null Encontro Pedagógico discute saúde mental e docência na pandemia

Encontro Pedagógico discute saúde mental e docência na pandemia

Evento realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza acontecerá virtualmente no próximo dia 24 de abril. Confira a programação.

A palestrante será a psicóloga Alessandra Xavier, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pesquisas e atuação na área de prevenção ao suicídio e sofrimento psíquico. (Foto: Arquivo Pessoal)

Buscando promover a qualidade no processo educativo dos docentes, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza o Encontro Pedagógico do CCS 2021.1 no próximo dia 24 de abril, às 8h30. O evento, que acontece semestralmente, é voltado para docentes do Centro e será transmitido virtualmente pelo canal da Unifor no Youtube e da TV Unifor (também no canal 181 da NET).

Esta edição abordará o tema "Saúde mental e trabalho docente: reflexões sobre o impacto da pandemia”, discutindo a questão da subjetividade e saúde mental a partir da articulação entre psicanálise, subjetividade e cultura. A palestra ficará a cargo da professora Alessandra Silva Xavier, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Pandemia e docência

A chegada do vírus da Covid-19 trouxe diversos impactos na educação: alteração drástica do formato do ensino; incertezas sobre o cenário pós-pandemia; e, somando-se a isso, o conjunto de desafios contínuos do “fazer docente” – como a diversificação, personalização e inclusão do ensino, a realização de avaliações precisas e a retenção dos discentes.

Darcy Mayra, assessora pedagógica do CCS, explica que tudo isso “nos fez querer desenvolver uma temática voltada ao cuidado do nosso professor, pois sabemos que esse contexto pode trazer esgotamento emocional e físico à muitos docentes. Assim, precisamos promover ações na promoção da saúde emocional e na prevenção de transtornos nos ambientes de ensino”.

Questionada sobre as expectativas para o evento deste semestre, ela espera que os docentes possam refletir, discutir e externalizar suas emoções, assim como implementar ações de cuidado em relação à saúde mental. “Participar dos Encontros Pedagógicos permite que o corpo docente mantenha-se atualizado e alinhado com as temáticas relevantes ao Centro do qual fazem parte”, ela esclarece.

Depoimento

“Temos vivido momentos de muitas descobertas e fortes transformações, e no ensino não poderia ser diferente. [...] Surge a indagação desafiadora: como podemos trabalhar de forma equilibrada nossas emoções e a de nossos alunos? Pensar na vida e na morte, simultaneamente, o tempo todo, não é simples. E aqui surge uma palavra de ordem: autocuidado. No meio dessa tempestade de sentimentos, precisamos nos cuidar emocional e psiquicamente. Precisamos olhar para dentro de nós com mais carinho e sentirmos que estamos sendo cuidados e apoiados nessa jornada.”

Gláucia Barbosa, professora do curso de Medicina Veterinária, sobre o tema do evento.

Encontro Pedagógico do Centro de Ciências da Saúde 2021.1
Tema: Saúde mental e trabalho docente: reflexões sobre o impacto da pandemia
Data: 24 de abril de 2021
Horário: 8h30 às 11h
Transmissão: Canais no Youtube da Universidade de Fortaleza e da TV Unifor (também no canal 181 da NET)

8h30 – Acolhida inicial dos professores;
8h45 – Boas-vindas e palavra da direção do Centro e Assessoria Pedagógica;