null Colação de Grau 2023.2: Bolsa Yolanda Queiroz contempla alunos de destaque com cursos de pós-graduação

Qui, 11 Janeiro 2024 14:58

Colação de Grau 2023.2: Bolsa Yolanda Queiroz contempla alunos de destaque com cursos de pós-graduação

Criada há 18 anos, a iniciativa possibilita aos concludentes estudo gratuito em cursos da Pós-Unifor


Camilla Lima Ferreira Rodrigues foi a concludente com a maior média do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (Foto: Ares Soares)
Camilla Lima Ferreira Rodrigues foi a concludente com a maior média do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (Foto: Ares Soares)

No último dia 5 de janeiro, a Colação de Grau 2023.2 da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, reuniu mais de 1.200 concludentes, entre alunos da graduação e pós-graduação, convidados, docentes e autoridades. Além da tradicional queima de fogos, o evento mais aguardado pelos graduandos contou com a entrega das Bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Criada há 18 anos, a iniciativa possibilita aos concludentes estudo gratuito em cursos da Pós-Unifor, incentivando a contínua aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades. As bolsas contemplam semestralmente os cinco estudantes com as maiores médias em seus respectivos Centros de Ciências. Os vencedores do semestre 2023.2 são:

Uma nova e emocionante etapa 

Camille Nóbrega de Oliveira Araújo, concludente do curso de Psicologia e vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz, decidiu iniciar uma nova graduação aos 45 anos, em busca do sonho de se tornar psicóloga. Guiada pela frase “a jornada pode ser difícil, mas está longe de ser impossível”, encontrou no novo desafio a verdadeira essência da superação e a oportunidade de moldar um futuro repleto de realizações e aprendizados constantes. 


Ganhar essa bolsa, para mim, é o eco vibrante de um esforço incansável e a ressignificação da minha vida, um grande sonho! Ela não apenas simboliza um renascimento, uma oportunidade ímpar de renovação e crescimento, mas também reflete o constante empenho dedicado à busca do conhecimento e ao alcance de metas profissionais.” — Camille Nóbrega, concludente de Psicologia

De acordo com ela, a psicologia a escolheu. No entanto, a mudança para a nova área foi inesperada: enquanto resolvia a documentação para a entrada de sua filha no curso de Arquitetura e Urbanismo, decidiu perguntar sobre o curso de Psicologia na Unifor. Quando viu, a matrícula já estava feita! 

Durante a graduação, a concludente foi membro de grupos de estudos, monitoria, realizou voluntariado e participou de estágios. “Abri-me para todas as oportunidades, desejando tornar minha passagem pela Unifor significativa, aproveitando as infinitas possibilidades de crescimento não só profissional, mas também pessoal, que a instituição oferece aos seus alunos”, afirma. 

A nova psicóloga diz carregar inúmeros sonhos, como atuar na clínica psicológica e iniciar um mestrado. Camille diz com convicção que continuará seguindo este caminho, pois é na trilha escolhida que a realização floresce. “Sinto-me profundamente feliz, com um coração transbordante de gratidão, embevecido pela beleza do caminho percorrido e pelas promessas que o futuro sussurra em meus ouvidos”, finaliza.

Abrindo portas

Concludente do curso de Ciência da Computação, Wendel Alves Julião Costa não mede palavras para descrever o que receber a Bolsa Yolanda Queiroz significa para ele. “Essa bolsa não apenas representa um reconhecimento pela dedicação, mas também abre portas para um avanço significativo na minha carreira profissional, possibilitando-me realizar um curso de pós-graduação na Unifor, pela qual sou profundamente grato”, reforça.

Antes de se descobrir em sua atual formação, Wendel ingressou inicialmente em Engenharia da Computação, mas logo percebeu que seu verdadeiro chamado estava na área de software. Essa transição foi crucial para se encontrar no meio acadêmico e profissional, e ao longo da graduação, aproveitou ao máximo as oportunidades oferecidas pela Universidade: participou de bolsas, estágios, competições, palestras e workshops

Hoje formado, o mais novo cientista da computação pretende utilizar a bolsa para aprofundar os conhecimentos e iniciar um mestrado em Informática Aplicada, visando se tornar um profissional ainda mais capacitado e qualificado. 


Agora que concluí o curso, meus planos incluem focar ainda mais no mercado de trabalho no qual já estou inserido, aproveitando a experiência já adquirida. Estou comprometido a aplicar os aprendizados da Universidade no ambiente profissional e buscar constantemente oportunidades para crescimento e desenvolvimento na minha carreira.” — Wendel Alves, concludente de Ciência da Computação

A chave para o sucesso

Movida por seus sonhos, Camilla Lima Ferreira Rodrigues, concludente do curso de Publicidade e Propaganda, acredita que a conquista da Bolsa Yolanda Queiroz é a confirmação de que está no caminho certo e que a maior chave para o sucesso é ser quem a gente é. 


Algo que fiz questão de preservar ao longo de toda a graduação foi abraçar meus sonhos, abraçar quem eu sou e abraçar a minha verdade, colocando sempre um pouquinho de mim em todos os projetos. Acredito que isso me ajudou a conseguir executar todos os projetos ao longo do curso com excelência, porque fala muito sobre mim e sobre o que eu quero transmitir para o mundo.” — Camilla Lima, concludente de Publicidade e Propaganda

Camilla ingressou na Publicidade por enxergar na profissão dois aspectos que gosta muito: criatividade e estratégia. O primeiro falou com seu lado artístico, ao perceber no curso uma forma de não precisar se “enquadrar em uma caixinha” e estar mais aberta a processos criativos. Já a segunda se conectou com seu gosto por planejamento, gestão e empreendedorismo. 

Finalizada a etapa da graduação, seu primeiro plano é começar uma pós-graduação. Em paralelo, a concludente conta que continuará trabalhando em sua carreira como artista. “Tenho muitos sonhos, mas, de uma forma geral, quero inspirar as pessoas a se reconectarem com sua criança interior artista. Acredito imensamente que o profissional de publicidade tem um potencial enorme para poder transmitir isso que eu quero”, conclui. 

Transformação por meio do conhecimento

“Ser agraciada com a Bolsa Yolanda Queiroz foi a concretização de um sonho com um significado imensurável”, afirma Fernanda Raquel Ramos Coelho, concludente do curso de Direito. Para ela, que viveu intensamente a Unifor ao longo de cinco anos, e depositou em seus estudos toda dedicação possível, a conquista é a representação dos esforços recompensados. 


O Direito me escolheu. O mundo jurídico me encanta e me traz forças para ir em busca de todos os meus sonhos. [...] Sempre acreditei na educação e na transformação de vida por meio do conhecimento, mas ser reconhecida dessa maneira por uma instituição que [tenho] tanto amor é muito além do que eu poderia pedir ou imaginar” — Fernanda Raquel Ramos, concludente de Direito

Durante a graduação, Fernanda pôde desenvolver o amor pela docência e o desejo de ser professora. Foi monitora e participou do Programa Cidadania Ativa e do Projeto Pesquisa Empírica e Jurimetria. Agora, pretende ingressar no Mestrado em Direito Constitucional com a bolsa, o que facilitará sua aproximação com o magistério. “Também possuo a intenção de ingressar no serviço público, com enfoque principal na advocacia pública”, finaliza.

Novas oportunidades

Para Camila Medeiros Rêgo, concludente do curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, receber a Bolsa Yolanda Queiroz representa o reconhecimento de toda a dedicação investida ao longo da graduação. 

Mesmo tendo realizado sua primeira graduação em Direito, Camila sempre teve muito interesse por tecnologia. Quando pensou em migrar para a área, começou a estudar uma linguagem de programação. A partir daí, a paixão se confirmou e ela decidiu que seria o momento ideal para iniciar uma nova formação. 

Na Unifor, a concludente estagiou no laboratório Vortex, mantido pela Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor, onde pôde ter as primeiras experiências profissionais e contato com pesquisas muito interessantes. Além disso, participou da elaboração de artigos, o que a fez descobrir o interesse pela área da pesquisa. 


A conquista [da Bolsa Yolanda Queiroz] significa a abertura de novas oportunidades, permitindo que eu possa seguir um caminho de contínua evolução tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A bolsa será um incentivo valioso para a continuidade da busca das minhas metas e aspirações.” — Camila Medeiros, concludente de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Após a conclusão do curso, Camila conta que os planos envolvem a continuidade de sua jornada acadêmica por meio de um mestrado na Unifor. Além disso, pretende continuar crescendo no mercado de trabalho da tecnologia, sempre com o mesmo afinco e dedicação. 

Critérios para receber a bolsa

Além de atingir a melhor performance média global (PMG) de seu respectivo Centro de Ciências, o estudante deve cumprir os seguintes critérios para ser contemplado pelo projeto:

  • Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
  • Não pode ter, em seu histórico escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
  • Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade*: 
  1. Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular; 
  2. Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente.

*Persistindo o empate, será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.