Criadora do Movimento Black Money, Nina Silva participa de Aula Magna sobre Empreendedorismo
Nina enfrentou o racismo empresarial e foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes
Nina Silva, a criadora do Movimento Black Money, é a convidada para Aula Magna promovida pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição pertencente à Fundação Edson Queiroz. O evento com tema “Novos futuros e sociedade 5.0” recebe novos alunos do grupo das Escolas de Tecnologia e de Comunicação e Gestão, de forma inteiramente virtual.
Compreender as mudanças no mundo inclui compreender jornadas de sucesso e, assim, tendências sociais. "É sempre engrandecedor ouvir um grande nome, uma grande experiência. Além de fazer ponte com grandes experiências nacionais e experiências de grandes empresas, é o momento de se ter proximidade, networking e gerar conexões”, afirma Mariana Mota, coordenadora das Escolas de Comunicação e Gestão.
"Além de fazer ponte com grandes experiências nacionais e experiências de grandes empresas, é o momento de se ter proximidade, networking e gerar conexões”, afirma Mariana Mota, coordenadora das Escolas de Comunicação e Gestão. "Observando o sucesso de nomes de expressão nacional, é possível inspirar nos alunos a romper barreiras e acreditar que seus sonhos, também, são possíveis", comenta Adriana de Oliveira, coordenadora da Escola de Tecnologia.
Movimento Black Money
O movimento visa conectar empreendedores e consumidores através de um marketplace, espaço de vendas online que agrupa diversos lojistas. Dessa maneira, incentiva e abre espaço para o empoderamento de jovens negros. Dentre os projetos está o Afreektech, vertente educacional que conta com cursos próprios e de parceiros. Além disso, a startup D’BlackBank oferece serviços financeiros para consumidores e empreendedores negros. Alinhado com tecnologias de ponta, o Movimento Black Money se consolida dentro da chamada sociedade 5.0, definida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) como “modelo de organização social em que tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas”.
Assim como a sociedade 5.0 marca o mundo globalizado em relação à tecnologia, os novos futuros visam à sustentabilidade. Portanto, o Movimento Black Money se une à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 de Desenvolvimento Sustentável para o mundo. Dessa forma, contribui para dez dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), objetivos globais estabelecidos em 2015 durante Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável:
- Objetivo número 1: Erradicação da pobreza;
- Objetivo número 2: Saúde e bem-estar;
- Objetivo número 4: Educação de qualidade;
- Objetivo número 5: Igualdade de gênero;
- Objetivo número 6: Trabalho decente e crescimento econômico;
- Objetivo número 7: Indústria, inovação e infraestrutura;
- Objetivo número 8: Redução das desigualdades;
- Objetivo número 9: Cidades e comunidades sustentáveis;
- Objetivo número 10: Consumo e produção responsáveis;
- Objetivo número 11: Paz, justiça e instituições eficazes.
Nina Silva
Executiva de Tecnologia da Informação com 20 anos de experiência no segmento de Produtos e Serviços de TI em empresas nacionais e multinacionais. Gestão de equipes em Rollouts, Implementações, Melhorias e Suporte. Construção e acompanhamento de indicadores de desempenho – KPI’s. Gestão de implantação, testes e redesenho e monitoramento de processos, criação de fluxos, controles internos, centros de custos e sistematização da informação. Bem como, análise financeira, elaboração e execução de pré-vendas, negociação de contratos, entendimento de implicações legais e fiscais.
SERVIÇO
Aula Magna para Escolas de Tecnologia e de Comunicação e Gestão
Tema: Novos futuros e sociedade 5.0
Palestrante: Nina Silva
Data: 17/05
Horário: 19h
Sala virtual: Google Meet