null “Universidade Empreendedora” é tema de live realizada pela Diretoria de Pesquisa e Inovação

Evento virtual será transmitido pelo canal da Unifor no Youtube, no dia 11 de dezembro, às 17h

O professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa a Inovação da Unifor, será um dos palestrantes do evento virtual. (Foto: Ares Soares)

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza no dia 11 de dezembro, às 17h, o evento virtual “Universidade Empreendedora: Tecnologia e Inovação”, destinado a alunos, professores e público em geral. Segundo o diretor da DPDI, Vasco Furtado, a live, que será transmitida pelo canal da Unifor no Youtube, irá abordar o perfil da Universidade que se aproxima das demandas do mercado e que fomenta o empreendedorismo de forma transversal e com experiências práticas de seus alunos. A isso, chama-se “universidade empreendedora”.

O evento terá como convidado Frank Meylan, sócio da KPMG, empresa que atua como uma rede global de firmas-membro independentes que prestam serviços profissionais de auditoria, consultoria tributária e consultoria de negócios. Integra o grupo de empresas chamadas de Big Four, as quatro maiores empresas multinacionais do setor e está em processo de instalação no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), com o objetivo de desenvolver inovação e atender aos seus clientes com o apoio de pesquisadores e alunos da Universidade.

Sobre os palestrantes

Vasco Furtado

É atualmente diretor de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza, onde leciona há mais de 25 anos. Fez doutorado na Universidade de Aix-Marseille III, na França, em (1997). E pós-doutorado no Laboratório de Sistemas de Conhecimento em Stanford, Califórnia, EUA, em 2007. Vasco Furtado já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação multiagente, web semântica, aprendizagem automática e mineração de dados. Tem aplicado suas pesquisas na área de Segurança Pública e Cidades Inteligentes. Além da experiência acadêmica, tem vasta experiência no setor público onde atuou como Diretor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (1997-2004) e, mais recentemente (2013-2016), como vice-presidente e depois presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA). É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Frank Meylan

É sócio da KPMG no Brasil, responsável pela prática de AI, Cognitive & Customer Experience. Possui mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação, tendo gerenciado projetos de grande abrangência no Brasil e no exterior. Sua formação acadêmica e experiência profissional permitem uma visão abrangente sobre os diversos aspectos de tecnologia, agregando grande valor aos projetos em que participa. Antes de iniciar na KPMG, Frank era um dos responsáveis pela coordenação do Laboratório de Segurança da Informação em uma das maiores universidades de São Paulo. Durante este período, teve a oportunidade de adquirir embasamento técnico aprofundado em diversas plataformas computacionais, redes de computadores e sistemas de criptografia.

Live DPDI - É tempo de Unifor
"Universidade Empreendedora: Tecnologia e Inovação"
Data: 11 de dezembro de 2020
Transmissão: Canal oficial da Unifor no YouTube