Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing celebra 30ª edição em evento na Unifor
CIMaR 2023 abordará ensino e pesquisa em marketing internacional e contará com workshop de desenvolvimento profissional

O marketing internacional é afetado por diversos fenômenos globais e locais. Dessa forma, para sustentar o desempenho desejado, é essencial que as organizações gerenciem as megatendências da melhor maneira possível. Sempre atenta às mudanças mercadológicas atuais, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebe a Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing – CIMaR 2023, de 19 a 22 de junho.
O evento, resultado da parceria entre pesquisadores de vários países cuja temática principal das pesquisas se concentra na internacionalização de empresas, é realizado anualmente em universidades ao redor do mundo. A edição realizada na Unifor marca os 30 anos do CIMaR, e tem como tema “Negócios internacionais em tempos disruptivos: insights de acadêmicos e profissionais”. A submissão dos trabalhos acontece de 15 de janeiro a 27 de fevereiro. Professores e alunos podem participar.
Focado nas questões teóricas e empíricas relacionadas ao marketing internacional em tempos de disrupção, o CIMaR 2023, examinará percepções de profissionais e acadêmicos sobre como gerenciar com sucesso os desafios que afetam determinada área do marketing. A conferência abordará o ensino e a pesquisa em marketing internacional, além de métodos de pesquisa e publicação em periódicos importantes. Um workshop de desenvolvimento profissional também será realizado no evento.
Os pesquisadores são encorajados a enviar seus trabalhos nas seguintes áreas temáticas (outros tópicos também serão bem-vindos):
- Digitalização do marketing internacional;
- Marketing responsável e sustentável na quase pós pandemia da Covid-19;
- Ética, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa;
- Mudanças climáticas e o impacto no comércio internacional;
- Distribuição e logística sustentáveis no marketing internacional;
- Estratégia de marketing internacional – perspectivas do consumidor e do negócio;
- Cadeias globais de valor e internacionalização;
- Desafios e oportunidades do mercado emergente no marketing internacional;
- Perspectivas empreendedoras em marketing internacional;
- Gestão do mix de marketing em tempos de disrupção.
Datas importantes
- 15 de janeiro de 2023: O sistema de envio é aberto
- 27 de fevereiro de 2023: Prazo para Resumos e Submissões de Artigos
- 27 de março de 2023: Notificações de Aceitação
- 27 de março de 2023: Inscrições Abertas*
*O calendário oficial será divulgado em breve
Serviço
Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing – CIMaR 2023
Datas: 15 de janeiro a 27 de fevereiro (submissão de trabalhos) | 19 a 22 de junho (evento presencial)
Local: Universidade de Fortaleza - Unifor
Clique aqui para mais informações