null Curso de Design de Moda da Unifor é o primeiro colocado no “Concurso dos Novos” do Dragão Fashion Brasil

Ter, 4 Agosto 2020 20:26

Alunos se destacam com a coleção “E-404”, que explora uma visão crítica e distópica do futuro da moda. Instituições de ensino de todo o Brasil participaram do concurso.

Croquis da coleção “E-404”. Cada modelo foi inspirado em uma problemática contemporânea da moda (Imagem: Divulgação)

Qual o futuro da moda? Para os alunos do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, essa pergunta deve ser respondida com atenção voltada para um grande leque de fatores sociais e ambientais. São estes os elementos por trás da coleção “E-404”, que no último fim de semana foi coroada com a primeira colocação no “Concurso dos Novos”, voltado para jovens profissionais e estudantes do universo fashion, na edição 2020 do festival Dragão Fashion Brasil (DFB).

Os graduandos Júlia Fonseca, Luan Pimentel, Myrella Castro e Paulo Victor Silva representaram a Universidade no concurso, que tinha a visão futurista da indústria como principal provocação. “Todo o processo começou em dezembro, ainda no ano passado. Quando o edital saiu, ele pedia que visualizássemos um desfile que aconteceria daqui a dez anos, apresentando o que seria o futuro da moda”, explica Pimentel.

O desafio, entretanto, seguiu um caminho inesperado para o time de jovens designers. Sobre a experiência, o estudante prossegue: “Realizamos um embasamento teórico e, quanto mais a gente lia e pesquisava, mais acreditávamos que o futuro da moda não seria tão otimista assim, e que os problemas que ela tem atualmente vão ser agravados no que está por vir. A partir de algum momento ela vai ter que ser ‘resetada’, e o que atualmente é uma contracorrente, que é a questão do slow fashion, da moda mais consciente, vai ter que virar a corrente grande, porque senão o mercado sofrerá danos”.

Como consequência, foi essa a perspectiva que serviu de base para as criações que constituem a “E-404”, cujo título faz referência aos “códigos de erro” em telas eletrônicas. “A gente pegou alguns pontos que achávamos ser muitos cruéis no mundo da moda e começamos a criar looks a partir deles, como uma forma de crítica”, conta a aluna Myrella Castro. “A gente arriscou muito quando pensamos nesse futuro distópico”, completa Luan.

O resultado constrói um percurso que representa temas polêmicos em torno da moda, como digital influencers e consumo excessivo, aprisionamento de padrões estéticos, escravidão profissional, acorrentamento ideológico e impacto ambiental. De acordo com Myrella, “É uma coleção muito política e extremamente questionadora ao futuro da moda. A nossa grande mensagem é a de que a humanidade precisa parar e pensar no que está fazendo para conseguir a possibilidade de ter uma página em branco mais à frente”.

“Dentro da moda, a gente não consegue ficar parado”

Mesmo com planejamento adiantado, a participação dos estudantes no evento contou com muitos percalços; o maior deles, sem dúvidas, foi a pandemia do novo coronavírus. “Antes da pandemia, estávamos com a expectativa alta, pois a gente queria muito ver os croquis ganhando vida, ver o desfile, vivenciar essa parte”, diz a futura estilista ao representar o grupo. “Sofremos esse ‘banho de água fria’, pois logo na semana seguinte à nossa inscrição, começou o isolamento social”.

Com a adaptação do evento para meios digitais, as esperanças do time não foram perdidas: uma das peças da coleção pôde ser confeccionada e divulgada em editorial para o concurso. “Fomos aceitando a ideia de que precisamos nos adequar e de que não poderíamos parar. Dentro da moda, e principalmente no nosso curso, o movimento é uma premissa muito básica. A gente não consegue ficar parado”, revela a aluna.

Para os participantes do projeto, esse estímulo proveniente da graduação na Unifor funcionou como um combustível. “Tivemos um retorno muito positivo dos professores e da coordenação, e isso trouxe muita confiança. Não teríamos conseguido produzir uma coleção tão exímia sem a liberdade que eles deram para nós, e sempre orientando muito”, diz Myrella. Luan, por sua vez, destaca que “foi um processo feito por várias mãos, e tivemos ajuda em diversos aspectos, das coordenadoras e do corpo docente. A instituição em si nos ajudou bastante no que pôde. Em tudo o que a gente fez, tivemos muito apoio”.

Para Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Design de Moda, o prêmio de primeiro lugar abre novos caminhos para todos os envolvidos no projeto. Ela afirma que “o Dragão Fashion é um dos maiores eventos nacionais de moda autoral. O ‘Concurso dos Novos’ estimula muito a questão da criatividade e da inovação, e por isso que é tão importante para os alunos. Nossa instituição fez um excelente trabalho nesta edição do evento, pois fomos campeões tanto neste concurso como no de fashion films, com alunos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual. Isso realmente marca a trajetória da Unifor dentro deste evento, que é tão relevante”.

Confira, abaixo, reportagem veiculada na TV Unifor com depoimentos dos quatro estudantes que assinam a coleção “E-404”, assim como imagens do editorial produzido para o concurso.