null 32º ENANGRAD reúne pesquisadores, alunos de ensino médio e do curso de Administração

Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração é co-realizado pela Unifor

Evento trará discussões com alguns dos maiores nomes da área de gestão no Brasil (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará, em conjunto com a ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), a 32ª edição do ENANGRAD (Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração). As atividades do evento, que é dividido em três partes, acontecerão inteiramente online entre os dias 10 e 15 de novembro. O tema deste ano é “Nova era da Administração: Ruptura, agilidade, impacto e sustentabilidade”. Aos interessados, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.

“O ENANGRAD é um um evento nacional que congrega todos os cursos de administração do Brasil e, além de uma ocasião científica, é um evento que discute as tendências da formação desse profissional tão importante que é o administrador”, detalha Josimar Costa, coordenador do curso de Administração da Unifor. “O Enangrad tem uma programação muito voltada para os estudantes, com um leque de oficinas que vão permitir que eles adquiram conhecimento com as principais mentes que fazem parte dessa rede de cursos de graduação”.

O ENANGRAD tem como público-alvo diferentes grupos ao longo de três eventos. No ENANGRAD Teens, dias 10 e 11/11, a programação é voltada para alunos de ensino médio; já no ENANGRAD Júnior, dias 12 e 13/11, o público é composto por alunos dos cursos de graduação em Administração; por fim, o evento central, de 13 a 15/11, reúne pesquisadores em geral da área de gestão.

De acordo com Josimar, este último, o evento principal, conta com painéis de artigos científicos selecionados rigorosamente por uma banca de professores, e divididos entre artigos “pleno” (produzidos principalmente por alunos de mestrado e doutorado) e “júnior” (produzidos por alunos de graduação).

“Será um evento totalmente online e inovador, pois estamos trazendo os maiores nomes da área de gestão e elevando principalmente as empresas do estado do Ceará e do Nordeste como um todo”, adiciona a professora Milena Auip, que integra a organização do 32º ENANGRAD. “Discutiremos os novos modelos de gestão aplicados nas principais empresas, que são referência aqui no Estado”.

Entrando no jogo dos negócios

Desde 2020, por meio do ENANGRAD Teens, o encontro disponibiliza uma programação gamificada destinada a alunos do ensino médio. “Essa parte é considerada quase como um pré-evento, onde os alunos participam de competição voltada para a simulação empresarial”, conta Josimar Costa. Para a edição deste ano, o professor Gustavo Peter é o responsável por realizar o desafio, denominado Business Game Challenge, ao que ele promete ser “um evento marcante”.

“Alunos do ensino médio serão desafiados a gerir uma indústria em um ambiente 100% virtual. Essa prática lúdica e competitiva trará muito conhecimento e aprendizado aos participantes nas várias áreas da gestão da produção, marketing, comercial, finanças e RH”, ressalta o professor. “Além do ganho de conhecimento em gestão, eles irão desenvolver a habilidade de tomar decisões e verificar os resultados, analisando relatórios reais que demonstram o posicionamento da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes”.

No Business Game Challenge, os participantes competirão na plataforma UP Business, que simula o negócio de bicicletas, tendo a demanda de mercado como a principal variável de disputa entre as equipes. Ao todo, 10 equipes de até 6 pessoas irão administrar os setores da indústria e concorrer entre si por uma parte do mercado de bicicletas.

“Nossa proposta é apresentar aos futuros gestores de mercado como o ambiente empresarial funciona, sendo influenciado pelo comportamento do cliente, marketing e agentes externos, como banco, fornecedores e governo”, conclui Gustavo.

32ª edição do ENANGRAD
Data: 10 a 15/11 de 2021
Público-alvo: alunos de ensino médio e ensino superior; professores e gestores educacionais na área de administração
Evento Online