null Em parceria com a Unimed Ceará, laboratório da Unifor cria robô para agilizar serviços repetitivos e rotineiros

Ter, 4 Maio 2021 16:27

A inovação tem como proposta reduzir de 8h para 40 minutos o tempo gasto com processos administrativo-financeiros da cooperativa médica

Software auxiliará em atividades que requerem entrada repetitiva de dados. (Foto: Getty Images)

O Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Unimed Ceará, desenvolveu um software robô que visa automatizar tarefas rotineiras, possibilitando que os colaboradores da instituição se dediquem a outras atividades.

O projeto “Robô A500” tem como participantes o professor Carlos Caminha, coordenador do Laboratório de Engenharia do Conhecimento, e os estudantes Rodrigo Siebra e Erick Lima, bolsistas de graduação e mestrado da Unifor, respectivamente. Além dos colaboradores da Unimed Ceará, Inácio Dutra, Janice Rosa, Alvina Bezerra e Roger Gadelha.

Carlos Caminha está à frente do LEC, laboratório da Unifor
responsável pelo software. (Foto: Ares Soares)

Os processos, antes realizados de forma manual e com uma entrada repetitiva de dados, agora, por meio do “Robô A500”, serão simplificados. O software realiza cobranças para outras Unimeds por serviços prestados pela Unimed Ceará, como notas fiscais que precisam ser geradas, criticadas, valoradas e glosadas, ajustando os protocolos de transações da empresa.

“A principal vantagem é que o robô reduz o tempo de execução do processo de 8h para 40 minutos, poupando horas de trabalho repetitivo de colaboradores da Unimed Ceará. Utilizamos Inteligência Artificial para permitir que o robô reconheça padrões na interface do usuário e execute tarefas que até então apenas seres humanos eram capazes de executar. Nós realizamos reuniões semanais com a equipe da Unimed para que fosse demonstrado o processo. Essa demonstração permitiu que a equipe da Unifor projetasse um robô capaz de reproduzir o comportamento dos funcionários da Unimed Ceará na execução do processo A500”, destaca o professor Carlos Caminha.

Parceria com a Unimed Ceará

Inácio Dutra coorderna participação da Unimed
na criação do “Robô A500”.
 (Foto: Acervo Pessoal)

A inovação, que permite aumentar o volume de produção médica e reduzir os erros humanos, agrega valor para a instituição e inicia uma nova etapa no emprego de Inteligência Artificial.

Inácio Dutra, coordenador do projeto na Unimed Ceará, avalia a parceria da empresa com a Universidade e ressalta como ela contribui para a sociedade. “Em tempos de pandemia e crise econômica, em que demandas de trabalho são afetadas por diversos motivos, as empresas de um modo geral, precisam se reinventar para continuar competitivas no mercado. Reforçando ainda que o motivo maior dessa parceria é conseguir uma responsabilidade compartilhada, buscando a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida das pessoas e no nosso caso, os beneficiários do plano de saúde”, pontua Inácio.

Sobre o LEC - Unifor

Coordenado pelos professores Carlos Caminha, Vasco Furtado e Vládia Pinheiro, o Laboratório de Engenharia do Conhecimento é um espaço voltado ao desenvolvimento de projetos na área de inteligência artificial, representação do conhecimento e processamento de linguagem natural, semântica WEB, mineração e análise de dados.