null Biblioteca Central promove VII Semana da Informação Científica-SIC

Biblioteca Central promove VII Semana da Informação Científica-SIC

Evento visa apresentar recursos digitais que facilitam o trabalho de busca e pesquisa acadêmica


VII Semana da Informação Científica-SIC apresentará plataformas que auxiliam na gestão de referências bibliográficas, pesquisa de artigos científicos e detecção de similares em trabalhos acadêmicos (Imagem: Getty Images)
VII Semana da Informação Científica-SIC apresentará plataformas que auxiliam na gestão de referências bibliográficas, pesquisa de artigos científicos e detecção de similares em trabalhos acadêmicos (Imagem: Getty Images)

Com o tema “Recursos e métodos para produção científica através das plataformas digitais”, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza de 24 a 28 de abril, a VII Semana da Informação Científica-SIC, por meio da Biblioteca Central.

Além da comunidade acadêmica, o público externo também poderá prestigiar ao evento, que acontecerá via Google Meeting, permitindo a participação de qualquer lugar do país. Haverá declaração de participação válida para atividade complementar e sorteios de brindes para os participantes. As inscrições já estão abertas.

Responsável pelo evento, a bibliotecária da Unifor, Gabriela Gomes, afirma que a escolha pelo tema veio da necessidade de apresentar os recursos digitais para realização de buscas, como as bases de dados científicas e bibliográficas oferecidas pela Biblioteca Central da Unifor. Além de abordar metodologias de forma mais aprofundada, quanto à revisão sistemática e revisão integrativa.

Ela cita também a importância das estratégias de pesquisa para subsidiar a elaboração de trabalhos acadêmicos de maior relevância, confiabilidade e em consonância com as boas práticas científicas e integridade acadêmica. “A comunidade acadêmica precisa conhecer e ter ciência das bases de dados disponíveis que influenciam nas estratégias de pesquisas”, observa Gabriela. 

Saiba mais sobre as plataformas abordadas no evento

  • Minha Biblioteca: plataforma que disponibiliza livros digitais das maiores e mais prestigiadas editoras nacionais e internacionais com recursos para customização de leitura e acessibilidade.
  • Ovid: plataforma de pesquisa avançada na área da saúde que permite busca ampla e assertiva. Ideal para revisões de literatura, como revisões sistemáticas, meta-análises e revisões de escopo.
  • Mendeley: ferramenta robusta para gestão de referências bibliográficas da Elsevier, possibilitando a gestão de tempo e recursos dos pesquisadores na elaboração de citações e referências conforme as normas nacionais e internacionais para elaboração de trabalhos acadêmicos.
  • Turnitin: ferramenta de apoio aos docentes e pesquisadores da Universidade para detecção de similaridades nos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos, visando as boas práticas científicas e elaboração de pesquisas pautadas na ética.
  • Ebsco: uma das bases de dados científicos com conteúdo multidisciplinar mais prestigiada pelas Instituições de Ensino Superior. Oferece artigos e periódicos creditados e avaliados pela comunidade científica.

Programação completa

Segunda-feira, 24 de abril
17h às 18h
Tema: Minha Biblioteca
Instrutora: Hyngryd Goulart e Denise Vieira Camacho | hyngryd.goulart@minhabiblioteca.com.br
Link para participação: meet.google.com/jyt-gymv-xhh

Terça-feira, 25 de abril
16h às 17h
Tema: Revisão Sistemática: aplicações gerais na Ovid - Wolters Kluwer
Instrutora: Anna Carolina Alencar | anna.alencar@wolterskluwer.com
Link para participação: meet.google.com/zio-spmk-jyg 

Quarta-feira, 26 de abril
16h às 17h
Tema: Mendeley
Instrutora: Mirian Cris | milinhacris@gmail.com
Link para participação: meet.google.com/zbw-devh-gka 

Quinta-feira, 27 de abril
16h às 17h
Tema: Turnitin Brasil
Instrutora: Juliana Araujo Silva | jaraujo@turnitin.com
Link para participação: meet.google.com/eox-oskk-dwm 

17h20 às 19h
Tema: Ebsco
Instrutor: Antonio Ribeiro Butters | aribeiro@ebsco.com.br
Link para participação: meet.google.com/ftw-wedq-bxk 

Sexta-feira, 28 de abril
16h às 17h
Tema: Introdução a Revisão Integrativa na Ovid - Wolters Kluwer
Instrutora: Ana Carolina | anna.alencar@wolterskluwer.com
Link para participação: meet.google.com/igj-huee-cyc 

Serviço

VII Semana da Informação Científica-SIC
Evento online via Google Meeting
Data: 24 a 28 de abril
Inscreva-se clicando aqui
Informações: (85) 3477-3167