null 20 anos depois da formatura, turma de Psicologia se reencontra na Unifor

Seg, 29 Agosto 2022 09:28

20 anos depois da formatura, turma de Psicologia se reencontra na Unifor

O encontro da turma 2002.1 aconteceu no último sábado, dia 27 de agosto, quando é celebrado o Dia do Psicólogo


Na foto, os egressos do curso de Psicologia da Unifor durante a festa de formatura nos anos 2000. Eles voltaram a se reunir em frente à placa da turma, localizada no jardim ao lado do Bloco N  (Foto: Arquivo pessoal)
Na foto, os egressos do curso de Psicologia da Unifor durante a festa de formatura nos anos 2000. Eles voltaram a se reunir em frente à placa da turma, localizada no jardim ao lado do Bloco N (Foto: Arquivo pessoal)

A experiência da universidade é para a vida toda. Além de formar futuros profissionais, a graduação cria laços de amizade, companheirismo e fraternidade por décadas. Existem desencontros, claro, seja pelas decisões de vida profissional ou pessoal, mas aqueles que escolhem estar perto, sempre dão um jeito de se encontrar. É assim que o laço construído na graduação é fortalecido ao longo dos anos e se torna duradouro. 

Esse é o caso da turma de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, graduada em julho de 2002. Após 20 anos, os 30 egressos do curso resolveram se reencontrar e celebrar o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. A reunião aconteceu em frente à placa de formatura dos egressos do curso, localizada no jardim ao lado do Bloco N. 


“A própria formação [na Unifor] nos proporcionou a criação de fortes laços. Posso destacar o trabalho que a professora Terezinha Elias fez com nossa turma, oferecendo um grupo de biodança no nosso primeiro semestre. Ali, algumas amizades foram iniciadas e perduram até hoje. Existem diferentes grupos de laços mais profundos dentro do grupo maior. Sinto que existe um forte afeto entre nós e uma felicidade pelas conquistas de cada um, mesmo entre os que estão mais distantes” – Letícia Bessa, psicóloga, docente do curso de Psicologia da Unifor e uma das organizadoras do reencontro. 

Laços que perduram

Egressa da turma de 2002.1, Letícia Bessa hoje é docente da Unifor e leciona cinco disciplinas na graduação em Psicologia. “Foi uma formação atravessada por professores muito dedicados, por um centro acadêmico ativo, por colegas de sala parceiros e oportunidades acadêmicas. No meu caso, ter passado pela monitoria e pela iniciação científica me ajudaram muito a construir minha trajetória profissional na docência”, conta.  


Turma de Psicologia 2002.1 da Unifor no 1º semestre da graduação (Foto: Arquivo pessoal)

Para preservar a relação com os colegas, ela conta que mantém contato diariamente com alguns mais próximos. “Nossa amizade foi um presente que ganhamos quando passamos pelo curso. Nos vemos muitas vezes ao longo dos anos, em diferentes ocasiões”, diz a docente. No entanto, essa foi a primeira vez que todos os egressos se reencontraram. 

Às mestras, com carinho

Protagonistas da união, os professores têm papel fundamental na formação daqueles que passam pela Universidade. Seguindo a tradição de formatura, a turma realizou votação e selecionou as docentes Terezinha Elias, Marcilia Simeão e Roberta Cavalcante para receberem uma homenagem. “Cada um escolheu um professor que contribuiu de forma significativa para a própria formação e história profissional”, conta Letícia. 

Livia Gomes, psicóloga egressa da Unifor, conta que a professora Terezinha Elias marcou bastante a vida dos colegas ao propor atividades diferentes e inusitadas. 


“[Ela] articulava aulas de biodança e alguns encontros fora da sala de aula, como imersões em uma casa na Prainha (litoral do Ceará). Por isso tudo nos aproximamos muito dela. É uma criatura extremamente amorosa, educadora reflexiva, que nos ensinava Paulo Freire. É alguém muito atenta ao social, muito simples, uma psicóloga muito humilde” – Livia Gomes, psicóloga e egressa da Unifor

Após finalizar o curso em 2002, Livia começou a trabalhar com psicologia escolar no ensino médio, onde atuou por cinco anos. Ela ainda voltou a ser aluna da Unifor, dessa vez na especialização em Psicologia da Adolescência. 

Reforçando que os laços construídos na graduação são para vida toda, Lívia conta que hoje é amiga da docente Roberta Cavalcante. “Ela acompanhou muitos de nós após formados, deu supervisão, conselhos. Eu, por exemplo, a tenho como uma amiga, de ‘trocar figurinhas’ e trabalhar junto. Ela deixou de ser minha professora para se tornar uma amiga”, conta ela. 

“Já a professora Marcilia Simeão sempre foi sinônimo de conhecimento e atualização. É uma grande referência, sendo muito respeitada por todos dentro e fora da sala de aula. E ajudou muita gente a entrar nos estágios em Psicologia Organizacional. Também tem outros professores queridos que já se foram”, finaliza a egressa.

Confira fotos do encontro.