null Curso de Cinema da Unifor realiza segunda edição da Mostra Cenas de Quarentena

Qui, 25 Fevereiro 2021 16:52

Curso de Cinema da Unifor realiza segunda edição da Mostra Cenas de Quarentena

As inscrições devem ser realizadas até 22 de abril de 2021. Os três curtas-metragens mais votados pelo público serão agraciados com um tablet para cada obra.

Cena do curta-metragem “Angústia”, dirigido por Dinorá Melo. Uma das ganhadoras da primeira edição da Mostra, em 2020.

A TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza prorrogaram as inscrições para a Mostra Unifor Cenas de Quarentena. Até 22 de abril, estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da instituição devem enviar curtas-metragens caseiros de até três minutos. As obras selecionadas serão exibidas pela TV Unifor e pelas mídias sociais da universidade, junto a entrevistas com os realizadores.

A Mostra Unifor Cenas de Quarentena tem o objetivo de incentivar a produção e a expressão artística dos estudantes da Universidade de Fortaleza durante a pandemia. Para participar, os realizadores devem elaborar um curta-metragem de até três minutos, captado por uma câmera de celular, com tema e tipologia (documentário, ficção ou animação) livres. Os diretores devem filmar com o celular posicionado na horizontal e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

“Eu acho que a Mostra Unifor Cenas de Quarentena é um grande motivador para a produção artística dos alunos, porque todos os trabalhos que eles fazem são sempre acompanhados pelos professores, e o que a Mostra propõe é um mergulho individual. É muito bacana e acho que muito estimulante para o fazer artístico, e sem contar que é uma possibilidade de resposta nesse momento, um momento de tanta contenção, onde a gente tem que segurar tanta coisa, então acho que a provocação para eles fazerem esses filmes também é um convite para se expressarem e trazerem respostas artísticas nesse momento tão difícil que a gente está vivendo.” destaca o professor Max Eluard, um dos curadores da Mostra.

A coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, professora Bete Jaguaribe, fala da importância da Mostra Cenas de Quarentena. “Estamos vivendo um momento de grande tensão mundial, que interpela diretamente o fazer artístico. O exercício de fazer cinema num ambiente de restrições impostas pela pandemia é um ato político de resistência, na medida em que reafirmamos a importância da arte no atual estado em que vivemos.” diz a professora, acentuando a potência estética dos trabalhos realizados na primeira edição da Mostra. “É um conjunto de obras que expressam a capacidade de invenção de nossos alunos”.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição até o dia 22 de abril de 2021. Para acessar a ficha, o realizador responsável pela inscrição deve estar conectado ao e-mail institucional da universidade (@edu.unifor.br).

Os filmes selecionados deverão ser enviados por Google Drive, Dropbox, Wetransfer, MyAirBridge (ou outro porta-arquivos virtual), com as seguintes especificações: MP4; MKV; mínimo 720p máximo 1080x1920.

Premiação

Os curtas-metragens selecionados serão exibidos pela TV Unifor (canal 181 da NET; e 14 da Multiplay) e publicados pelo canal da Unifor no YouTube, em uma programação especial de entrevistas com os realizadores. Os três filmes que obtiverem o maior número de likes nas duas primeiras semanas de exibição, a contar da data de postagem dos vídeos, serão agraciados com um tablet cada.

Comissão de seleção

A comissão de seleção está formada e espera os curtas-metragens dos alunos. Após assistir aos filmes, serão selecionados ao menos 10% dos inscritos. Os critérios vão desde a originalidade da obra, o bom uso dos recursos disponíveis até a qualidade técnica da realização. A divulgação dos selecionados para concorrerem à premiação será realizada por meio das mídias sociais da universidade.

Conheça os profissionais:

Lis Paim é cineasta, montadora, cineclubista e jornalista. Mestra e pesquisadora em Artes, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e coordenadora de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes.

Marcelo Müller é diretor, roteirista e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, tem a direção como objeto de estudo.

Bárbara Cariry é diretora, roteirista, produtora, assistente de direção e de montagem em projetos de cinema e de televisão. Graduada em Audiovisual pela Universidade de Fortaleza, tem mestrado em Curadoria pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Max Eluard é produtor de cinema, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, diretor da TV Unifor e da Avoa Filmes. Produziu sete longas e mais de 20 curtas na carreira, que já viajaram os principais festivais do Brasil e do mundo.

Emilly Guilherme é produtora cultural, realizadora audiovisual e estudiosa na área das artes. Graduada em Cinema pela Universidade de Fortaleza, teve como TCC a Mostra Alencarinas - primeira mostra de cinema cearense feito por mulheres. A experiência gerou a criação do coletivo CINEMUL - Cinema feito por Mulheres.

FAQ

Para simplificar o processo e sanar as dúvidas e perguntas sobre o regulamento e as inscrições, a organização da Mostra Unifor Cenas de Quarentena elaborou uma FAQ (Frequently Asked Questions) com respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos alunos interessados em submeter suas produções.

> Confira mais informações sobre a Mostra Unifor Cenas de Quarentena