null Celebre o aniversário de Rachel de Queiroz com a Biblioteca Central Unifor

Ter, 16 Novembro 2021 14:23

Celebre o aniversário de Rachel de Queiroz com a Biblioteca Central Unifor

Conheça as obras da autora disponíveis para consulta na Universidade

Além de obras da autora, a Biblioteca Central da Unifor possui espaço reservado à coleção pessoal de Rachel de Queiroz (Foto: Divulgação)

Nascida em 17 de novembro de 1910, a escritora cearense Rachel de Queiroz consagrou-se na história da literatura nacional por suas obras do gênero de ficção social nordestina, sendo a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

Em comemoração a esta data que seria seu 111º aniversário, que tal revisitar alguns dos trabalhos deste ícone cultural disponíveis na Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz? Confira abaixo alguns dos títulos disponíveis.

“Mandacaru” (1928)

Escrito ainda na juventude de Rachel – quando a escritora tinha apenas 17 anos –, “Mandacaru” é uma coletânea de poemas manuscritos que guarda muito de seu futuro na literatura; em seus versos, ela experimenta seu estilo de escrita e traz personagens e temas que revisitaria posteriormente em outros trabalhos.

“Serenata: Poesias” (1927-1930)

Esta coletânea traz poemas originalmente publicados em jornais e revistas cearenses na segunda década do século XX. Neles, Rachel explora em poesias líricas os costumes da época, em especial a vida e as pessoas que a cercavam no sertão do Estado.

“O Quinze” (1930)

Em seu primeiro romance e obra mais conhecida, Rachel de Queiroz constrói uma narrativa ambientada na grande seca de 1915, vivida por ela durante a infância. Na trama, são apresentados personagens como o vaqueiro Chico Bento e sua família; Vicente, rústico criador de gado, e Conceição, uma jovem culta que por ele se apaixona.

“O Menino Mágico” (1969)

Nesta obra infanto-juvenil que trouxe à Rachel o Prêmio Jabuti, os jovens leitores conhecem Daniel, uma criança com o poder de viajar para lugares incríveis enquanto está dormindo. Ele se junta a Jorge, seu primo muito inteligente, para tentar ganhar um prêmio em um programa de TV – o que acaba em muita confusão.

Conheça obras com dedicatória à Rachel de Queiroz presentes na Biblioteca Central Unifor:
- “A bagaceira” - José Américo de Almeida (1928);
- “Canções” - Mário Quintana (1946);
- “Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema”- Carlos Drummond de Andrade (1947);
- “Poesias” - Manuel Bandeira (1951);
- “Palavras à juventude” - Humberto de Alencar C. Branco (1964);
- “Dizem que os cães veem coisas” - Moreira Campos (1987).

Por que ler Rachel de Queiroz?

Raissa Camelo, estudante do curso de Odontologia, 3° semestre
(Foto: Arquivo Pessoal)

“[Indico a leitura de ‘O Quinze’] porque esse livro narra a história, rica em detalhes, de várias famílias que enfrentam dificuldades por conta da seca e que precisam constantemente viajar em busca de melhores condições de vida. Também achei muito legal que o enredo é baseado em um acontecimento histórico, que foi a grande seca que assolou o Nordeste brasileiro em 1915, especificamente os arredores da cidade de Quixadá, local onde a Rachel de Queiroz morou quando criança. Esse livro é perfeito!”

Nilo Santos, estudante do curso de Marketing, 1° semestre
(Foto: Arquivo Pessoal)

“Considero muito interessante a obra ‘Memorial de Maria Moura’, não somente pela sua riqueza literária, mas pela crítica social do meio da época. O livro retrata também uma realidade histórica triste, que é evidenciada nas dificuldade vividas pela protagonista, Maria. Vale citar a proximidade com o cangaceirismo, que faz parte da história nordestina. Maria Moura representa a força de uma mulher que venceu o preconceito.”

Coleção Rachel de Queiroz

Além de renomadas obras da autora, a Biblioteca Central Unifor abriga grande parte de seu acervo bibliográfico pessoal. A Coleção Rachel de Queiroz está aberta à visitação mediante agendamento por email (spt@unifor.br) ou por telefone (3477-3169). A consulta é local e gratuita, e inclui mais de 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos. Saiba mais e agende uma visita clicando aqui.