null A Universidade de Fortaleza recebe você de braços abertos

Sex, 28 Janeiro 2022 11:59

A Universidade de Fortaleza recebe você de braços abertos

Confira tudo o que você precisa saber para o retorno às aulas na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro


Retorno presencial em 2022.1 é muito aguardado por alunos e professores (Foto: Ares Soares)
Retorno presencial em 2022.1 é muito aguardado por alunos e professores (Foto: Ares Soares)

Hora de retornar! A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está preparada para dar início ao semestre 2022.1. Seguindo todos os protocolos de biossegurança, o campus mais lindo do país está ansioso para receber presencialmente todos os estudantes. Mas, se você tem dúvidas quanto aos benefícios ofertados pela melhor Universidade particular do Brasil, não esquenta: aqui, reúnimos vários serviços disponibilizados pela Unifor, assim como respostas para dúvidas comuns.

A Unifor é completa

A estrutura da Universidade de Fortaleza é completa e traz tudo para que sua experiência acadêmica seja a mais completa possível: além de laboratórios com tecnologia de ponta e um complexo esportivo de alta performance, a estrutura do campus inclui uma Biblioteca Central que oferece serviços diferenciados de pesquisa aos alunos e uma extensa coleção de obras, bem como uma Biblioteca de Acervos Especiais e uma Cordelteca. A Academia Unifor, equipamento de destaque para quem almeja ter uma vida mais ativa, oferece valores especiais para alunos, ex-alunos e colaboradores.

Com a Central de Carreiras e Egressos da Unifor, é possível se preparar para o mercado de trabalho a partir de uma plataforma com mais de 4 mil empresas cadastradas e orientações curriculares, que ajudam o estudante do estágio ao emprego formal. Já para quem quer ganhar o mundo, a Assessoria para Assuntos Internacionais e o escritório EducationUSA conectam o aluno com mais de 120 universidades parceiras ao redor do globo.

+ Venha para a Melhor: conheça mais vantagens de ser Unifor!

Para quem gosta de arte, o campus é lugar para se inspirar: além das obras de arte espalhadas por toda a extensão da Universidade, a estrutura da Unifor abriga o Teatro Celina Queiroz, que recebe atrações de relevância nacional, e o Espaço Cultural Unifor, equipamento que abriga exposições de artistas clássicos e contemporâneos, possuindo o título Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Além de tudo isso, a Unifor abriga ainda gráficas, lanchonetes, salão de beleza, vestiários, agência bancária e outros serviços. Tudo o que você precisa está aqui!

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a coordenação do seu curso. Queremos que você seja bem acolhido(a) e aproveite, ao máximo, o que a Universidade de Fortaleza tem a oferecer.

VEJA OS SERVIÇOS QUE A UNIFOR OFERECE PARA VOCÊ!

A Biblioteca Central da Unifor é o lugar ideal para encontrar os livros que você necessita e muito mais! E neste momento de pandemia e aulas virtuais, a Biblioteca disponibiliza empréstimos de obras, devoluções de livros e demais serviços via agendamento. Basta entrar em contato e marcar um horário, tornando seu atendimento mais prático e seguro.

Além do empréstimo de obras, a Biblioteca também oferece acesso a diversas bases de dados virtuais; treinamentos sobre uso ferramentas digitais de pesquisa e plágio; orientação individual sobre citações e referências conforme as normas APA, ABNT, Vancouver e utilização do software Mendeley; e muitos outros serviços para você.

Serviço

Biblioteca Central da Unifor
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55; e aos sábados, de 8h às 14h10.
Local: Praça central do campus

Contato:
Empréstimos e devoluções - bibemprestimo@unifor.br
Capacitações e treinamentos - spt@unifor.br
Demais serviço - bib@unifor.br | (85) 3477.3257

Para ajudar no seu desenvolvimento profissional desde o primeiro semestre do curso, a Central de Carreiras Unifor aproxima o universo profissional da sua formação acadêmica. O objetivo é contribuir com a inserção do aluno no mercado de trabalho, buscando continuamente parcerias com empresas renomadas, o que facilitam o acesso direto às oportunidades.

As orientações curriculares e de carreiras são alguns dos serviços que você pode encontrar na Central, com treinamentos programados ao longo do semestre letivo direcionados para processos seletivos e programas de estágio específicos. Você também tem acesso a informações sobre a Lei de Estágio, documentações necessárias e oportunidades exclusivas.

Serviço

Central de Carreiras Unifor
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
Local: 1º andar do Centro de Convivência
Contato: (85) 3477-3138 | estagio@unifor.br

A Academia Unifor conta com equipamentos de última geração, distribuídos em área espaçosa e climatizada, com capacidade de atendimento de 1.000 usuários por dia. Entre as modalidades ofertadas estão: circuito funcional, spinning, ritmos, lutas, pilates, avaliação nutricional e avaliação física. Tudo para alunos, funcionários, atletas, público externo e conveniados. O equipamento ainda oferece estacionamento amplo gratuito, fichas digitalizadas e professores que seguem em constante atualização de seus conhecimentos e técnicas.

Serviço

Academia Unifor
Funcionamento: 5h30min às 22h30min (segunda a sexta-feira) | 8h às 12h (sábados)
Local: Ao lado do Ginásio Poliesportivo Unifor
Contato: (85) 3477.3616 | (85) 99162-5291 (WhatsApp) 

O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) é o setor da Universidade responsável por orientar e acompanhar alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), que podem englobar questões cognitivas, emocionais, físicas, motoras, visuais e/ou auditivas. 

O programa promove acessibilidade na Unifor ao incentivar a inclusão pela oferta de serviços de intérprete de libras, ledor, mobilidade e adaptação de material. Além de realizar atendimento psicológico e psicopedagógico gratuito à alunos e funcionários, o PAP ainda desenvolve um grupo de estudo e pesquisa com as temáticas de educação, psicologia, acessibilidade e inclusão.

Serviço

Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 16h
Local: Bloco N, sala 12
Contato: (85) 3466-3399 | (85) 9.9250-7530 | papunifor@gmail.com

Já pensou em estudar fora do país? Quer conhecer outras línguas, culturas e pessoas enquanto realiza uma formação acadêmica e profissional? A Assessoria de Assuntos Internacionais pode te ajudar!

No programa de Intercâmbio Acadêmico, você pode cursar disciplinas do seu curso em uma universidade do exterior sem pagar as mensalidades do semestre estudado fora na Unifor ou na instituição internacional. São 125 instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas com a Unifor distribuídas em mais de 28 países.

Além disso, se você quer estudar nos Estados Unidos, a Unifor conta com um escritório EducationUSA. Nele, você terá informações precisas, imparciais e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos EUA, incluindo orientação sobre o processo de aplicação e admissão em programas de graduação, mestrado, doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração.

Serviço

Assessoria de Assuntos Internacionais
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Local: Prédio da Reitoria, 1º andar
Contato: (85) 3477-3127 | international@unifor.br

Escritório EducationUSA
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Local: Prédio da Reitoria, 1º andar
Contato: (85) 3477-3841 | educationusa@unifor.br

O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016, foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Serviço

Espaço Cultural Unifor
Local: Av. Washington Soares, 1321
Visitação: 9h às 18h (terça a sexta-feira) | 10h às 18h (sábados e domingos)
Informações: (85) 3477.3319

Dúvidas Frequentes

Para acessar o Unifor Online, digite os sete primeiros números de sua matrícula (sem o dígito) e senha (de oito números) cadastrada no momento na matrícula. Atenção: caso coloque matrícula e dígito, o sistema não permite acesso ao Unifor Online.

Acesse aqui: https://uol.unifor.br

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55; e aos sábados, de 8h às 14h10.

Conte com os canais de atendimento: BiblioZap: (85) 3477-3257 ou e-mail bibemprestimo@unifor.br para tirar suas dúvidas sobre os serviços ofertados.

Desenvolvido pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), o aplicativo Unifor Mobile é um serviço ofertado aos alunos, professores e funcionários, trazendo utilidades do sistema online da Instituição para smartphones e tablets. Para ter acesso, basta baixar Unifor Mobile através da App Store (sistema iOS) ou Google Play (Android).

Detalhe: o aplicativo tem GPS e lhe ajuda a circular pelo Campus da Unifor, encontrando o destino de forma rápida.

A matriz curricular vigente e ementas das disciplinas de cada curso estão disponíveis na página de cada curso em www.unifor.br/graduacao. Para visualizar o conteúdo programático da disciplina, posicione o cursor sobre a disciplina desejada e clique.

Caso o aluno deseje visualizar os fluxogramas anteriores de seu curso, basta acessar o Unifor Online e clicar no campo: “Serviços” > “Livro de oferta”. No Livro de Oferta também ficam disponíveis os pré-requisitos, número de créditos e semestres de cada fluxograma.

A carteira estudantil é sua identidade como universitário. Ela garante a meia-entrada no transporte público de Fortaleza, bem como em shows, cinemas, teatros e eventos culturais e esportivos. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gábio de Oliveira orienta os calouros a criar uma conta no site da Etufor

Serão solicitados dados pessoais, 1 foto 3x4, RG e comprovante de matrícula. Em média, o documento é entregue no prazo de 10 dias úteis após aprovação do pagamento.

Mais informações:
Diretório Central dos Estudantes Gábio de Oliveira
Horário: de segunda a sexta, 8h30 às 12h30 e 15h às 21h
Telefone: (85) 3185.3477/ 3477.3443

Num mundo cada vez mais tecnológico, você tem medo de aparecer com um caderno a tiracolo e ser confundido com um viajante do tempo? Muita gente utiliza smartphones e tablets para gravar aulas e até tirar fotos da lousa!

Mas apesar da comodidade, vários estudos afirmam que anotar o conteúdo das aulas e elaborar resumos a mão fixam melhor o conteúdo. Uma coisa é registrar tudo através dos gadgets, mas escrever o conteúdo a mão força o estudante a prestar mais atenção, absorvendo melhor o conteúdo.

Atenção: se você não consegue se separar do seu eletrônico de jeito nenhum, mantenha o aparelho desligado ou em modo silencioso, com o cuidado de não deixar o vibracall em volume alto, senão vira mais um toque chato! É uma ótima forma de mostrar respeito por seus colegas e professores.
 

É normal, de início, o calouro se sentir desorientado na hora de procurar a sala de aula, a Reitoria ou o Centro de Convivência. Quem não ficaria, num campus com 490 mil metros quadrados de extensão, né verdade?

No site da Unifor e no aplicativo Unifor Mobile, o aluno Unifor tem acesso a um mapa com pins indicando todos os prédios dentro da instituição. Tá offline? Não hesite em perguntar o caminho para seguranças ou alunos de outros semestres. Queremos que você se sinta mais que bem-vindo!

Mais informações: https://www.unifor.br/mapa-campus

Se você esqueceu a senha de acesso ao Unifor Online, o aluno deve comparecer à Central de Atendimento Unifor ou à Biblioteca para cadastramento de nova senha.

Ao se matricular, você recebeu um comprovante no qual estão listadas as disciplinas a serem cursadas neste semestre (também disponível no Unifor Online). Mas, afinal, o que significam as letras e números ao lado dos nomes das disciplinas? É o Código DaVinci? Um teste de raciocínio lógico? Nada disso! Eles indicam o turno, dia e horário de cada aula.

Na Unifor, as aulas ocorrem em três turnos: manhã, tarde e noite, identificados, respectivamente, pelas letras M, T e N. Já os dias da semana, de segunda-feira a sábado, são indicados por números: 2 – segunda-feira; 3 – terça-feira; 4 – quarta-feira; 5 – quinta-feira; 6 – sexta-feira; e 7 – sábado.

Nos turnos da manhã e da tarde, há três horários de aula, além de dois horários no turno da noite. São chamados de AB, CD e EF, conforme a tabela abaixo:

TURNO A/B C/D E/F
Manhã 7h30 às 8h20/8h20 às 9h10 9h30 às 10h20/10h20 às 11h10 11h20 às 12h10/12h10 às 13h
Tarde 13h30 às 14h20/14h20 às 15h10 15h30 às 16h20/16h20 às 17h10 17h20 às 18h10/18h10 às 19h
Noite 19h às 19h50/19h50 às 20h40 21h às 21h50/21h50 às 22h40 -

 

Assim, se você cursa, por exemplo, uma disciplina às segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, com aulas de 7h30 às 9h10, o horário dela apresenta o código M24AB.
 

A Universidade de Fortaleza disponibiliza para muitos de seus eventos a emissão de Certificados de Participação, que dão um upgrade no currículo acadêmico. Esses certificados são emitidos para os eventos que exigem inscrição e/ou confirmação de presença.

Você pode conferir e imprimir seu Certificado(s) digitando o CPF neste site: https://www.unifor.br/certificados

Não perca a data do vencimento nem pague multa! Para visualizar e imprimir boletos bancários, entre no seu Unifor Online e acesse a aba “Financeiro”. Em seguida, Extrato do seu Unifor Online. Para imprimir declaração de pagamentos para o Imposto de Renda, clicar em “Financeiro” > Declaração de Pagamentos.

A responsabilidade social é um valor muito importante para a Unifor. O Centro de Formação Profissional da Divisão de Responsabilidade Social oferta cursos profissionalizantes de curta duração quatro vezes ao ano para pessoas que possuem baixa renda. São, em média, 475 vagas distribuídas em 15 opções de cursos em três turnos, com carga horária que varia de 40 até 80 horas/aula. As inscrições são divulgadas em nosso site e por meio do telefone (85) 3477.3420.

Os interessados, uma vez que as vagas estejam abertas, devem se dirigir ao bloco Z, sala 34, apresentando a seguinte documentação: declaração ou certificado do Ensino Médio (cursando ou concluído), 1 foto 3x4, CPF, RG e comprovante de residência. A idade mínima exigida é 16 anos.