null Escritório EducationUSA/Unifor oferece aplicação de exames de proficiência em idiomas e divulga próximas datas dos testes

Qui, 2 Fevereiro 2023 17:19

Escritório EducationUSA/Unifor oferece aplicação de exames de proficiência em idiomas e divulga próximas datas dos testes

Alunos que pretendem se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico e/ou precisam apresentar certificado de proficiência em inglês ou espanhol podem realizar os exames no campus da Unifor


Entre os exames ofertados pelo Escritório EducationUSA/Unifor estão o TOEFL, o IELTS e o TEPLE PRO (Foto: Ares Soares)
Entre os exames ofertados pelo Escritório EducationUSA/Unifor estão o TOEFL, o IELTS e o TEPLE PRO (Foto: Ares Soares)

Com o intuito de auxiliar no processo de internacionalização dos estudantes, o Escritório EducationUSA/Unifor da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferece a aplicação de exames de proficiência em idiomas. Alunos da instituição que pretendem aplicar para o Programa de Intercâmbio Acadêmico e/ou precisam apresentar certificado de proficiência em inglês ou espanhol podem realizar os exames* disponibilizados pelo setor.

Para se inscrever, o discente deve entrar em contato com o Escritório Education USA/Unifor por meio do número (85) 3477-3481, do e-mail educationusa@unifor.br, ou presencialmente, na Vice-Reitoria de Extensão, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, no campus da Unifor. Os atendimentos presenciais são realizados sob agendamento. 

*Para se certificar sobre os exames e pontuações exigidas por cada universidade estrangeira, o aluno deve procurar o Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor. 

Exames ofertados

TOEFL iBT®

A principal finalidade do exame TOEFL iBT® é comprovar a fluência do aluno na língua inglesa para fins de admissão em universidades estrangeiras. Aceito em mais 10.000 instituições de 130 países, é o exame mais amplamente utilizado para ingresso e reconhecido em todo o mundo. 

O teste é realizado no formato digital e avalia as quatro habilidades no idioma: leitura, compreensão auditiva, expressão oral e redação. A pontuação varia de 0 a 120 pontos e a duração média é de 3,5 horas, com intervalo de 10 minutos. O Centro Autorizado da Unifor realiza o exame periodicamente e dispõe de material preparatório para empréstimo. O exame custa $215 dólares americanos e as inscrições são realizadas exclusivamente por meio do site https://www.ets.org/toefl

Próximas datas do teste na Unifor: 4 e 15 de fevereiro | 8 e 22 de março

IELTS®

O IELTS, exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, é destinado para quem pensa em trabalhar, estudar ou morar no exterior. Mais de 10.000 organizações em 140 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, recomendam o IELTS como certificado de proficiência em língua inglesa para pedidos de imigração, admissão em universidades e processos seletivos, entre outros.

O exame custa R$ 1.171 e as inscrições são realizadas exclusivamente por meio do site https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts

Próximas datas do teste na Unifor: 11 e 25 de fevereiro | 4 e 18 de março

Exames da TESE Prime Avaliação em Idiomas

PEICE

O exame de proficiência PEICE avalia as quatro habilidades linguísticas (reading, writing, listening, speaking) para fins de comunicação em ambientes onde a língua de interação é o inglês. Tem sido utilizado para concessão de bolsas de estudo, processos seletivos em universidades e para comprovação do nível de inglês para viagem, intercâmbio, estudos, interação social, entre outros. 

O PEICE é composto por duas partes. Na primeira, são avaliadas as habilidades de comunicação oral (falar e compreender em inglês); já na segunda são avaliadas as habilidades textuais (ler e escrever em inglês). 

Informações: https://www.teseprime.org/exames/peice-ingles

TEPLE PRO

É um exame de proficiência em espanhol utilizado no contexto profissional para avaliar as quatro habilidades linguísticas: compreensão textual, produção textual, compreensão oral e produção oral. É utilizado em processos de seleção, promoção e recolocação profissional, além de acompanhamento do desempenho de alunos/colaboradores em cursos de idiomas. 

O TEPLE PRO é composto por duas partes. Na primeira, são avaliadas as habilidades de comunicação oral (falar e compreender em espanhol); já na segunda parte são avaliadas as habilidades escritas (ler e escrever em espanhol).  

Informações: https://www.teseprime.org/exames/teple-pro

OBS: Ambos os exames (PEICE e TEPLE PRO) são ofertados unicamente no formato digital. Para alunos que desejam se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico, serão disponibilizadas datas exclusivas de aplicação coletiva com valor reduzido.