null Atenção, veteranos! Período de matrícula 2021.2 começa dia 3 de julho

Sex, 2 Julho 2021 11:55

Atenção, veteranos! Período de matrícula 2021.2 começa dia 3 de julho

Coordenações de cursos esclarecem oferta de disciplinas. Estudantes da Universidade de Fortaleza já podem se matricular virtualmente a partir deste fim de semana.


Eventuais dúvidas sobre matrícula virtual podem ser esclarecidas no setor Sucesso do Aluno. (Foto:Getty Images)
Eventuais dúvidas sobre matrícula virtual podem ser esclarecidas no setor Sucesso do Aluno. (Foto:Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, abre o período de matrículas a partir das 16h deste sábado, dia 3 de julho, para que os alunos veteranos avaliem as ofertas das disciplinas de seus cursos de graduação e escolham como se dará o retorno às aulas no semestre 2021.2. Para tanto, cada Centro de Ciências está apresentando as disciplinas que serão ofertadas na modalidade presencial e esclarecendo aos alunos eventuais dúvidas que possam haver em relação ao próximo semestre.

O processo de matrícula começará exclusivamente online neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de julho. Os alunos poderão utilizar o Unifor Online (que pode ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo Unifor mobile). Por telefone ou por meio do aplicativo WhatsApp, o acesso ao setor Sucesso do Aluno também estará disponível a partir do dia 5 de julho. Os alunos podem ainda procurar a coordenação do curso para esclarecer dúvidas sobre as disciplinas e sobre as modalidades de oferta.

Como realizar a matrícula

Por meio do Unifor Mobile, o aluno pode adicionar ou excluir disciplinas, ver as sugestões e obter informações sobre professores, horários e turmas. Antes de concluir a matrícula, o estudante pode checar no aplicativo como ficou a tabela de horários. O aplicativo “Unifor Mobile” está disponível na App Store, para dispositivos iOS, ou na Google Play, para dispositivos Android. Vale ressaltar que a versão anterior do aplicativo também pode ser utilizada para realizar a matrícula. 

A Unifor reafirma ainda o comprometimento com a produção do conhecimento e com a pesquisa e oferece a opção de retorno à presencialidade, com base no decreto estadual 34.128 de 26 de junho de 2021,  conservando a possibilidade de ensino remoto para alunos que fizerem essa escolha. Vale ressaltar que a Universidade de Fortaleza adotou rígidas normas de biossegurança para receber os estudantes de forma presencial, obedecendo a todos os protocolos vigentes.

No retorno às atividades do semestre 2021.2, o ensino de graduação contará com aulas teóricas presenciais, a depender da situação epidemiológica, sempre seguindo as determinações das autoridades sanitárias. Paralelamente, a instituição adotou outras modalidades de ensino, como educação a distância (EAD) e cursos semipresenciais, de modo a oferecer alternativas aos alunos.

 Centros de Ciências

Em cada Centro de Ciências, a retomada das aulas vem sendo definida de acordo com as especificidades dos cursos e levando em conta o diálogo com os docentes e discentes. A Unifor reafirma assim, sua missão e valores, dentre eles o foco no sucesso do aluno: “Buscamos o que é melhor para o aluno e focamos os nossos esforços objetivando a qualidade da sua aprendizagem e o seu encantamento em relação à sua experiência na Unifor”.

A diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, Danielle Coimbra, destaca que a escuta de gestores, professores e alunos norteou o planejamento do Centro para o retorno do semestre 2021.2. Dessa forma, o CCG busca preservar as especificidades de cada um de seus cursos e considera as possibilidades de flexibilização ou eventuais ajustes das atividades “que serão executadas sempre de forma dialogada e pactuada entre professores e alunos”, explica a diretora.

“No início do próximo semestre, vamos trabalhar, inicialmente, com ênfase em modelos híbrido e remoto para as turmas teóricas, enquanto as atividades presenciais serão aplicadas nas disciplinas essencialmente práticas. Além deste cenário, haverá oferta de laboratórios livres para uso de nossos alunos e tudo sob rígido controle sanitário”, ressalta a professora Danielle Coimbra. Os laboratórios do CCG estarão abertos, mediante agendamento. Outros espaços vinculados às disciplinas práticas estarão disponíveis no horário regular das aulas, detalha a professora.
 
No Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), os alunos veteranos estão sendo informados sobre todas as disciplinas que serão ofertadas presencialmente nos horários da manhã, tarde e noite para subsidiar as decisões dos estudantes a respeito da matrícula. 
 
A diretora do CCJ da Unifor, Katherine Mihaliuc, destaca que a Universidade de Fortaleza, bem como todos os seus Centros, estão observando as determinações de biossegurança do estado do Ceará e cumprindo todas as disposições do decreto estadual que está vigorando. "Então a gente acredita que será um semestre muito produtivo, no qual os alunos contarão com um serviço de qualidade, seguindo todas as disposições pra segurança e prestação de serviços de Ensino Superior", ressalta a diretora do CCJ.

No Centro de Ciências da Saúde, o semestre será retomado seguindo as normas de biossegurança e distanciamento social, com as aulas teóricas utilizando-se de estratégias de ensino síncronas e assíncronas, presenciais/híbridas, assim como as práticas presenciais, de acordo com a diretora Lia Brasil.  A maioria das disciplinas do CCS serão presenciais, visto que são teórico-práticas e de estágios, fazendo uso da estratégia de ensino híbrido na carga horária teórica.

O Centro de Ciências Tecnológicas inicia o semestre de 2021.2 com a oferta de disciplinas no formato híbrido e amplia a oferta de disciplinas predominantemente presenciais. O diretor do CCT, professor Jackson Sávio, explica que as disciplinas no formato híbrido associarão momentos de aprendizado no formato virtual síncrono, no horário exato da disciplina professor e aluno estarão reunidos por meio de uma sala no Google Meet, e presencial.

"Dessa forma, todos poderão vivenciar o campus e um processo de ensino e aprendizagem em nossas salas de aula, atendendo aos critérios de biossegurança. É importante destacar que a frequência, participação dos alunos de forma efetiva e engajada nas atividades acadêmicas, seja presencial ou virtual síncrono, é imprescindível para um excelente desempenho acadêmico", explica o professor. O CCT informa ainda que será disponibilizado no Moodle materiais referentes às ações planejadas para os dois contextos, visando que os alunos revejam o conteúdo trabalhado em aula ou consigam acompanhar as atividades da disciplina, em casos excepcionais nos quais precisem se ausentar em alguma aula.

Serviço:

Período de matrícula para veteranos
Prazo: 3 de julho (a partir das 16h) a 31 de julho de 2021
Setor de Sucesso do Aluno
Telefone: 3477.3000
WhatsApp: (85) 9246-6625
E-mail: centraldeatendimento@unifor.br