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Seg, 9 Maio 2022 17:16

Entrevista Nota 10: Jessika Moreira e os caminhos da inovação na gestão pública

Egressa do curso de Marketing da Unifor, Jessika Moreira é cofundadora e coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará


Ao Entrevista Nota 10, Jessika Moreira compartilha detalhes sobre os desafios de inovar no setor público de pesquisa (Foto: José Wagner / Governo do Ceará)
Ao Entrevista Nota 10, Jessika Moreira compartilha detalhes sobre os desafios de inovar no setor público de pesquisa (Foto: José Wagner / Governo do Ceará)

Destaque nacional no que diz à gestão inovadora, o Ceará tem como um dos principais exemplos dessa conduta a servidora pública Jessika Moreira. Graduada em Marketing pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, ela destacou-se no mercado por sua abordagem colaborativa e olhar empreendedor no ramo da pesquisa, tornando-se co-fundadora e coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris).

Além da passagem pela Unifor, onde iniciou a carreira acadêmica e profissional, a trajetória de Jessika inclui instituições como a Cornell University (Estados Unidos), a THNK School of Creative Leadership (Amsterdam) e o Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo –  neste último, cursou Educação Executiva em Inovação no Setor Público. 

Há sete anos colaboradora no Governo do Estado do Ceará, a gestora defende a importância da diversidade em órgãos públicos e ressalta que “o aspecto mais importante para inovar em governo é a nossa gente”. Abaixo, leia na íntegra sua conversa com o Entrevista Nota 10, em que fala mais sobre esse e outros valores atrelados à liderança.

Entrevista Nota 10 - Como a criação do Íris (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará) demarca um novo patamar da inovação no Estado?

Jessika Moreira - A criação do Íris faz parte de uma estratégia de transformação digital do Governo do Ceará, com a qual usamos novas tecnologias que aproximam os cidadãos do governo a partir da entrega de serviços públicos mais acessíveis. O Laboratório surge como esse espaço de cocriação e experimentação de novas ideias e formas de trabalhar que aceleram a transformação digital centrada no ser humano. Nos dois anos e meio de implementação, o laboratório ampliou sua atuação, desenvolvendo projeto nas áreas de (Re)design de Serviços, Experiência do Usuário, Ciência de Dados, Inovação Jurídica, Linguagem Simples e Design. 

Entrevista Nota 10 - No senso comum, há um estereótipo de que a liderança pública é antiquada e pouco inovadora. Como o Íris tem desmistificado isso?

Jessika Moreira - Não concordo com estereótipos. O Laboratório ÍRIS é feito por um time de pessoas extremamente dedicadas e capazes, que atua com os times dos diversos órgãos do Estado, mais pessoas preparadas na construção de melhores serviços públicos. Somos muitos. O Ceará já é uma referência nacional na adoção de práticas inovadoras na administração pública. A transformação vem acontecendo com o uso das tecnologias digitais disponíveis e, com um olhar especial para a gestão do nosso capital humano, podemos fazer muito mais. São pessoas entregando serviços públicos para pessoas. O aspecto mais importante para inovar em governo é a nossa gente.

Entrevista Nota 10 - Como se dá a parceria do Íris com as Instituições de Ensino Superior, visto que são espaços tradicionalmente voltados para a produção de pesquisa e inovação?

Jessika Moreira - Para acelerar os projetos de Transformação Digital do Governo do Ceará, o Íris atua em parceria com o Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Com o programa temos uma importante integração com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de um time de pesquisadores que contribuem diretamente para o desenvolvimento de projetos de inovação, com forte base analítica, desde aplicativos de serviços como o Ceará App, e plataformas analíticas como o Big Data Social, que concentra dados da Proteção Social do Ceará.

Entrevista Nota 10 - Como a sua formação em Marketing pela Universidade de Fortaleza influenciou na posição que você assume à frente de pesquisas e processos de gestão no Íris?

Jessika Moreira - Na minha visão, o Marketing é uma formação muito interdisciplinar. Adquirimos capacidades importantes para resolução de problemas complexos, análises de contextos e atuação em diversas áreas. Esse certamente foi um bom ponto de partida para tudo o que veio em sequência na minha trajetória profissional. 

Entrevista Nota 10 - Que caminho acadêmico e profissional você sugere para aqueles que desejam trilhar os caminhos da inovação na gestão pública?

Jessika Moreira - A inovação deve estar em todas as áreas de uma organização. As pessoas precisam depositar intencionalidade nas suas ações e na condução dos projetos para entregar inovação. E quando falamos de inovação no setor público, falamos de uma novidade em um determinado contexto, que foi implementada e que entregou valor público, ou seja, gerou impacto positivo para o cidadão ou para a gestão. Então, inovação na gestão pública é para quem tem interesse. É sobre atitude. As lideranças devem investir na criação de um ambiente propício para que as equipes se desenvolvam, assumam riscos e experimentem mais.

Entrevista Nota 10 - Na atualidade, muito se comenta sobre transformação digital, empreendedorismo, uso responsável de dados e consciência com o desenvolvimento social. Como esses elementos são incorporados no DNA do Íris?

Jessika Moreira - É tudo sobre o propósito de redução de desigualdades e criação de oportunidades. É sobre construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos, todes e todas. No setor público é o cidadão que deve estar no centro das nossas ações, é quem conduz. A transformação digital é sobre um novo modelo institucional e sobre uma nova forma de interação entre servidores e cidadãos. É importante ter o foco no problema que queremos resolver. Qual tecnologia usar, é o problema que vai te direcionar. A tecnologia como ferramenta, sempre. Os dados são aliados para um processo decisório mais efetivo em um contexto de recursos limitados. Todos precisam em menor e maior grau saber utilizar dados no seu dia a dia para tomar melhores decisões na construção de melhores serviços e políticas públicas. O Íris está comprometido nessa missão.