null Entrevista Nota 10: Tarcísio Bezerra e as potencialidades do Design Gráfico e Digital

Sex, 28 Maio 2021 16:23

Entrevista Nota 10: Tarcísio Bezerra e as potencialidades do Design Gráfico e Digital

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza destaca as oportunidades promissoras para quem quer se especializar na área 


O professor Tarcísio Bezerra é graduado em Publicidade e Propaganda pela Unifor e tem Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (Foto: Arquivo pessoal)
O professor Tarcísio Bezerra é graduado em Publicidade e Propaganda pela Unifor e tem Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (Foto: Arquivo pessoal)

Pioneiro no Ceará, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, é referência na formação de profissionais de excelência com atuação dentro e fora do Estado, desde 1997. Hoje, à frente da coordenação do curso, o professor Tarcísio Bezerra, egresso da Unifor, dedica olhar atento à inovação aliada à tradição, estimulando nos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para um mundo no qual a comunicação é “carro-chefe”. 

Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e profissional de destaque na área de Design Editorial, Tarcísio fala sobre a ascensão do Design Gráfico e Digital e enfatiza quais são os caminhos para quem quer exercer uma das carreiras mais promissoras da atualidade. Confira a entrevista na íntegra: 

Entrevista Nota 10 - Professor, de que forma o curso de Publicidade e Propaganda da Unifor proporciona aos alunos vivências práticas que eles irão encontrar no mercado de trabalho?

Tarcísio Bezerra - Além das disciplinas práticas, que são mais de 50% do curso, nós temos nosso currículo organizado por ciclos. Ao final de cada ciclo, o aluno tem uma experiência extensionista de estágio supervisionado, onde, dentro e fora do curso, emulamos uma prática profissional nas mais diversas áreas do curso de Publicidade e Propaganda.

Entrevista Nota 10 - Nessa vertente, como a área de Design Gráfico e Digital se relaciona com a profissão? 

Tarcísio Bezerra - O profissional de design gráfico e digital é uma das formações que mais oferece interface com áreas diferentes do conhecimento, como Publicidade, Marketing, Jornalismo, Arquitetura, Computação e Negócios. 

Entrevista Nota 10 - Podemos dizer, então, que é uma carreira promissora para o mercado?

Tarcísio Bezerra - Sim! O designer não só entrega a interface, mas ele é o profissional que pensa a função dos artefatos de diferentes naturezas. Essa competência fundamental para o século XXI é a essência do trabalho do designer, e, cada vez mais, vemos aparecer. 

Entrevista Nota 10 - Que habilidades os estudantes desenvolvem relacionadas com essa especialidade ao longo do curso?

Tarcísio Bezerra - O estudante de Publicidade, especificamente, tem boa parte da sua formação em constante interface com o design, especialmente no que tange aqueles que pretendem trabalhar com criação. São várias as disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda que são, em essência, discussões em torno do design, como a computação gráfica, comunicação visual, direção de arte e produção gráfica.

Entrevista Nota 10 - Após a formação, como buscar aprofundar os conhecimentos na área?

Tarcísio Bezerra - O egresso de Publicidade e Propaganda tem a possibilidade de especializar o seu aprendizado na sua área de interesse, bem como aprender novas habilidades da área de design, como questões de User Interface (UI), além de se aprofundar na relação do design com a área de negócios e empreendedorismo.

Entrevista Nota 10 - Para o futuro, já é possível apontar uma tendência ainda mais consolidada do Design Gráfico e Digital?

Tarcísio Bezerra - Duas grandes profissões do design estão em ascensão: UI [User Interface], que é o profissional responsável pela interface de artefatos digitais, como aplicativos, sites, telas, e afins, e o UX [User Experience], que é um profissional que vai pensar o design da experiência em todo o relacionamento dos usuários. Além, claro, das já consolidadas pelo mercado: o diretor de arte, o designer de identidade visual e o designer editorial. 

Clique AQUI e conheça o MBA em Design Gráfico e Digital da Unifor.