angle-left Confira ações da Universidade de Fortaleza no combate à Covid-19

Qui, 2 Julho 2020 18:58

Confira ações da Universidade de Fortaleza no combate à Covid-19

A Universidade de Fortaleza investe em serviços e projetos que ajudam os cearenses a encarar o “novo normal” decorrente da pandemia do novo coronavírus. Saiba mais sobre as iniciativas a seguir.


Universidade de Fortaleza investe em projetos e disponibiliza serviços em à pandemia do novo coronavírus (Foto: Ares Soares).
Universidade de Fortaleza investe em projetos e disponibiliza serviços em à pandemia do novo coronavírus (Foto: Ares Soares).

A atual crise de saúde pública impôs uma série de medidas restritivas a níveis globais. Agora, o mundo inteiro enfrenta o desafio de lidar com o isolamento social, ao mesmo tempo em que atravessa uma crise no sistema de saúde e precisa driblar os efeitos negativos no âmbito econômico.

Ciente do seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade cearense, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, além de diversas ações diretas de saúde e auxílio social no combate à pandemia, oferece aos cearenses serviços que visam reduzir os impactos da crise no dia a dia. Confira, a seguir, mais informações sobre alguns deles.

Ações realizadas pela Unifor

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza divulgou investimento em dez projetos de pesquisa selecionados via edital que tenham como foco a contribuição significativa e imediata no enfrentamento da COVID-19 e de suas consequências. Fomentada pela Fundação Edson Queiroz, a iniciativa terá o investimento inicial de R$ 400 mil reais. As equipes de pesquisadores trabalharão até o fim de 2020 para entregar os resultados da produção científica proposta. 

Confira aqui as dez pesquisas selecionadas.

Implementada no início de maio, a Unidade de Diagnóstico Covid-19 instalada na Universidade de Fortaleza já analisou quase três mil exames da doença. Todas as amostras foram coletadas em pacientes atendidos nas Unidades de Saúde do estado, e enviadas ao laboratório de Bioagentes Patogênicos do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Unifor pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo do Ceará, pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e pelas UPAs Edson Queiroz e Bom Jardim. Saiba mais sobre a ação aqui.

O retorno progressivo das atividades presenciais no campus da Universidade de Fortaleza, requer muito cuidado e atenção em meio à pandemia de Covid-19. Pensando nisso, a Universidade realizará, de 1º a 3 de julho, o Treinamento de Biossegurança para todos seus funcionários, seguindo as normas de distanciamento social, proteção individual e higiene do Plano Estadual de Contingência do Ceará. 

O Treinamento é uma parceria entre o Núcleo Integrado de Atenção Médica (NAMI), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Mais informações podem ser obtidas aqui.

A Universidade de Fortaleza, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, distribuiu 3 milhões de máscaras de tecido para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa fez parte do projeto “Todos com Máscara”, desenvolvido pela prefeitura e que objetivou produzir máscaras com o auxílio de autônomos, microempreendedores individuais e microempresas. O modelo do produto foi desenvolvido por professoras do curso de Design de Moda da Unifor. 

A Universidade de Fortaleza participou, junto à UFC e ao FIEC, do desenvolvimento do Elmo, um capacete de respiração assistida para tratamento de Covid-19. Presente na iniciativa desde o início, a Unifor esteve em três frentes de atuação: projeto das peças do capacete, testes de validação do protótipo e integração das ações com as empresas do Grupo Edson Queiroz.

O novo equipamento prevê a utilização de um mecanismo de respiração artificial não invasivo, sem necessidade de o paciente ser intubado. A alternativa teve o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP).

Saiba mais sobre aqui.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) do curso de Jornalismo da Unifor realizou análise sobre o comportamento de marcas corporativas durante a pandemia de Covid-19. O estudo, que ponderou interações entre marcas e clientes por meio das redes sociais, objetivou compreender a relação entre as empresas e o novo coronavírus sob a ótica do marketing, observando como estas organizações se comportam durante a pandemia. O resultado da pesquisa pode ser acessado aqui.

O Núcleo de Consultoria Empresarial do curso de Administração da Universidade de Fortaleza desenvolveu o Informe Panorama Covid-19 no Ceará. O material, produzido e publicado diariamente, visa facilitar o entendimento de gráficos e indicadores de saúde que estiveram fora do contexto de gestão empresarial. Saiba mais aqui.

Professores e alunos do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), ligado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, se uniram e realizaram um estudo sobre os impactos do novo coronavírus na economia brasileira e cearense. 

No trabalho desenvolvido pelo Nupe, os economistas traçam possíveis cenários para o Brasil e o Ceará, a partir de análises do Produto Interno Bruto, em níveis nacional e estadual. 

O Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, lançou o Programa Fortalecendo Famílias, iniciativa que reúne coletânea de cursos gratuitos sobre temáticas relacionadas às famílias no contexto da pandemia e pós-pandemia. 

Os vídeos do projeto tratam dos temas saúde mental, conjugalidade, parentalidade, perdas e luto, população LGBT, resiliência familiar, resiliência comunitária e práticas de cuidado em famílias. Eles podem ser assistidos no canal do YouTube do Lesplexos. O material é direcionado a estudantes e profissionais da área de psicologia, além de pessoas interessadas na promoção de saúde e bem-estar familiar. Saiba mais aqui.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) objetiva disseminar a devida educação fiscal para a sociedade. Oriundo do convênio entre a Universidade de Fortaleza, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), SEFAZ, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC), o Núcleo segue disponibilizando atendimentos durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Aos interessados, os horários de atendimento virtualizado são às terças e quintas-feiras, de 17h às 19h, através do email naf@unifor.br. 

Estudantes membros do NAF também estão participando de treinamentos de cursos da Receita Federal em ambiente remoto. Além disso, o Núcleo cria conteúdo para postagens nas redes sociais voltados para o desenvolvimento de cartilhas e perguntas e respostas nesse momento de Covid-19. 

No último mês de março, o curso de Publicidade e Propaganda inaugurou sua nova agência experimental de conteúdo: a 365Lab. Gerido pelos professores Cláudio Sena, Jari Vieira e Diego Henrique, o espaço aproxima os alunos do curso ao cotidiano praticado por empresas de comunicação e às suas atividades.  

A proposta do laboratório é preparar, por pelo menos um ano, alunos da graduação em Publicidade e Propaganda para o mercado de trabalho, trazendo oportunidades de crescimento ao gerenciar a comunicação de clientes reais, sendo eles Projetos Sociais ou Organizações Não-Governamentais. Entre os principais atendidos, estão o IPREDE - Instituto da Primeira Infância; o Grupo Gratidão, que trabalha com ações sociais; o Instituto Ação e Reação; e também a própria Universidade, em casos específicos.

A EPRO Consultoria, Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção da Unifor, está oferecendo serviços de consultoria de forma gratuita para auxiliar empreendedores a desenvolver estratégias para a manutenção de seus negócios.

Os serviços ofertados incluem orientações sobre controle financeiro, para controlar e manter o fluxo de caixa da empresa, planejamento estratégico, para executar estratégias para alcançar os objetivos da empresa e modelo de negócio, para definir como a empresa pode adaptar seu produto/serviço para criar, entregar e capturar valor dentro do mercado.

Mais informações por e-mail (contato@eproconsultoria.com) ou pelo Instragram (@eproconsultoria).

A pandemia de Covid-19 está afetando de forma mais agressiva o negócio de micro e pequenos empreendedores, que precisam usar a criatividade e adaptar-se rapidamente às rápidas mudanças impostas pelo isolamento social. Por isso, a Unifor presta consultoria gratuita a micro e pequenas empresas a partir do projeto EGES Consult Júnior. A iniciativa é uma ação do curso de Administração e do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor. 

O projeto vai disponibilizar a expertise dos professores da Universidade de Fortaleza nas áreas de finanças, marketing, vendas, logística, produção, entre outras, para ajudar as empresas a se adequarem ao momento atual e projetarem cenários futuros. Os interessados poderão enviar suas dúvidas e pedidos de orientação para o e-mail: eges@unifor.br. A ação também contará com o apoio dos alunos do curso de Administração.