null Biblioteca da Unifor celebra aniversário de Rachel de Queiroz com programação especial

Grupo Mirante de Teatro da Unifor apresentará a peça “Não me Deixes”, em homenagem à escritora cearense

Conhecida por suas obras recheadas de críticas sociais e regionalismo, Rachel de Queiroz completaria 113 anos em 2023 (Foto: Ares Soares)

No dia 3 de novembro, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará evento especial em comemoração ao aniversário da escritora cearense Rachel de Queiroz. Na ocasião, o Grupo Mirante de Teatro Unifor performará a peça "Não me Deixes", com texto de Annalies Borges, sob direção de Hertenha Glauce e atuações de Lena Iorio e Duda Benício, em homenagem à vida da autora. O momento acontecerá às 9h30, no Espaço Coleção Rachel de Queiroz, e é aberto para o público infanto juvenil e membros da comunidade acadêmica da instituição.

Sobre Rachel de Queiroz

Nascida em 17 de novembro de 1910, Rachel de Queiroz marcou a história da literatura nacional com suas obras recheadas de críticas sociais e carregadas de regionalismo. A autora foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e é muito conhecida por suas obras “Mandacaru” (1928), “O Quinze” (1930) e “O Menino Mágico” (1969), bem como por sua coluna semanal na revista O Cruzeiro. Além disso, Rachel também escreveu literatura infantil e realizou atividades jornalísticas nos jornais Correio da Manhã, O Jornal e Diário da Tarde.

Conheça a Coleção Rachel de Queiroz

Grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz está aberta à visitação e consulta no piso superior da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza. Formada por 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, a Coleção Rachel de Queiroz foi doada à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, que havia adquirido o acervo em 2006. Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira.

Comemoração ao aniversário de Rachel de Queiroz
Data: 3 de novembro de 2023