null “A interação virtual explodiu”: Fernando Meirelles comenta sobre participar das “Lives do Conhecimento”

“A interação virtual explodiu”: Fernando Meirelles comenta sobre participar das “Lives do Conhecimento”

Bate-papo da Universidade de Fortaleza com o cineasta ocorrerá na próxima quinta-feira, 23. Inscrições seguem abertas.


Fernando Meirelles foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2003, pelo filme
Fernando Meirelles foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2003, pelo filme "Cidade de Deus" (Foto: Jario Goldflus)

Na próxima quinta-feira, 23 de julho, às 18h, o renomado cineasta Fernando Meirelles participará de mais uma edição do projeto “Lives do Conhecimento”. No bate-papo virtual, a ser transmitido nas redes sociais da Universidade de Fortaleza, instituição pertencente à Fundação Edson Queiroz, o diretor nomeado ao Oscar compartilhará momentos de sua carreira e falará sobre os rumos da produção cinematográfica internacional. As inscrições para o evento ainda estão abertas.

“É sempre bom conhecer novos polos de formação e produção no Brasil. O audiovisual ainda é muito centrado no eixo Rio-São Paulo. Está mudando e espero que a mudança se acelere”, conta Meirelles a respeito do convite realizado pela Unifor, berço da primeira graduação em Cinema e Audiovisual do Ceará. Glauber Filho, cineasta cearense e docente do curso, será o mediador da conversa e promete colocar essa expansão do cinema brasileiro em pauta.

Sobre o projeto que participará, e que vem sendo realizado pela Universidade desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o convidado afirma que “estas ‘lives’ viraram uma onda durante a pandemia e vieram para ficar. De fato, é um [elemento] facilitador de acesso a pessoas e temas. A interação virtual, que também vinha crescendo aos poucos, explodiu. A pandemia foi uma catalisadora”.

Fernando diz ainda que, para ele, o período de quarentena foi “transformador” e trouxe novos projetos. “Entre outras coisas, comecei a produzir e dirigir uma websérie chamada ‘Sala de Roteiro’, que está no Youtube, e estamos produzindo o terceiro episódio. Esse é um projeto que aconteceu meio ao acaso, mas só mesmo por causa deste período onde todo mundo está em casa”, conta. Vale lembrar que o profissional é um dos fundadores da O2 Filmes, considerada a maior produtora audiovisual independente do Brasil.

A filmografia de Fernando Meirelles inclui títulos como “Cidade de Deus” (2002)”, “O Jardineiro Fiel” (2005) e “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008). Seu filme mais recente é “Dois Papas” (2019), drama histórico-biográfico lançado diretamente em uma plataforma de streaming. Quando perguntado sobre o crescimento de serviços do tipo nos últimos meses, ele é breve: “[O streaming] explodiu. Creio que o consumo de séries e filmes nunca foi tão alto”.

Para ouvir mais do diretor de cinema sobre estes e outros assuntos, não deixe de se inscrever aqui e participar da próxima “Live do Conhecimento”. Os participantes terão a oportunidade de enviar suas próprias perguntas ao vivo.

“Lives do Conhecimento”

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Universidade estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Estude Cinema e Audiovisual na Unifor

Nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor prepara você para produzir materiais audiovisuais como filmes e vídeos artísticos, publicitários, institucionais ou jornalísticos, entre outros, com a utilização de tecnologias digitais na produção dos conteúdos.

Ao longo dos semestres, são aperfeiçoadas habilidades relativas ao desenvolvimento de todo o processo de realização audiovisual, incluindo a criação de roteiros e narrativas, produção, direção de arte e fotografia, direção de elenco, sonorização, edição e pós-produção.

Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*exceto Medicina

Confira as regras em unifor.br/estudenaunifor.

Serviço

“Live do Conhecimento” com Fernando Meirelles
Data: dia 23 de julho, quinta-feira
Horário: 18h
Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube e TV Unifor (canal 181 da NET)