null Curso de Fisioterapia celebra 50 anos em exposição inédita

Curso de Fisioterapia celebra 50 anos em exposição inédita

Intitulada “Feitos a mão”, iniciativa retrata, por meio de imagens e vídeos, a história da graduação ao longo dos anos

A exposição nasceu da análise de uma pasta “memorial” feita à mão por Maria Tereza Aguiar, fisioterapeuta de destaque no Ceará (Imagem: Divulgação)

De 9 a 11 de outubro, o curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza a exposição “Feitos a mão”, em comemoração aos 50 anos da graduação e ao Dia Nacional do Fisioterapeuta (13 de outubro). A cerimônia de abertura acontece no dia 9, às 8h, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor, e contará com homenagem à Dra. Maria Tereza Aguiar Pessoa Morano, pelos serviços prestados à sociedade cearense como fisioterapeuta.

Em seguida, os presentes serão direcionados para o espaço "Diálogos", no Espaço Cultural Unifor. A exposição retrata, por meio de imagens, vídeos e recursos terapêuticos utilizados, a história da graduação ao longo de 50 anos de existência. A iniciativa é aberta ao público e nasceu da análise de uma pasta "memorial" feita à mão pela professora Maria Tereza, o que, de forma tão genuína, aponta a importância das mãos para o profissão. Durante os dias da exposição, o espaço receberá também importantes fisioterapeutas que passaram pelo curso para um momento de bate-papo.

Sobre o curso de Fisioterapia da Unifor

O bacharelado em Fisioterapia da Universidade de Fortaleza surgiu em 21 de março de 1973, quando o ministro Jarbas Passarinho veio à capital cearense para proferir a aula inaugural que deu origem à instituição.

Hoje, o curso possui nota 4 em Conceito de Curso (CC), atribuída pela avaliação do Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma matriz curricular atualizada, integrada e dentro dos padrões internacionais, os estudantes têm contato, desde o primeiro semestre, as vivências e práticas nos ambientes de trabalho.

Além disso, ao concluir a graduação, o profissional estará qualificado para trabalhar em diversos setores da saúde e da educação, na rede pública e privada, de forma apta a lidar com os desafios presentes em um mercado que se encontra em expansão contínua para diversas especialidades de atuação.

Exposição “Feitos a mão” – 50 anos do curso de Fisioterapia
Exibição: 9 a 11 de outubro de 2023
Horário: 8h (abertura)
Local: Auditório da Biblioteca (abertura) | Espaço Diálogos – Espaço Cultural Unifor