null Avaliação Institucional 2020: boa adesão dos alunos fortalece a implantação de melhorias na Universidade

Qua, 23 Dezembro 2020 16:45

O período de Avaliação Institucional teve seu encerramento em 15 de dezembro de 2020 e apresentou resultados satisfatórios

Avaliação Institucional mais recente teve Ambiente Virtual de Aprendizagem como foco. (Foto: Ares Soares)

Na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a Avaliação Institucional consiste em uma oportunidade para que os estudantes possam indicar suas sugestões sobre processos e serviços educacionais. A iniciativa é realizada periodicamente pelo Colegiado de Avaliação Institucional Interna (COAVI) e operacionalizada pelo Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI).

Em sua mais recente ocorrência, a Avaliação esteve disponível no Unifor Online até 15 de dezembro de 2020 e puderam participar dela todos os alunos de graduação matriculados no semestre 2020.2. Grace Troccoli, professora da Universidade de Fortaleza e coordenadora do COAVI, comenta que a participação foi satisfatória. “Tivemos uma boa adesão dos alunos na avaliação institucional. Quanto maior o percentual de respondentes, mais consolidamos a nossa cultura autoavaliativa”, ressalta ela.

Dentre as principais melhorias implementadas pela Universidade de Fortaleza em 2020, vale ressaltar que os alunos tiveram acesso a um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além do acesso ao aplicativo Moodle; foram também realizadas aulas online, síncronas, não comprometendo a realização dos semestres letivos e das atividades previstas no calendário acadêmico.

Durante o período de avaliação, os alunos puderam avaliar os recursos e ferramentas do AVA, além de avaliar os respectivos professores das disciplinas cursadas no semestre. Grace enfatiza o compromisso contínuo quanto à qualidade educacional: “Neste período de distanciamento social, ocasionado pela Covid-19, o AVA foi uma conquista importante para desenvolvermos processos de ensino-aprendizagem inovadores e criativos”, destaca a professora.