantes dos GEDs e elaborar, em caráter obrigatório, artigo científico a ser apresentado durante os Encontros de Iniciação à Docência.

Para concorrer à vaga de Monitoria, você precisa se inscrever e participar de um processo seletivo, aberto por edital anual. Pode optar entre as duas modalidades oferecidas pelo programa de monitoria: a voluntária ou a institucional. Nas duas opções, há um plano definido pelo professor da disciplina e que deve ser seguido pelo monitor conforme as suas instruções.

O processo de seleção para ser um monitor é composto por duas etapas: prova escrita de conhecimento da disciplina escolhida e entrevista individual com os classificados na prova. As datas e horários das seleções são divulgadas semestralmente por cada Centro. O candidato deve atentar para eventuais peculiaridades em cada um.

Para candidatar-se à monitoria, o aluno deve:

  • estar regularmente matriculado na universidade a partir do segundo semestre até o antepenúltimo semestre;

  • ter cursado a disciplina objeto da monitoria;

  • possuir Performance de Média Global (PMG) igual ou superior a 7,0, média igual ou superior a 7,0 na disciplina objeto da monitoria;

  • cumprir uma carga de oito (monitoria voluntária) ou doze (monitoria institucional) horas semanais de atividades, segundo o plano de orientação de monitoria.

Na Monitoria Institucional, o estudante recebe uma bolsa com duração de um ano. Ela pode ser renovada e é válida para alunos que não tenham qualquer outro tipo de benefício da universidade. Caso haja mais de uma vaga prevista na disciplina, o aluno aprovado vincula-se ao programa como monitor voluntário.

Quem é monitor participa dos Grupos de Estudos Dirigidos (GEDs). Os GEDs surgiram inicialmente no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) para promover a interação entre os alunos e o engajamento na vida acadêmica. Com o tempo, os outros Centros passaram a adotar o programa como forma complementar de ensino.

Nesses grupos, os alunos monitores, sob a orientação de seus respectivos professores, realizam encontros semanais com alunos das turmas da graduação. O objetivo é fortalecer os conteúdos ministrados em sala de aula.

Os grupos possuem horários fixos de acordo com a conveniência e a necessidade dos alunos. Além disso, respeitam os horários de aula ou das disciplinas ofertadas.

Ao final do programa, o aluno presente a 75% das atividades dos GEDs recebe um certificado comprobatório da sua participação. O certificado pode ser aproveitado para a disciplina de Atividades Complementares.

Quem deseja participar do programa, deve procurar o Programa Tutorial Acadêmico do seu Centro.

Programa Tutorial Acadêmico

Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
Sala Q-01 | Telefone: (85) 3477-3081

Centro de Ciências Jurídicas
Sala K-01 | Telefone: (85) 3477-3326

Centro de Ciências da Saúde
Sala C-06 | Telefone: (85) 3477-3310

Centro de Ciências Tecnológicas
Telefone: (85) 3477-3261

RESOLUÇÃO CEPE Nº 51, de 19 de dezembro de 2014
Reformula as normas do Programa de Monitoria Institucional. Revoga as Resoluções CEPE Nº 27/2008 e 40/2011

RESOLUÇÃO CEPE Nº 52, de 19 de dezembro de 2014
Reformula as normas do Programa de Monitoria Voluntária. Revoga a Resolução CEPE Nº 28/2008

Manual informativo

 

Todos os anos, na terceira semana do mês de outubro, o Programa de Monitoria da Unifor promove o Encontro de Iniciação à Docência. O evento tem o objetivo de divulgar as atividades de monitoria realizadas pelos alunos dos Cursos de Graduação da Unifor e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Da mesma forma, durante o encontro são avaliados os trabalhos desenvolvidos por alunos vinculados aos Programas de Monitoria Institucional e Voluntária da Unifor e de outras IESs.

O Encontro promove ainda a iniciação à docência para formação de professores no magistério superior e incentiva o intercâmbio de alunos monitores e professores orientadores com outras IESs. A recomendação é que, para melhor desenvolver seus artigos, é importante ao aluno monitor conhecer o edital e os anais dos eventos anteriores. Quem não é monitor pode participar como ouvinte.

Para conferir a página do Encontro de Iniciação à Docência, CLIQUE AQUI

 

 

Equipe Gestora

Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação
Karol Monteiro Mota Melo

Secretária da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação
Francisco Lazaro L. Abreu 

Mais informações: (85) 3477-3113
E-mail: vre@unifor.br

Supervisão

Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) – sala Q-01
Viviana Menezes Costa - supervisão de monitoria
Mayara Lemos de Sousa - secretária

Mais informações: (85) 3477-3081
E-mail: monitoriaccg@gmail.com

Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Bloco H – Sala H-07
Liza Barreto Vieira - supervisão de monitoria
Danielle Frota de Albuquerque - assessora
Rosa Angela Cortez de Brito - assessora
Maria Arlene de Freitas - secretária

Mais informações: (85) 3477-3204
E-mail: monitoria_ccs@unifor.br

Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – sala J-25 
Rodrigo Alves Patrício - supervisão de monitoria
Liliane Cavalcante Oliveira - secretária

Mais informações: (85) 3477-3261/4035

Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) – sala K-01
Francisco das Chagas Sampaio Medina - supervisão de monitoria
Wanderlane Azevedo Barbosa - secretária
Antonio Tiago Gomes de Sousa - secretário

Mais informações: (85) 3477-3326

 

EM BREVE