null Curso de Comércio Exterior participa do Ceará Global 2018

Curso de Comércio Exterior participa do Ceará Global 2018

Evento no dia 9 de agosto abordará a temática “Internacionalização da Economia do Ceará”.

Em 2017 o Porto do Pecém movimentou mais de 15 milhões de toneladas de cargas. As exportações subiram 95% e as importações 29% na comparação com o ano anterior. (Foto: Informativo dos Portos)

Fortaleza recebe, no próximo dia 9 de agosto, a segunda edição do Ceará Global com o tema “Internacionalização da Economia do Ceará”. A programação vai debater a internacionalização da economia no estado, apresentando o cenário de participação e concentração do capital estrangeiro no Brasil.

O evento ocorre de 9h às 12h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e tem como público alvo empresários, executivos e servidores de empresas e instituições engajadas com comércio exterior e investimento estrangeiro.

O curso de Comércio Exterior da Unifor participa da ocasião por meio do projeto Ceará Global na rede social de negócios Linkedin, ação do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) em que os estudantes divulgam informações sobre o cenário empresarial cearense a fim de alcançar potenciais parceiros e investidores estrangeiros.

“Esta será a segunda edição do evento Ceará Global na qual a Unifor está representada pelo curso de Comércio Exterior. É importante evidenciar e parabenizar nossos alunos que fazem parte do editorial do Ceará Global, desde sua implantação. A academia cada vez mais próxima ao setor público e privado, e presente nas ações voltadas a participação das empresas cearenses no comércio exterior brasileiro”, destaca Mônica Luz, professora do Curso de Comércio Exterior da Unifor, coordenadora do Nupex e segunda-secretária da presidência do CT COMEX & IE.

A iniciativa é realizada pela Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, ligada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e pela Fiec, através do Centro Internacional de Negócios e do Conselho de Relações Internacionais.

Programação*

• 08h30 - Credenciamento
  • 09h - Abertura - Beto Studart (Presidente da Fiec)
  • 09h30 - Atuação da Apex-Brasil: Oportunidades de investimentos estrangeiros - Sergio Ferreira (Analista de Negócios do Escritório da Apex-Brasil no Nordeste)
  • 09h45 - Internacionalização da economia do Ceará - Élcio Batista (Secretário Chefe de Gabinete do Estado do Ceará)
  • 10h - O investimento estrangeiro no Ceará - Rômulo Alexandre Soares (Vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior - FCCE)
  • 10h15 - Como fazer negócios com:
    Itália - Paulo Magnani (Presidente da Câmara da Itália no Ceará)
    Holanda - Thiago Furtado (Coordenador da BRADUTCH Ceará)
  • 11h - Ceará Global: casos de sucesso
    Grendene - Emílio Moraes (Assessor da Vice-presidência da Grendene S/A)
    Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - Ricardo Parente (Diretor da AECIPP)
  • 11h30 - Encerramento

*Programação sujeita a alteração.

Ceará Global 2018 - Internacionalização da Economia do Ceará
Data: 9 de agosto de 2018
Local: Auditório Luiz Esteves - FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)