null Estudos apontam que cursar uma Pós-Graduação pode resultar em aumento salarial

Sex, 19 Fevereiro 2021 15:07

Estudos apontam que cursar uma Pós-Graduação pode resultar em aumento salarial

Além de facilitar destaque no mercado de trabalho, investir em uma Pós-Graduação pode levar profissionais a obter maior renda. Lília Sales, Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, comenta sobre essa e outras vantagens de se buscar uma certificação de maior grau.


Lília Sales é Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Lília Sales é Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

Cursar uma Pós-Graduação representa, na trajetória de indivíduos de diversas áreas, um ponto de virada na carreira profissional. A busca por uma especialização qualificada requer compromisso, tempo e investimento - um esforço que traz recompensas palpáveis, fortalecendo o currículo e, conforme apontam pesquisas recentes, refletindo em melhores salários. 

De acordo com um estudo apresentado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) e divulgado pela Folha de São Paulo neste mês de fevereiro, os profissionais com algum tipo de Pós-Graduação, seja ela Lato sensu (especialização, MBA etc.) ou Stricto Sensu (mestrado ou doutorado), têm remuneração 150% a 255% superior em relação aos colegas sem formação do tipo.

“O profissional que entra em uma Pós-Graduação, seja em especialização, mestrado ou doutorado, se coloca em uma perspectiva de maior respeitabilidade, visibilidade, qualidade para o mercado de trabalho, o que reflete em sua remuneração”, declara Lília Sales, Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

A Unifor oferece um amplo leque de cursos de Pós-Graduação que, além de promoverem a pesquisa e o conhecimento, contribuem para evidenciar o profissional em um mercado de trabalho concorrido e sempre em transformação. “Profissionais que cursam Pós-Graduação têm, em sala de aula, debates sobre temas atualizados, inovadores. O que está de mais novo no cenário daquela área do conhecimento é discutido. E, como os colegas geralmente também fazem parte do mercado, gera-se um networking qualificado”, acrescenta Lília. 

A Vice-Reitora ressalta ainda que, principalmente em cursos de especialização, como os professores têm experiência e participação na atividade profissional, eles trazem casos reais de soluções de problemas na área do conhecimento estudada, o que potencializa sua atuação no trabalho. “Muitas vezes, os alunos conseguem encontrar respostas para os problemas de suas empresas porque discutem casos concretos em sala de aula”, comenta ela. 

Outro estudo, desta vez um levantamento de pesquisa salarial realizado entre 2018 e 2019 pela companhia Catho (grupo empresarial especialista em Recursos Humanos e também dono de sua própria plataforma de educação superior, a Catho Educação), revelou que, entre 2 milhões de profissionais com diferentes perfis de atuação, aqueles com Pós-Graduação, principalmente Stricto Sensu, ganham um salário até 150% maior.

Um levantamento realizado no fim de 2020 pela mesma empresa mostra que, em cargos de diretoria, a diferença salarial entre executivos que possuem Pós-Graduação ou MBA, em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%. No caso de profissionais que ocupam cargos de coordenação, o aumento salarial pode ser de até 53,7%. Já no cargo de analista, cursar mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

O que buscam as empresas hoje?

De acordo com Lília Sales, pesquisas internacionais apontam que as habilidades mais buscadas atualmente pelo mercado de trabalho são aquelas classificadas como interpessoais, as “habilidades do século XXI”, como resolução de problemas complexos, análise crítica, criatividade, gestão de pessoas, empreendedorismo, etc. Para estimular seu florescimento, a Pós-Unifor conta com um programa de desenvolvimento de lideranças em todas as suas escolas de aprendizado. “Várias dessas habilidades são discutidas tanto em disciplinas, como na própria metodologia da Pós-Graduação”, explica Lília. 

Segundo a Vice-Reitora, “o modelo que nós temos, de liderança que transforma, requer que os alunos observem problemas reais, situações de necessidade da nossa sociedade, e possam, com o seu conhecimento, impactar de forma positiva. Isso os coloca também em um papel de protagonismo, e aumenta sua visibilidade na área de conhecimento e de trabalho em que atuam”. 

Por fim, Lília Sales destaca que os profissionais valorizados pelas empresas são aqueles que estão continuamente em busca por conhecimento. “As pessoas que se sobressaem são aquelas que estão constantemente procurando por renovação, por novas informações e novos cursos, principalmente com um olhar de liderança, de impacto positivo na sociedade. Esse é o profissional que a sociedade precisa”.