null Competências do processualista do futuro é tema de masterclass com professor Mozart Borba

Competências do processualista do futuro é tema de masterclass com professor Mozart Borba

Curso de Especialização em Direito Processual Civil oferece oportunidades para quem busca atuar na prática forense e trabalhar a argumentação jurídica nas relações jurídico-processuais


A Pós-Unifor oferece cursos presenciais híbridos (carga horária presencial + online) e também cursos com aulas totalmente online (Foto: Getty Images)
A Pós-Unifor oferece cursos presenciais híbridos (carga horária presencial + online) e também cursos com aulas totalmente online (Foto: Getty Images)

A especialização em Direito Processual Civil da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza a masterclass “As competências do processualista do futuro: como o CPC de 2015 alterou o perfil profissional do advogado” no próximo dia 3 de dezembro, às 19h30. A aula será ministrada pelo professor Mozart Borba, bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é autor de livros de Direito como o Diálogos sobre o CPC e professor de cursos preparatórios para concursos, além de membro da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (Annep) e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil/Pernambuco.



O conselheiro federal da OAB e professor Mozart Borba vai ministrar masterclass sobre CPC (Foto: Arquivo Pessoal) 

A professora da especialização em Direito Processual Civil da Universidade de Fortaleza e coordenadora da Pós-Unifor, Brena Bonfim, destaca que a sanção do Código de Processo Civil (CPC/15) representou modificações para quem atua na área. “As mudanças na postura do profissional do Direito, a partir da vigência do CPC/15, são evidentes após cinco anos de vigência do código e o objetivo é compartilhar experiências práticas para buscar um caminho de destaque no mercado profissional”, explica a professora Brena, que é doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/CE. 
 
Entre outras mudanças, as medidas alternativas de resolução de conflitos ganharam reforço com o Código de Processo Civil mais recente. A lei que passou a vigorar em 2016 busca promover a desjudicialização dos processos e desafogar o Judiciário, além de incentivar a participação das partes no resultado final.

O artigo 3º, §3º do Novo Código de Processo Civil dispõe que “a  conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial”. As partes participam da solução do problema na conciliação e na mediação, que são métodos de autocomposição (forma de solucionar o conflito pelo consentimento espontâneo de um dos conflitantes em sacrificar o interesse próprio, no todo ou em parte, em favor do interesse alheio).

Diferenciais da Pós-Unifor

A Pós-Unifor apresenta cursos presenciais híbridos (carga horária presencial + online) e também cursos com aulas totalmente online. A especialização em Direito Processual Civil é voltada para graduados em Direito que desejam exercer atividade profissional nessa área, estarem aptos a atuar na prática forense e a trabalhar a argumentação jurídica nas relações jurídico-processuais. 


A professora da Pós-Unifor, Brena Bonfim, que vai mediar a masterclass, destaca diferenciais da especialização em Direito Processual Civil (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora Brena Bonfim destaca, entre outros diferenciais, que as disciplinas são ministradas por professores com reconhecimento acadêmico e atuação profissional nas mais diversas funções jurídicas (advogados, magistrados, membros do Ministério Público, mediadores e gestores do Poder Judiciário). 

A especialização está voltada à formação de especialidade técnica na área do processo civil e ao desenvolvimento de habilidades profissionais relacionais para formação de profissionais líderes nos seus ambientes profissionais. alunos da Pós-Unifor têm a oportunidade de participar de missões locais e nacionais para conhecer o funcionamento e os intérpretes dos principais tribunais do país além de eventos interdisciplinares mensais para atualização profissional.

Serviço:

Masterclass com professor Mozart Borba
Tema: As competências do processualista do futuro: como o CPC de 2015 alterou o perfil profissional do advogado
Data: 3 de dezembro
Horário: 19h30
Link para inscrição