null Concludentes de 2020.2 com melhores notas são agraciados com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Sex, 22 Janeiro 2021 20:40

Concludentes de 2020.2 com melhores notas são agraciados com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Universidade de Fortaleza premia os estudantes com melhor desempenho de cada Centro de Ciências. Anúncio dos contemplados aconteceu na última quarta-feira, 20 de janeiro.


Cerimônia ocorreu virtualmente e emocionou a todos com relatos das trajetórias dos concludentes.
Cerimônia ocorreu virtualmente e emocionou a todos com relatos das trajetórias dos concludentes.

Concluir uma graduação já é, por si só, motivo de orgulho e felicidade. Mas encerrar esse ciclo em "grande estilo", mesmo em meio à pandemia, é um orgulho adicional durante a celebração. Visando reconhecer os esforços e incentivar a continuidade na formação acadêmica de seus alunos, a Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz –, agracia semestralmente cinco estudantes recém-formados, que obtiveram as maiores notas nos seus respectivos Centros de Ciências, com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

O anúncio dos concludentes de 2020.2 que conquistaram tal feito ocorreu formalmente ao fim da tarde da última quarta-feira, 20 de janeiro, por meio de uma videoconferência. O encontro virtual contou com a participação da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; de Fátima Maria Veras, reitora da Unifor; Cristina Praça, chefe de Gabinete da Reitoria; de Henrique Sá, Vice-Reitor de Graduação; e de Ana Quezado, diretora de Comunicação e Marketing da instituição.

Foram contemplados com a bolsa os concludentes Jocivan Nogueira Farias, do curso de Ciências Contábeis (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão); Priscyla Ciríaco Cortez, do curso de Direito (Centro de Ciências Jurídicas); Carolina Rocha Peixoto, do curso de Psicologia (Centro de Ciências da Saúde); Vallúcio Rodrigues Oliveira, do curso de Engenharia Civil (Centro de Ciências Tecnológicas); e Caroline Carvalho Miranda, do curso de Estética e Cosmética (Cursos Superiores de Tecnologia).

A entrega das Bolsas ocorre tradicionalmente durante a Cerimônia de Colação de Grau; no entanto, devido à pandemia, o evento aconteceu virtualmente, assim como no semestre anterior. Os egressos receberão o certificado físico em suas casas na próxima semana.

Na solenidade, a surpresa e alegria dos estudantes logo se transformou em sentimento de gratidão. Os agraciados utilizaram o momento da vídeo-chamada para compartilhar experiências comoventes sobre o período que passaram pela Unifor e também sobre a premiação da bolsa. Confira os depoimentos a seguir.

Celebrando conquistas

“A batalha da minha segunda graduação foi árdua, porém gratificante. A jornada começou em janeiro de 2014, mas tive que suspendê-la em meados de 2017 para me dedicar ao tratamento de saúde de um dos meus filhos, regressando em 2020 para concluir o curso. Soube da Bolsa Yolanda Queiroz pela minha esposa, que é graduada em Psicologia pela Unifor, e então passei a lutar para manter a minha nota alta. Sou muito grato a Deus por ter atingido meu objetivo com êxito. Agradeço ainda à Unifor pela recompensa oferecida, motivando cada vez mais o aluno que se dedica aos estudos e supera todas as dificuldades. Aos graduandos, aconselho que mantenham o foco. Para o futuro, pretendo cursar o Mestrado Profissional em Administração com o objetivo de me auxiliar na administração pública e, posteriormente, na iniciativa privada.”

Jocivan Nogueira Farias, 40 anos. Major do Exército Brasileiro e concludente do curso de Ciências Contábeis da Unifor.
 

“Desde que retornei à Unifor, decidi que daria o meu melhor e, aos poucos, a graduação em Direito passou a ser mais do que um hobby, transformando-se na realização de um sonho. Foram 5 anos e meio de sacrifícios e ausências e, enfim, a tão esperada bolsa Yolanda Queiroz veio! Hoje me sinto muito grata e realizada por ver todo o meu esforço reconhecido com esta premiação. Só tenho a agradecer a esta instituição e dizer que após duas graduações e uma especialização, ela continuará sendo a minha casa. Pretendo agora cursar a Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal, preparando-me para usufruir da bolsa no Mestrado de Direito Constitucional ou de Direito e Gestão de Conflitos. Ainda analisando para qual irei escolher, mas com a certeza de que, nesta casa, estarei sempre no caminho certo.”

Priscyla Ciríaco Cortez, 37 anos. Fisioterapeuta e concludente do curso de Direito da Unifor.
 

“Para mim, receber a Bolsa Yolanda Queiroz foi a realização de um grande sonho. Após ter os meus dois primeiros filhos, senti-me convocada a fazer o curso de Psicologia e, logo no começo, soube que queria ser psicóloga para o resto da vida! Com muito esforço e dedicação, passei seis anos para me formar. Fui monitora institucional e voluntária; também fiz estágio na área escolar com grupo infantil e no Plantão Psicológico no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Pretendo continuar a estudar por muito tempo! Estou muito feliz, honrada e orgulhosa. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus professores, amigos, colegas de curso, a todos que acreditaram em mim e à Unifor, a melhor Universidade. A Universidade de todos!”

Carolina Rocha Peixoto, 37 anos. Bacharel em Administração e concludente do curso de Psicologia da Unifor.
 

“Receber a bolsa Yolanda Queiroz é realmente muito gratificante. É uma forma de reconhecimento pela dedicação e esforço investido em nossos estudos; por todas as madrugadas de estudos e trabalhos; por todos os finais de semana que passamos estudando; e por tentar ir sempre além do que é esperado de nós. 
Vejo também como uma forma de incentivo para que o aluno busque sempre a excelência. Só tenho a agradecer à Universidade, ao corpo docente da Engenharia Civil pelo apoio durante toda a caminhada, e por toda a estrutura que a Unifor proporciona aos alunos para que possamos ter um aprendizado de qualidade.
Futuramente pretendo fazer mestrado e doutorado. Quero sempre estar estudando e me aprimorando. A graduação foi apenas o primeiro passo e, graças à Bolsa Yolanda Queiroz, posso dar o segundo!”

Vallúcio Rodrigues Oliveira, 29 anos. Concludente do curso de Engenharia Civil da Unifor.
 

“Realmente é uma trajetória bem difícil não só para nós, mas para todo o mundo, ainda mais em um ano desses de pandemia. E é muito bom saber que esse mérito foi dado, esse reconhecimento foi realizado. Fico extremamente feliz e agradecida. Ter recebido essa bolsa é realmente uma gratificação enorme. A palavra para descrever isso é gratidão: agradecer a Deus, agradecer à família que apoia a gente, aos amigos. É muito bom saber que nosso esforço foi reconhecido e eu acho que essa é a melhor parte de todas, ainda mais em uma Universidade que é reconhecida em todo Nordeste. Essa vitória, esse mérito de ganhar, funciona. Daqui nós vamos para o futuro. Estou pensando em fazer um mestrado em Ciências Médicas, que é o que está mais me chama atenção pela questão da formação. ”

Caroline Carvalho Miranda, 28 anos. Farmacêutica e concludente do curso de Estética e Cosmética da Unifor.