null Docente do curso de Direito profere palestras em eventos internacionais sobre crime organizado

Rafael Mota participará do II Fórum Nacional sobre Delinquência Organizada e de seminário promovido pela Escola Superior de Guerra do Exército Peruano

O professor do Centro de Ciências Jurídicas possui doutorado em Direito Constitucional pela Unifor e pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, possui um corpo docente composto por profissionais altamente qualificados, com projetos que ultrapassam os muros da instituição. Para além de sua participação dentro da Universidade, os professores, de renome nacional e internacional, são convidados para participar de grandes encontros acadêmicos e científicos Brasil afora.

É o caso de Rafael Mota, professor do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, que nos dias 22 e 23 de março irá proferir duas palestras em eventos internacionais. A primeira acontecerá no Seminário sobre terrorismo, crime organizado transnacional e sua convergência com a crise e os protestos na América Latina, promovido pela Escola Superior de Guerra do Exército Peruano – Escola de Pós-Graduação, e terá o tema “Crime Organizado Transnacional Urbano e o emprego das Forças Armadas”.

A segunda palestra acontece no dia seguinte (23), no II Fórum Nacional sobre Delinquência Organizada, promovido pela Comissão Nacional de Justiça Penal e Segurança Pública do México. Na ocasião, o docente abordará a delinquência organizada brasileira e as repercussões para a América Latina. Este evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta se inscrever por meio deste link

Ambos eventos serão presenciais e virtuais – as participações do professor Rafael Mota serão virtuais, e suas palestras serão proferidas em espanhol.

22 de março

• 18h: Seminário sobre terrorismo, crime organizado transnacional e sua convergência com a crise e os protestos na América Latina | Palestra “Crime Organizado Transnacional Urbano e o emprego das Forças Armadas”

23 de março

• 15h30: II Fórum Nacional sobre Delinquência Organizada: ameaças regionais | Palestra “Delinquência Organizada Brasileira: repercussão para a América Latina”

Sobre o palestrante

Rafael é advogado criminalista, sócio do escritório Henrique Lavor Advogados Associados. Graduado em direito, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Unifor e pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Docente do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, ele desenvolve pesquisas sobre direito, tecnologia e guerra.

No seu pós-doutorado, o jurista se debruçou sobre tópicos como Direito Internacional Humanitário, responsabilidade do comandante militar e armas autônomas letais. Ainda conta com uma passagem na Escuela Superior de Guerra (ESDEG) da Colômbia, onde estudou Fundamentos de Inteligência Estratégica em parceria com a Escuela Superior de Guerra del Ejército do Peru.

+Entrevista Nota 10: Rafael Mota e o poder da soberania nacional

Palestras sobre crime organizado - Professor Rafael Mota
Data: 22 e 23 de março de 2023
Horário: 18h (22/03) e 15h30 (23/03)