null Campus Aberto: cinco dicas para o piquenique perfeito na área verde

Qua, 6 Julho 2022 15:33

Campus Aberto: cinco dicas para o piquenique perfeito na área verde

A professora Soraia Pinto, do curso de Nutrição, dá dicas gastronômicas especiais


Aos sábados durante todo o mês de julho, o campus da Unifor está aberto à visitação pública, das 8h às 17h (Foto: Ares Soares)
Aos sábados durante todo o mês de julho, o campus da Unifor está aberto à visitação pública, das 8h às 17h (Foto: Ares Soares)

Com mais de 490 mil metros quadrados de extensão, o campus da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é um convite para apreciar a natureza. Aos sábados, das 8h às 17h, como parte da programação do Campus Aberto, o espaço é livre para visitação pública. Famílias e grupos de amigos aproveitam para fazer piqueniques, brincar, comemorar aniversários, concentrar-se nas leituras ou simplesmente entregar-se à livre fruição introspectiva da área verde.

Pensando em ajudar você na hora de preparar o piquenique perfeito para curtir o campus, conversamos com Soraia Pinto, professora do curso de Nutrição da Unifor, que dá dicas de comidas práticas, baratas e muito mais.  Confira!

  • Frutas 

De acordo com Soraia, é importante ser criativo ao escolher os alimentos para a ocasião. “Durante a escolha as frutas são aliadas importantes pela conservação e alto valor nutritivo. Sendo assim, aposte em frutas da estação de sua preferência - inteiras ou fatiadas. Também há a opção de consumir frutas desidratadas”, indica ela. 

Ao optar pelas frutas, salienta, é necessário manter alguns cuidados na preparação: “é importante higienizar as frutas com solução sanitizante, seguindo recomendação da embalagem, após o processo é preciso lavar novamente em água corrente”, diz. A professora também recomenda manter as frutas armazenadas na geladeira até o momento de levar ao piquenique. 

  • Pães

O tradicional pão é uma opção popular entre os frequentadores de piqueniques pela multi variedade e baixo custo, entre as opções estão: pães integrais, pão de forma, pão árabe e pão sírio. “Tem ainda o bolinho tipo muffin (de preferência caseiro)”, destaca a professora. Ela orienta a equilibrar os pães com outras fontes de proteína (carne , queijos e castanhas) com as vitaminas das frutas. “Assim é possível combinar diferentes fontes de nutrientes”, diz. Ao embalar, ela recomenda papel filme, saco tipo zip ou armazenar em potes plásticos. 

  • Frios

Uma tábua de frios pode ser uma opção simples e rápida, sem esquecer do sabor, uma vez que não precisa fazer nada muito elaborado. Entre as opções para compor a tábua, a professora destaca: queijos brancos, queijo minas, queijo muçarela, ovo de codorna,  pasta de grão-de-bico e frango desfiado. Quem for optar por esse menu deve lembrar de um material térmico para transportar os queijos, ovos cozidos, frango e pasta de grão-de-bico para não prejudicar o armazenamento e conservação dos alimentos. 

+ Campus Aberto: Unifor e Neway promovem atividades físicas gratuitas no campus em julho

  • Bebidas

“Opte sempre por priorizar a água, que pode ser saborizada com fatias de frutas como tangerina, limão ou hortelã, muito refrescante, especialmente no nosso clima”, indica Soraia. Deve-se consumir sucos das frutas e evitar sucos industrializados, como achocolatados e refrigerantes, visto que são prejudiciais à saúde. Segundo Soraia, para preservar a água e os sucos naturais deve-se optar por garrafas térmicas.

  • Dip de iogurte com hortelã

Viu como é fácil pensar nos alimentos? Para fechar as dicas gastronômicas, a professora Soraia ensina a receita de “Dip de iogurte com hortelã”, um tipo de patê super simples de fazer. 

Ingredientes
—  1 xícara de iogurte natural; 
— 2 colheres de sopa de azeite; 
— 1 colher de sopa de caldo de limão; 
— 10 folhinhas de hortelã picadas; 
— Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo 
— Em uma tigela misture todos os ingredientes; 
— Após a mistura, guarde na geladeira.

  • Dicas extras

Desde o início do processo, ela indica estimular as crianças a participar do planejamento e preparação dos alimentos para o piquenique, além de planejar previamente de forma conjunta. “E não esqueçam o protetor solar e repelente, além da toalha de mesa, talheres e utensílios. Faça escolhas equilibradas nos alimentos e aproveite a beleza da natureza do lindo campus da Unifor! E lembre: desenrole, descasque e jogue no lixinho”, brinca. 

Campus Aberto

Como parte da programação do Campus Aberto, a Unifor firmou parceria com a startup cearense Neway a fim de promover atividades esportivas gratuitas no campus durante os dias 9, 16, 23 e 30 de julho de 2022, de 9h às 10h. Os professores da Neway irão ministrar aulas de treinamento intervalado de alta intensidade (High Intensity Interval Training - HIIT, em inglês); crossfit training; prática de hatha yoga suave; e calistenia. As atividades acontecerão no Ginásio Poliesportivo da Universidade. 

+ Campus Aberto: Unifor e Ceará Caçadores promovem treinamento gratuito de futebol de bandeira em julho

Além disso, durante as férias o time de futebol americano Ceará Caçadores vai realizar nos dias  9, 16 e 23 de julho de 2022 treinamentos de futebol de bandeira (flag football, em inglês). As atividades gratuitas serão abertas ao público e realizadas com supervisão dos profissionais do time cearense e de professores e alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unifor. O campo de futebol soçaite será dividido em dois campos.

Confira a programação de treinamentos:

8h30 às 9h30

Campo 01  > Crianças de 7 a 9 anos
Campo 02  > Crianças de 10 a 12 anos

9h30 às 10h30

Campo 01 > Jovens de 13 a 17 anos
Campo 02 > Jovens e adultos acima de 17 anos