null 75 anos da ONU e reunificação alemã são temas da Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais

75 anos da ONU e reunificação alemã são temas da Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais

Evento acontece em dezembro e presta homenagem ao jurista Paulo Bonavides, falecido recentemente.


Grande homenageado pelo evento, o jurista, cientista político e jornalista Paulo Bonavides foi Conselheiro e Doutor Honoris Causa da Unifor (Foto: Cid Barbosa/SVM)
Grande homenageado pelo evento, o jurista, cientista político e jornalista Paulo Bonavides foi Conselheiro e Doutor Honoris Causa da Unifor (Foto: Cid Barbosa/SVM)

O Núcleo de Estudos Internacionais da Unifor (NEI/UNIFOR/FUNAG) promove, entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2020, a XI Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais, cujo tema é: "Estado, Multilateralismo e Supranacionalidade nos 75 anos da ONU e 30 anos de reunificação alemã", em homenagem ao jurista Paulo Bonavides.

A rodada contemplará dois eventos: o Seminário de Direito e Relações Internacionais e a Jornada Brasileira de Direito Internacional na Unifor.

Programação

Durante a rodada ocorrerão apresentações de trabalhos por alunos e professores pesquisadores do NEI, painéis com palestras e debates.

Dentro da programação, vale destacar a homenagem ao constitucionalista internacional, com largo tempo de vivência no Ceará, Paulo Bonavides, a ser proferida na quinta-feira (03) pela Dra. Rita Cortez, presidenta do IAB Nacional; e na sexta-feira (04), pela Dra. Ana Paula Araújo Holanda, docente da Unifor e membro da OAB/CE.  Toda a programação ocorrerá via Google Meet e as inscrições podem ser feitas por este link. A coordenação está a cargo do professor Walber Muniz (NEI/PPGD Unifor).

> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sobre o tema

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi oficialmente estabelecida em 24 de outubro de 1945, com a assinatura da Carta das Nações Unidas pela maioria dos 51 Estados-membros fundadores. A organização foi criada para suceder a Liga das Nações visando principalmente impedir outro conflito armado envolvendo várias nações na sequência da Segunda Guerra Mundial. 

O chefe da ONU publicou uma mensagem por ocasião do 75º aniversário da organização. O secretário-geral António Guterres disse que em plena pandemia a missão das Nações Unidas “é agora mais crucial do que nunca”. “Para promover a dignidade humana. Proteger os direitos humanos. Garantir o direito internacional. E salvar a Humanidade da guerra. Quando a pandemia começou, apelei a um cessar-fogo mundial. Atualmente, o nosso mundo tem um inimigo comum: a Covid-19. Chegou a hora de intensificar os esforços pela paz e para alcançar um cessar-fogo global. O relógio não para.” 

Serviço

XI Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais
Dias 3 e 4 de dezembro de 2020
Paineis e debates virtuais através do link: https://meet.google.com/gks-okru-zix
Mais informações: nei@unifor.br | walber@unifor.br