null Unifor seleciona dez projetos de pesquisa de combate à Covid-19

Sex, 12 Junho 2020 10:25

Unifor seleciona dez projetos de pesquisa de combate à Covid-19

Instituição divulga lista de projetos escolhidos para financiamento científico da Fundação Edson Queiroz. Iniciativa pretende trazer soluções em curto e médio prazo no combate à pandemia.


Edital é fomentado pela Fundação Edson Queiroz e contempla equipes que trabalharão até o fim deste ano para entregar os resultados da produção científica proposta (Foto: Ares Soares)
Edital é fomentado pela Fundação Edson Queiroz e contempla equipes que trabalharão até o fim deste ano para entregar os resultados da produção científica proposta (Foto: Ares Soares)

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, divulgou a lista dos dez projetos de pesquisa selecionados para o edital lançado no último dia 18 de maio. A iniciativa foca na contribuição significativa e imediata no enfrentamento da COVID-19 e de suas consequências.

O processo de avaliação dos 20 trabalhos inscritos passou por um comitê de especialistas externos à Unifor, de acordo com o professor Vasco Furtado, diretor da DPDI. “A seleção técnica das notas indicando ou não o investimento nos projetos foi realizada por pesquisadores renomados da Universidade Federal do Ceará, Funcap, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais e ainda da Universidade de Harvard (EUA)”, explana.

Os coordenadores de cada projeto também realizaram uma apresentação de cada proposta de pesquisa submetida ao comitê de avaliação da Fundação Edson Queiroz, responsável pelo incentivo e financiamento do edital. O critério da Fundação teve como foco as questões orçamentárias e os impactos que os projetos trarão, tanto para a sociedade quanto para a Universidade de Fortaleza.

Sobre a iniciativa

Vasco considera a ação como de suma importância para o momento. “Posso dizer que há pouquíssimas iniciativas como essa no Brasil. Principalmente porque as universidades públicas não lançam editais de pesquisa com verba própria, sempre há instituições e empresas fomentadoras de pesquisa científica que entram com o investimento financeiro”, explica o professor.

“Essa é uma iniciativa inédita por aqui: uma Universidade privada, com recursos próprios, lançando edital de pesquisa em combate ao coronavírus. Isso demonstra que não é sobre investir na Unifor em si, mas investir na sociedade. O que é, afinal, uma verdadeira preocupação da Fundação Edson Queiroz.” - Vasco Furtado, diretor da DPDI e professor da Unifor.
 

O edital, que é fomentado pela Fundação Edson Queiroz, terá o investimento inicial de R$ 400 mil reais, que serão divididos entre os dez projetos de pesquisa selecionados. As equipes de pesquisadores trabalharão até o fim deste ano de 2020 para entregar os resultados da produção científica proposta.

CONFIRA AQUI A LISTA DE TRABALHOS SELECIONADOS