null A seleção dos melhores

Ter, 5 Outubro 2021 15:28

A seleção dos melhores

A formação de excelência da Unifor é diferencial para quem quer conquistar espaço de destaque no mercado de trabalho


Daniel Farias, estudante do 4º semestre do curso de Jornalismo, foi de estagiário a profissional contratado (Foto: Ares Soares)
Daniel Farias, estudante do 4º semestre do curso de Jornalismo, foi de estagiário a profissional contratado (Foto: Ares Soares)

Protagonismo e resiliência. As palavras tantas vezes ouvidas em sala de aula pela estudante do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, Lorena Sales Silveira, fizeram todo o sentido quando ela enfrentou seu primeiro processo seletivo para estágio logo no início da segunda graduação. Um passo após o outro. Para integrar o quadro de estagiários da Sankhya, uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa do Brasil, foi preciso vencer etapa por etapa de uma capacitação interna que durou 45 dias. 

“Soube da vaga de estágio por meio  da rede de comunicação interna da própria universidade, por e-mail. Aí acessei a Central de Carreiras e submeti meu currículo. Primeiro fui selecionada para a entrevista online e depois iniciei o treinamento na unidade de Fortaleza. Foi desafiador, mais de 40 alunos inscritos e nem todo mundo conseguiu passar pelos 45 dias de capacitação e avaliação”, compartilha Lorena.


 

“Foi fundamental poder contar com o acompanhamento de todo o processo pela coordenação do curso. As professoras pegaram na minha mão, lembrando que eu tinha que ter uma postura proativa, demonstrando não só capacidade técnica na área contábil-fiscal como sede de proatividade. Acho que já havia introduzido isso como monitora do Núcleo de Apoio Fiscal e pude alinhar o que estava aprendendo na universidade com as demandas da empresa” - Lorena Sales, estudante do curso de Ciências Contábeis da Unifor. 

A primeira graduação anteriormente concluída em Direito, também pela Unifor, foi outro fator diferencial. “Acho que para os selecionadores também contou a vontade de aprender algo novo e buscar conhecimento numa outra área, levando em conta a minha atuação paralela e já profissional como advogada com especialização em empresarial e tributário. Isso me fortaleceu muito, além do embasamento experimentado na prática na Unifor desde o primeiro semestre do curso de Contabilidade. Tudo isso me deu segurança e me fez perseverar pela vaga. Foram três estudantes da Unifor selecionados, que concorreram com 40 de todo o Brasil. Então, acredito que foi o ensino de excelência e esse apoio institucional, somado à aproximação que a Unifor faz questão de ter com o mercado, que nos faz diferenciados”, observa a estudante.

Na empresa, o aprendizado continua. “Faz duas semanas que estou estagiando na Sankhya. É incrível e bem diferente. Lá dentro tem uma universidade corporativa, com material de treinamento, cursos, tudo para você estar sempre se capacitando para melhor o uso e desempenho da plataforma de gestão. E quando a gente entra tem um tutor, além do responsável pela unidade. Minha tutora estabelece uma trilha de fiscal-contábil pra mim. Isso para que eu esteja cada vez mais apta a dar a melhor solução para o cliente. Por isso é que só depois da capacitação os estagiários passam a atuar diretamente com consultores e analistas. A unidade Ceará já está entre as 10 melhores do Brasil. E a Sankhya já foi eleita 13 vezes como o melhor lugar para trabalhar. Isso é bem estimulante e o que mais pregam é desenvolvimento contínuo dos colaboradores, então tenho tudo para crescer lá dentro, aprendendo ao mesmo tempo em que trabalho”, acredita Lorena. 

O gestor de projetos e serviços da unidade Ceará da Sankhya, Felipe Ferreira, concorda e assina embaixo. “No início a empresa busco profissionais seniores, mas no Ceará abrimos vagas para os jovens, buscando justamente essa mente mais aberta, com domínio sobre novas tecnologias. Foi quando startamos com a Unifor, a fim de formar um time com conhecimento de processo e sistema ERP, plataforma de dados, sistema integrado. E, além do nível de conhecimento, levamos em conta vontade, engajamento, perspectiva de carreira, nível de desenvoltura nas apresentações e nível de encantamento com o que a gente faz”, observa. 

Segundo Felipe, os feitos não são poucos. “Fomos pioneiros em uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. Em 2019, anunciamos uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Tudo isso deve fazer brilhar os olhos de quem chega para trabalhar conosco e quer ser protagonista de inovações porvir”, enfatiza. 

Precisa-se de estagiários

Para o gerente de desenvolvimento humano organizacional da Polibras Brasil Software, Maikson Malaquias, o processo seletivo de estagiários é diretamente proporcional ao nível de aquecimento e rotatividade do mercado tecnológico. E na empresa pioneira em sistemas de mobilidade e automação de força de vendas no Brasil, que desenvolve soluções baseadas em estudos das melhores práticas de mercado a fim de trazer agilidade nas tomadas de decisão e gestão de equipes, investir em sangue novo significa formar quadros organicamente conectados aos valores da instituição.  Por isso, o requisito básico de um recrutamento passa, sobretudo, pela sede de aprender.

“Vejo nos candidatos a estagiários oriundos da Unifor essa curiosidade muito aflorada por mais conhecimento através da prática. E são estudantes que já aplicam a teoria na prática em laboratórios altamente qualificados e compatíveis com o que temos no mercado. Além disso, a Central de Carreiras nos facilita muito o acesso aos currículos e à grade curricular de cada curso. Isso torna o meu trabalho mais rápido e assertivo na hora em que procuro determinado perfil para uma vaga. E até na hora do fechamento do contrato tudo é acompanhado de perto e facilitado. Nunca erramos quando contratamos estagiários da Unifor, porque as informações divulgadas são precisas e a ponte direta que a universidade faz com as empresas é eficiente e continuada”, considera.


 

A Unifor nos prepara para o mais competitivo dos mercados e logo nos primeiros semestres nos dá oportunidades para colocar o conhecimento em prática. Foi isso que me encorajou inclusive a trocar um emprego na própria Polibras, onde eu trabalhava com suporte, para estagiar na área que realmente me interessa. Estou começando do zero e apostando no novo, mas a empresa viu isso como positivo e apostou de novo em mim, ciente da qualidade da minha formação”- Leonardo Firmeza, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Recém-contratado como estagiário pela Polibras Software Brasil, o estudante do último semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Fortaleza, Leonardo Firmeza, já havia interrompido por duas vezes a graduação em Informática em outras instituições de ensino quando finalmente descobriu a área de atuação profissional afinada à sua verdadeira vocação. “Foi na Unifor que pude experimentar o que aprendia em sala de aula na prática. E esse tipo de metodologia é que me fez entender qual a expertises que eu de fato gostaria de desenvolver na área da tecnologia. É esse nível de excelência de ensino que, comparado a outras universidades pelas quais passei, que faz a diferença. Somos cobrados pelos professores a ter boas notas e não tem essa de sair aprovando só porque você está em uma universidade particular”, afirma o atual estagiário de desenvolvimento.

Bola dentro

De estagiário voluntário a profissional contratado. Estudante do 4º semestre do curso de Jornalismo da Unifor, Daniel Farias é hoje um dos redatores do site de jornalismo esportivo 90min Brasil. Para merecer o cargo sabe bem o quanto ter um currículo recheado de experiências práticas abriu-lhe o caminho. “Consegui nota no Enem suficiente para entrar na universidade pública, mas depois de conhecer a Unifor por dentro, por meio da Feira das Profissões, me encantei com os laboratórios e estúdios. Sabia que sairia na frente em qualquer seleção de estágio ou emprego por poder vivenciar a rotina de uma TV Unifor, por exemplo. E assim foi. Quando fui estagiar já sabia redigir um texto, o que era uma reunião de pauta e tinha noção de edição e design, então é claro que isso logo chamou atenção”, relembra.

“Escolhi cursar Jornalismo na Unifor justamente porque sabia que poderia contar com toda uma infraestrutura que me faria não só ingressar mais cedo no mercado de trabalho como também permanecer nele” - Daniel Farias, estudante do curso de Jornalismo da Unifor. 

Líder de conteúdo do site 90min Brasil, Rodrigo Salomão foi um dos que se impressionaram com o promissor estagiário “fora da curva”. “Na época em que selecionei o Daniel eu era editor e levei a sugestão da vinda dele para o meu então chefe. É que tinha muitas qualidades: um currículo extraordinário, apesar da pouca idade, um texto implicado com a paixão dele pelo futebol e pelo time do coração, e uma facilidade para se expressar muito bem-vinda, além de notória curiosidade e perspicácia. Me contou inclusive sobre o dia em que conseguiu uma entrevista exclusiva com o goleiro do Ceará depois de descobrir o contato do empresário dele. Então se enquadrava no perfil perfeitamente. E facilitou muito o meu trabalho na hora de fazer a seleção”, comemora o hoje parceiro de trabalho. 

Para Rodrigo, o traço proativo é característica típica de quem vem de uma universidade dinâmica e superestruturada, atenta às mudanças de mercado. “Hoje não tenho dúvida de que escolhi a profissão e a instituição de ensino certa para cursar jornalismo. Trabalhar com webjornalismo logo nos primeiros semestres do curso, assim como já conhecer de perto toda a dinâmica de uma TV e ter tido acesso a softwares e programas para produção textual ou design jornalístico na própria faculdade me fez chegar no site 90min totalmente familiarizado com todo o processo de concepção da notícia. Nada me era estranho porque tudo já havia conhecido na prática, o que fez toda a diferença e sei que vai continuar fazendo a cada salto que darei na minha carreira”, aposta Daniel.